Angry Birds™ Yoga, Como Eliminar os Porcos Verdes em Sua Vida

21 (artigo - Yoga) Angry Birds Yoga (bg) (2602)Giridhari Dasa

Quem poderia ter imaginado que, por trás do jogo Angry Birds, o jogo para aparelhos móveis mais popular de toda a história, há magníficas pérolas de sabedoria? O que cada pássaro realmente representa? O que são os porcos verdes? Qual é o significado oculto dos diferentes blocos? O que é o estilingue? Tudo isso será revelado.

Os mestres do yoga de tempos passados frequentemente tiravam lições de eventos triviais da vida pastoril e da natureza. Foi-se o tempo da vida pastoril, e quase ninguém vive na natureza. Onde, então, devemos buscar por esses importantes ensinamentos do yoga que tanto aprimoram nossa vida? Bem, no Angry Birds™, é claro!

O que cada pássaro realmente representa? O que são os porcos verdes? Qual é o significado oculto dos diferentes blocos? O que é o estilingue? Tudo isso será revelado, e, em seu caminho para a iluminação e a vida bem-aventurada, não haverá mais dúvidas.

Angry Birds™, desenvolvido pela Rovio Mobile Ltd., é o jogo para aparelhos móveis mais popular do mundo, com mais de 2 milhões de downloads até janeiro de 2014. Nele, você tem que se valer de diferentes tipos de pássaros, propelidos por um estilingue, para quebrar blocos de diferentes materiais e assim eliminar os porcos verdes! Quem poderia ter imaginado que, por trás desse cenário bizarro, há pérolas de sabedoria?

Yoga, por sua vez, é o caminho de bem-estar, tanto físico quanto mental, e, em última instância, um caminho de iluminação cuja popularidade continua a crescer rapidamente pelo mundo. Os antiquíssimos textos do Yoga-sutra e Bhagavad-gita são os mais famosos na tradição, mas outros, como as Upanishads e o Srimad-Bhagavatam (ou Bhagavata Purana), são estudados por aqueles buscando por um entendimento mais apurado.

O Pássaro Amarelo

21 (artigo - Yoga) Angry Birds Yoga (bg) (2602)

Rápido e penetrante, o Pássaro Amarelo representa sua inteligência. Yoga é utilizar sua inteligência para desimpedir seu caminho na vida e determinar suas prioridades, para saber o que é verdadeiro e o que é falso, o que é valioso e o que é inútil. Muito frequentemente, utilizamos mal nossa inteligência e deixamos os Porcos Verdes em nossa vida nos trazerem sofrimento e derrota. Como o Pássaro Amarelo, nossa inteligência pode atacar um problema a partir de diferentes ângulos, com grande precisão e resultados impressionantes. Porém, mal utilizada ou apontada sem precisão, pode ser inteiramente inútil, voando para o nada, errando o alvo. A inteligência pode ser aplicada na solução de objetivos mundanos, mas você pode lograr um bem-estar muito superior quando aprende a aplicar sua inteligência nas questões mais profundas da vida, na busca de seu verdadeiro lugar na vida, na busca do que fará você olhar para trás em sua vida e dizer: “Sim, valeu à pena, foi uma vida bem vivida, fiz o melhor que eu podia com minha vida”.

Lição de Yoga do Pássaro Amarelo: Afie sua inteligência, pense melhor, pense com profundidade!

O Pássaro Vermelho

21 (artigo - Yoga) Angry Birds Yoga (bg) (2603)

É da cor vermelha e sempre esteve com você desde o começo e, embora comum, é muito útil. O que é? Sua língua! Sim, esse órgão muscular valiosíssimo porém frequentemente desconsiderado é tido como de especial importância no yoga.  É dito que a língua é a parte mais difícil de ser controlada no corpo. Sua importância repousa no fato de que você pode redefinir sua vida através de dois atos simples do cotidiano, nos quais a língua exerce um papel central: comer e falar. Por comer alimentos que não são saudáveis, você também não ficará saudável, e por comer alimentos obtidos mediante violência, você se torna violento. Da mesma forma, por falar tolices, você se torna um tolo. Por outro lado, por comer alimentos puros e saudáveis, você se torna puro e saudável. Similarmente, por falar palavras que são benéficas, verazes e aprazíveis, ou por permanecer em silêncio caso não vá se valer de palavras desse tipo, você se torna pacífico e feliz. E, por fim, por vibrar mantras transcendentais, você será capaz de transcender todos os tipos de problemas materiais.

