Iniciação

-12 R (artigo - Sucessão Discipular e Mestre Espiritual) Iniciação (1300) (pn)1

Giridhari Dasa

“Como faço para receber iniciação?”. Esta é uma pergunta frequente entre aqueles que estão despertando para a vida espiritual em consciência de Krishna.

“Como faço para receber iniciação?”. Esta é uma pergunta frequente entre aqueles que estão despertando para a vida espiritual em consciência de Krishna. Em seus comentários, Srila Prabhupada enfatiza a importância de aceitar um guru e receber iniciação. Então, é natural que aqueles que leem seus livros queiram saber mais sobre como dar esse passo. A resposta, porém, é ao mesmo tempo mais complicada e mais simples do que parece.

A resposta simples é: talvez você “já tenha sido iniciado”. Como assim? Em seu aspecto mais importante e prático, a “iniciação” para nossos adeptos significa literalmente que três coisas já aconteceram: (1) Você escolheu a consciência de Krishna como o caminho que deseja seguir; (2) aceitou que as instruções sobre a vida espiritual dadas por Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, nosso principal guru – e também daqueles devotos seguidores de Srila Prabhupada que o vêm ajudando – são fidedignas, ou seja, “dignas de sua fé e confiança” e; (3) você está adotando as práticas recomendadas. Caso você esteja interessado em iniciação e já esteja cumprindo estes três quesitos, saiba que você… já está iniciado!

A confusão surge pelo fato de haver um processo de iniciação formal, onde os adeptos recebem um nome em sânscrito, seguido da palavra “Dasa” ou “Dasi” (servo e serva, respectivamente). Mas essa iniciação é algo institucional, que obedece a normas criadas pela ISKCON, a instituição fundada por Srila Prabhupada, à qual pertencemos (veja www.iskcon.com.br). O corpo administrativo máximo da instituição, conhecido como Governing Body Comission, ou GBC, determina quem pode ser um guru iniciador (ou diksa-guru) e quais os requisitos específicos para obter iniciação. Em termos simples, esta iniciação formal não significa o início da prática espiritual, mas sim uma oficialização ou uma confirmação da seriedade do praticante diante de Krishna, de seus gurus, da instituição e seus membros.

Em termos históricos, não existia anteriormente este tipo de “iniciação formal”. O buscador simplesmente encontrava um sábio devoto para lhe explicar o conhecimento e práticas, começava a praticar e – pronto, estava iniciado! No texto mais importante de nossa tradição, o Srimad-Bhagavatam, o termo diksha é utilizado apenas para quando um sacerdote iniciava alguém para fazer um ritual, ou seja, era algo usado para as cerimônias ritualísticas (ou sacrifícios) que hoje não mais praticamos. E mesmo na época do Senhor Caitanya, cerca de 500 anos atrás, vemos apenas alguns raros casos de mudança de nome para aqueles que iniciam suas práticas da consciência de Krishna. A maioria simplesmente aceitava as instruções, começava a cantar Hare Krishna e pronto: começava a sentir e praticar bhakti, ou devoção, por Krishna!

A iniciação formal sistemática, tal qual temos hoje na ISKCON, surgiu após a criação de instituições formais para a disseminação da consciência de Krishna, a começar com Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Gosvami Maharaja – o guru de Srila Prabhupada – no início do século XX. Ao criar a ISKCON, Srila Prabhupada manteve esse mesmo padrão.

Na ISKCON, Srila Prabhupada estabeleceu que, para ser iniciado, o devoto deveria fazer o voto de seguir quatro princípios e cantar 16 voltas diárias de japa. Os quatro princípios são: (1) Não comer nenhum tipo de carne, peixe ou ovos; (2) não se intoxicar (isso inclui café, chá preto, cigarros e bebida); (3) não participar de jogos de azar, e (4) não ter vida sexual fora do casamento. Japa é a prática de meditação mântrica que realizamos diariamente. A expressão “16 voltas” refere-se a cantar 16 vezes as 108 contas que normalmente existem em um colar de meditação, chamado japa-mala, ou seja, entoar 1728 vezes por dia, sem falta, o mantra Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare/ Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare.

Atualmente, em 2013, a instituição mantém as seguintes regras para a iniciação: (1) Somente pessoas selecionadas pelo GBC podem conceder iniciação. Eles são conhecidos como diksa-gurus. (2) Após estar seguindo os padrões de iniciação sem falhas durante seis meses, a pessoa pode então pedir abrigo a um guru para iniciação; antes disso, ela necessita cientificar a administração local de suas intenções e realizar com sucesso um exame padrão para verificar se ela entendeu de fato os pontos básicos sobre a filosofia e sobre o ato de iniciação. (3) Após o pedido de abrigo, a pessoa deve praticar os votos sem falhas durante outros seis meses, antes de ser iniciada. (4) Caso a pessoa mude de ideia e queira escolher outro guru, deverá aguardar outros seis meses antes de efetuar o novo pedido de abrigo. (5) Para ser aceito para iniciação, é necessária uma recomendação por escrito da administração de onde a pessoa interessada em ser iniciada reside ou, no caso da pessoa morar em local isolado, a recomendação por escrito do Conselho Governamental Brasileiro (CGB). Um guru que concede iniciação sem observar estas regras fica sujeito a ações disciplinares por parte do GBC.

