A Ira Amplia os Seus Problemas

2 I (artigo - Superaç¦o de Obstáculos) A Ira Amplia os Seus Problemas (382) (sankirtana)5Chaitanya Charana Dasa

A ira amplia os seus problemas e, às vezes, faz até mesmo pior do que isso.

Quando as coisas não saem como esperamos, é natural que nos iremos. Contudo, não é porque é natural que seja desejável.

É claro que também não é desejável ser passivo diante de injustiças; temos que ser objetivos e fazer o que estiver dentro de nossas possibilidades para consertar a situação. Contudo, nossa resposta deve aliviar o problema, e não o agravar.

E a ira quase sempre piora o problema. Quando nos iramos, frequentemente perdemos o controle sobre nós. Ou, mais precisamente, a ira toma o controle sobre nós usando uma situação provocativa como artifício.

E, então, a ira nos leva a fazer coisas que jamais faríamos normalmente – coisas que talvez partam o coração de alguém, coisas que talvez se tornem feridas vitalícias em nossos relacionamentos, coisas pelas quais talvez nos lamentemos por anos.

Além de todas essas consequências, a ira tem um preço alto a curto prazo igualmente. Depois de nos dar um sentimento transitório de controle e poder, a ira nos abandona, vergonhosa e aflitivamente presos em uma armadilha que nada mais é do que uma situação pior do que o problema original.

Com efeito, a ira algumas vezes faz pior do que piorar o problema existente. A ira pode criar um problema inteiramente novo – um problema maior do que o problema original. O problema original pode ter sido uma situação desprazerosa, mas nossa resposta iracunda que começa com uma expressão justa de desprazer – “Não estou aguentando toda esta bagunça!” – logo se transmuta em uma flecha afiada apontada para o coração – “Você é nojento! É por isso que ninguém gosta de você, sua praga!”.

Não é de surpreender que o Bhagavad-gita (16.21) nos alerte em relação a ira ser um dos portões para o inferno – ela nos atira em situações infernais mesmo neste mundo. É por isso que, já no verso seguinte, a mesma obra nos incita a sermos muito meticulosos na evitação da influência da ira a fim de que possamos estar livres para agir em busca de nosso verdadeiro interesse: o autoaprimoramento espiritual.

Todo o conteúdo das publicações de Volta ao Supremo é de inteira responsabilidade de seus respectivos autores, tanto o conteúdo textual como de imagens.

.

Se gostou deste material, também gostará destes: Estupro e a Moderna Shurpanakha, Superando a Inveja, Enfrentando a Depressão, Por que Criticamos?.

.

Se gostou deste material, também gostará do conteúdo destas obras:

2 I (artigo - Superaç¦o de Obstáculos) A Ira Amplia os Seus Problemas (383) (sankirtana)5 2 I (artigo - Superaç¦o de Obstáculos) A Ira Amplia os Seus Problemas (384) (sankirtana)5 2 I (artigo - Superaç¦o de Obstáculos) A Ira Amplia os Seus Problemas (385) (sankirtana)5 2 I (artigo - Superaç¦o de Obstáculos) A Ira Amplia os Seus Problemas (380) (sankirtana)5

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s