Lição de Yoga do Pássaro Vermelho: Use sua língua com sabedoria!

O Pássaro Azul

21 (artigo - Yoga) Angry Birds Yoga (bg) (2604)

O Pássaro Azul representa o conhecimento de nossos três corpos. Embora o Pássaro Azul pareça ser apenas um, só pode atingir seu potencial máximo quando ativado de modo a se tornar três. De modo similar, temos três corpos: o corpo físico, o corpo mental e o corpo espiritual. Temos de compreendê-los e aprender a ocupar os três em um único objetivo para atingirmos nosso potencial mais elevado. Os maiores atletas, dançarinos, lutadores de artes marciais etc. sabem que, a menos que a mente esteja clara e altamente centrada, não há possibilidade de atingirem alto grau de excelência em suas respectivas esferas de atuação. Em yoga, aprendemos a estar cientes não apenas de nosso corpo e de nossa mente, mas também de nosso eu eterno e essencial. Esse é o significado original da palavra “autorrealização”. Não apenas devemos aprender a distinguir um do outro, senão que também devemos aprender a direcionar todos os três para o mesmo propósito: alinhados, em uníssono e, o mais importante, para o benefício do eu eterno. Muitas vezes agimos pouco conscientes de nosso corpo físico, com nossa mente “desligada” ou em outro lugar e em completo esquecimento de nosso eu eterno. É claro, isso não nos propicia nenhuma felicidade, nenhum bom resultado.

Lição de Yoga do Pássaro Azul: Desenvolva conhecimento de seus três corpos, ative-os em tudo o que você faça e priorize as necessidades de seu eu eterno, o eu verdadeiro!

O Pássaro Negro

21 (artigo - Yoga) Angry Birds Yoga (bg) (2605)

O Pássaro Negro representa a meditação. Meditação e controle da própria mente são conceitos-chave no yoga. É simples e claro: se você não pode controlar sua mente, você não está no controle. Pensamentos e sentimentos negativos podem facilmente se instalar e controlar você. Viver a vida sem desenvolver controle sobre sua mente e sobre seus sentidos é como dirigir um carro com os olhos vendados, ou com suas mãos amarradas atrás das costas. É certo que você baterá! Meditação, como o Pássaro Negro, tem imenso poder e é capaz de abrir caminho por toda sorte de barreiras e chegar até onde estão os Porcos Verdes em sua vida e explodi-los. Provou-se a efetividade da meditação no aprimoramento do bem-estar em numerosos estudos científicos. Mais do que isso, no entanto, a meditação gradualmente lhe conferirá maior clareza mental, foco, paz e, por fim, a visão espiritual interior. Tradicionalmente, no yoga, a meditação mântrica é a mais recomendada para uma experiência espiritual completa, mas até mesmo uma técnica simples de relaxamento, como sentar-se quieto e focar a mente em sua respiração, contribuirá para o próprio bem-estar. Para resultados que de fato mudem a vida, a meditação deve ser praticada diariamente e por pelo menos 20 ou 30 minutos. Praticantes mais dedicados meditam muito mais: cerca de pelo menos 90 minutos por dia.

Lição de Yoga do Pássaro Negro: Descubra e pratique meditação e exploda suas emoções e seus pensamentos destrutivos!

O Pássaro Branco

21 (artigo - Yoga) Angry Birds Yoga (bg) (2606)

O Pássaro Branco representa o conceito de avatar. A palavra “avatar” significa, literalmente, “aquele que desce”, ou, em outras palavras, um ser que vem do reino transcendental para nosso domínio terrestre para compartilhar conhecimento transcendental e sabedoria – e, tendo completado sua missão, então, “decola embora”. Como o Pássaro Branco, o aspecto mais importante de um avatar não é simplesmente sua presença, mas os ensinamentos que deixa para trás, que, quando apropriadamente usados, explodem nossa ignorância, nossas tendências destrutivas e, em última instância, nosso esquecimento de nossa natureza espiritual. No yoga, há um equilíbrio entre razão e revelação. Um avatar traz a revelação: conhecimento de coisas além da jurisdição de nossos sentidos e de nossa razão, como o conhecimento da alma, do Divino, da vida na transcendência e de como nos realizarmos plenamente e sermos felizes por completo. Ao mesmo tempo, compreende-se na tradição do yoga que o conhecimento revelado também tem que se casar com o critério do bom-senso, da razão, da lógica e até mesmo da experiência direta. O mundo sofre grandemente devido a um desequilíbrio entre razão e revelação. Dependência excessiva da razão, enquanto se ignora a revelação, conduz a um materialismo crasso e a uma existência rasa. Dependência de uma dita revelação, a qual contradiz a razão e o bom senso, trouxe e continua a trazer à humanidade grande sofrimento na forma de fanatismo, violência religiosa e violação dos direitos humanos. O delicado equilíbrio entre razão e revelação pode conduzir a humanidade a seu potencial máximo.

Lição de Yoga do Pássaro Branco: A dúvida cega é tão ruim quanto a fé cega – busque a sabedoria e o conhecimento mais profundos trazidos do alto por um avatar autêntico, mas use sua razão, seu bom senso e até mesmo a experiência direta para validá-los!

O Pássaro Bumerangue

21 (artigo - Yoga) Angry Birds Yoga (bg) (2607)

O Pássaro Bumerangue é um lembrete da lei do karma: o que vai volta! A lei do karma declara basicamente que a dimensão moral de nossos atos voltará para nós na forma de situações, eventos e outros aspectos externos de nossa vida (mas não o aspecto interno – nosso estado de ser interno está sempre por completo em nossas mãos). Uma ação moralmente nobre resultará em reações materiais positivas, uma ação moralmente neutra retornará em reações mistas, e uma ação imoral, em reações negativas e desprazerosas. Assim como o domínio do Pássaro Bumerangue, o domínio da compreensão da lei do karma permitirá que você alcance resultados impossíveis de outra forma. Você, agora, pode agir ciente do efeito bumerangue de suas ações. Isso lhe dará mais ímpeto para aprimorar sua consciência, o que, por sua vez, resultará diretamente em mais paz mental e felicidade como um todo. Está se tornando clichê, mas é a verdade mais antiga: Você quer ser feliz? Distribua felicidade! Funciona. Experimente na prática se não acredita. Quanto mais nobres forem suas ações, mais felicidade e bem-estar você convidará para si mesmo a longo prazo. Quanto mais degradadas forem suas ações, apesar de aparentemente prazerosas ou empolgantes no momento, mais aflição mental você experimentará no devido tempo. É claro que o melhor é fazer o bem pelo ato bondoso em si, sem considerar os resultados. O objetivo verdadeiro e último é erguer-se completamente acima da plataforma do karma, mas isso exige uma prática avançada, séria e dedicada de yoga no seu sentido mais completo.

Lição de Yoga do Pássaro Bumerangue: Planeje com visão à frente – a qualidade moral de suas ações define seu bem-estar.

O Grande Pássaro Vermelho

21 (artigo - Yoga) Angry Birds Yoga (bg) (2608)

O Grande Pássaro Vermelho representa determinação. A vida é difícil, até mesmo mais difícil do que obter três estrelas em todos os níveis! Para superar seus obstáculos e viver uma boa vida, você precisará de determinação. Determinação é como o Grande Pássaro Vermelho, pois supera todos os blocos ou barreiras da vida e elimina os Porcos Verdes em seu caminho para a felicidade. Com determinação, você pode fazer mais do que já pensou ser possível. É claro que a determinação tem que ser aliada com outros dois aspectos: foco e meta. Ter determinação para fazer algo estúpido não ajudará fazer com que você se sinta muito bem. Ter uma determinação que vacila após dois minutos, focando-se em outra coisa, também não ajudará fazer com que você vá muito longe. No yoga, fala-se de “foco em um único ponto”. “Como um apontador laser”, poderíamos dizer hoje. Para ter sucesso na vida (e, aqui, refiro-me ao sucesso em termos de sua felicidade e de seu bem-estar derradeiros), você precisa desse tipo de foco. Você pode obtê-lo praticando meditação (lembra-se do Pássaro Negro?). E mediante o uso de sua inteligência (lembra-se do Pássaro Amarelo?), você tem que cuidadosamente escolher suas metas na vida. Lembrando-se do Pássaro Bumerangue e da lei do karma, você indubitavelmente buscará metas nobres. Determinação, com foco de apontador laser na inteligência, metas nobres – uau! Que vida fantástica você pode ter! Nada ficará no seu caminho, nenhum Porco Verde para rir de sua derrota!

Lição de Yoga do Grande Pássaro Vermelho: Determinação é a chave para o sucesso. Não desista!

A Águia Poderosa

21 (artigo - Yoga) Angry Birds Yoga (bg) (2609)

A Águia Poderosa representa a graça ou misericórdia divina. Graça divina, um homem sábio me disse uma vez, é como comprar seis pelo preço de quatro. Em outras palavras, você ainda está pagando, você ainda está investindo seu esforço, mas você simplesmente obtém muito mais a partir disso! Por um pouco mais de esforço de sua parte, você pode invocar esse poder maravilhosamente efetivo em sua vida. Isso simplesmente torna tudo melhor. Aprenda como se valer disso e experimente!

Lição de Yoga da Águia Poderosa: Você não está sozinho, a ajuda está à disposição!

Porcos Verdes

21 (artigo - Yoga) Angry Birds Yoga (bg) (2610)

Os Porcos Verdes são seus inimigos na vida. Inimigos que roubam sua felicidade e sua paz mental, que enganam você de modo que viva uma vida sem realizações, e que impedem, através de mentiras, que você tenha o poder ilimitado que você merece.

Os porcos pequenos são aquelas “coisinhas” que fazemos que tornam nossa vida pior, incluindo prolongar hábitos que sabemos serem nocivos, trabalhar excessivamente, mentir, comer em demasia, não dormir o suficiente, desperdiçar muito tempo no transcurso entre casa e trabalho e não respirar ar puro o bastante em contato com a natureza. É deveras fácil eliminar esses pequenos porcos verdes se você leva a sério seu bem-estar.

Os porcos verdes maiores são a ganância, a luxúria, a loucura, o ódio, a ilusão, a arrogância, a inveja e o medo. É comum que sejam ainda protegidos por elmos, capacetes, chapéus de aba larga etc.! Eles são muitíssimo difíceis de serem derrotados. Somente quem é profissional no Angry Birds™ Yoga tem chance de derrotá-los todos. O primeiro passo para eliminá-los de sua vida, entretanto, é apenas estar ciente deles – “conheça bem seu inimigo”. Simplesmente estar ciente deles e reconhecer o quanto eles lhe trazem sofrimento é uma parte significativa do processo. As pessoas frequentemente pensam que tais qualidades são ruins para as vítimas, mas, na verdade, o sofrimento começa com o perpetrador. Estar em um estado mental de ganância, ódio, arrogância etc. é, em si mesmo, miserável e frustrante, para não falar dos terríveis resultados que virão para uma pessoa que age em tais estados e para as outras pessoas ao seu redor, é claro.

Os porcos chefes e reis representam a raiz mais primordial de todo o nosso sofrimento: a ignorância. A ignorância de nossa natureza verdadeira, ignorância de quais são nossas verdadeiras prioridades, ignorância de onde viemos e para onde vamos, ignorância do que devemos fazer em nossa vida e ignorância do Divino – tais coisas nos conduzem a todos os demais problemas.

Os Blocos

21 (artigo - Yoga) Angry Birds Yoga (bg) (2611)

Já é deveras penoso eliminar os Porcos Verdes quando estão inteiramente expostos, mas, frequentemente, são protegidos por blocos de três tipos.

O bloco de vidro representa a preguiça. A maioria de nós é inacreditavelmente preguiçosa quando o assunto é trabalhar para sermos uma pessoa melhor ou para alcançar a autorrealização. Se não superarmos essa preguiça, não há esperança de felicidade. Isso nada tem a ver com a preguiça comum. Você pode ser alguém empenhado, trabalhador, competitivo etc. e, ainda assim, ser completamente preguiçoso no tocante a trabalhar para se tornar alguém melhor.

O bloco de madeira representa falsos preceitos e falsos conceitos. Planejamos toda a nossa vida com base em noções errôneas em relação a quem somos e o que é bom para nós. É muito comum nos esforçarmos por coisas inúteis, ignorarmos o essencial e basicamente nos precipitarmos para um fosso de mediocridade e frustração.

O bloco de pedra representa falta de clareza mental, confusão. A escolha de um estilo de vida ruim, poluição, barulho e ocupações excessivas inebriarão nossa mente e nos deixarão insensíveis e desorientados. Em semelhante estado, que esperança temos de ser felizes?

O Estilingue

21 (artigo - Yoga) Angry Birds Yoga (bg) (2612)

O estilingue é nossa força vital, chamada prana na tradição indiana e qi (chi) na tradição chinesa. Nossa força vital é limitada. Temos apenas determinada quantia de tempo, inteligência e energia física e mental. Temos que utilizar com sabedoria. Temos que conduzir nossa vida apropriadamente. Temos que mirar bem, ou então não há qualquer chance de que teremos o melhor em nossa vida. As pequenas coisas importam. A vida é construída de uma ação a outra, de uma palavra a outra – bem agora.

Palavras Finais

21 (artigo - Yoga) Angry Birds Yoga (bg) (2613)

Buscando sabedoria (Pássaro Branco) e usando sua inteligência (Pássaro Amarelo), lembrando-se de sua verdadeira natureza (Pássaro Azul), praticando meditação (Pássaro Negro), vivendo uma vida nobre (Pássaro Bumerangue), controlando seus sentidos, a começar pela língua (Pássaro Vermelho), com grande determinação (Grande Pássaro Vermelho) e, por último mas não menos importante, sempre buscando pela ajuda do Divino (a Águia Poderosa), você pode estourar os Porcos Verdes da mentalidade destrutiva e ter uma vida verdadeiramente venturosa e iluminada!

Espero que esta breve apresentação de Angry Birds™ Yoga lhe tenha sido útil. Se você quer aprender mais sobre os tópicos abordados aqui, entre em contato comigo através dos contatos a seguir. Será um prazer discuti-los com você!

.

Para contatar o autor, acesso sua página pessoal: www.giridhari.com.br, ou solicite sua amizade no Facebook: https://www.facebook.com/giridhari.pandavas.

.

Todo o conteúdo das publicações de Volta ao Supremo é de inteira responsabilidade de seus respectivos autores, seja o conteúdo textual, seja o conteúdo de imagens. Fonte das imagens: http://www.desktopwallpapers4.me, angrybirds.wikia.com, www.angrybirds.com, www.rockpaki.com, www.fanpop.com, vyndo.deviantart.com.

.

Se gostou deste material, também gostará destes: Os Ensinamentos de Krishna sobre Yoga e Meditação, O Yoga que Funciona, Yoga nos Dias de Hoje, Os Benefícios do Yoga, Yoga Sutra de Patanjali, Uma Abordagem Prática.

.

Se gostou deste material, também gostará do conteúdo destas obras:

21 (artigo - Yoga) Angry Birds Yoga (bg) (2605)21 (artigo - Yoga) Angry Birds Yoga (bg) (2606) 21 (artigo - Yoga) Angry Birds Yoga (bg) (2607)

 

Anúncios

Uma resposta

  1. Pingback: Artigos e Palestras | Volta ao Supremo | Página oficial

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s