O que é um diksha-guru?  O que ele tem a ver com Srila Prabhupada? E quanto às pessoas que vêm me ajudando em minha vida espiritual? Para compreender melhor estes pontos essenciais, veja meu ensaio “Melhor Entendendo a Ideia do Guru.

Existem alguns enganos e riscos sobre este tema de iniciação formal na ISKCON, tais como: (1) Achar que só através da iniciação formal a pessoa pode se sentir ou ser “parte” do Movimento, como um integrante “de verdade”. Não é assim. Qualquer um que aceite Srila Prabhupada, pratique a consciência de Krishna e participe das atividades da instituição é um integrante de fato e merece todo o cuidado e apreciação. (2) Pensar na iniciação por uma questão de orgulho mundano ou por desejar um nome espiritual. Neste caso, a pessoa esforça-se para seguir as práticas por um ano para obter a iniciação e, logo depois, desiste. Isso é um perigo, pois na iniciação fazemos votos sérios e vitalícios diante de Deus e Seus representantes. Assim, não devemos buscar iniciação sem a devida convicção e certeza de que conseguiremos manter estes votos pelo resto da vida.

Na ISKCON, há também uma segunda iniciação, chamada de “iniciação bramânica”. Esta iniciação, semelhantemente à primeira, não é algo que historicamente faz parte do processo de autorrealização em yoga, mas que foi adotada após o advento das instituições missionárias da consciência de Krishna. Srila Prabhupada explica:

Não é muito importante [a iniciação bramânica]. Meu Guru Maharaja [Srila Bhaktisiddhanta Maharaja] introduziu esta cerimônia de iniciação brâmane porque, no seu tempo, smarta brâmanes [brâmanes que defendiam o sistema de castas] ridicularizavam os vaishnavas como não sendo brâmanes qualificados, pois eles não nasceram em famílias brâmanes e não haviam recebido nenhuma segunda iniciação. Então, para contrariar esta atitude depreciativa em relação à comunidade vaishnava, ele introduziu esta política, mas não é importante. Pode-se perfeitamente ser consciente de Krishna simplesmente pela primeira iniciação, a iniciação Hare Nama. Nada mais é necessário. É uma formalidade para satisfazer os brâmanes smartas. (Conversa com Hamsadutta Dasa, Boston, 1968, logo após a primeira iniciação bramânica da ISKCON)

As leis atuais da ISKCON permitem que a pessoa receba a segunda iniciação depois de, no mínimo, um ano após a primeira. Os devotos com segunda iniciação podem cumprir funções sacerdotais, como pujari (a pessoa que cuida das Deidades no templo), realizar agni-hotras (cerimônias de fogo) etc.

Em resumo, fique tranquilo! Não é necessário se afobar com a questão da iniciação formal. O importante é estar “iniciado” no sentido simples e prático da palavra, ou seja, estar de fato praticando a consciência de Krishna de acordo com o método prescrito, sob a guia de Srila Prabhupada e dos devotos que o estão ajudando. Isto é o que lhe trará avanço.

A consciência de Krishna é uma ciência espiritual. Rótulos externos e formalizações não têm tanta importância. O que importa mesmo é seu estado de consciência, seu avanço na purificação de condicionamentos mundanos e seu grau de amor por Krishna. Concentre-se em aperfeiçoar suas práticas diárias, em especial a prática da japa e o cultivo do conhecimento transcendental, e tudo mais acontecerá naturalmente.

.

Conheça o site pessoal de Giridhari Dasa: www.giridhari.com.br.

.

Se gostou deste material, também gostará destes: Além das Verdades Relativas, Bhaktisiddhanta Sarasvati e a Propagação do Culto de Chaitanya Mahaprabhu.

. 

Se gostou deste material, também gostará do conteúdo destas obras:

-12 R (artigo - Sucessão Discipular e Mestre Espiritual) Iniciação (1300) (pn)2 -12 R (artigo - Sucessão Discipular e Mestre Espiritual) Iniciação (1300) (pn)3-12 R (artigo - Sucessão Discipular e Mestre Espiritual) Iniciação (1300) (pn)4-12 R (artigo - Sucessão Discipular e Mestre Espiritual) Iniciação (1300) (pn)8 -12 R (artigo - Sucessão Discipular e Mestre Espiritual) Iniciação (1300) (pn)7 -12 R (artigo - Sucessão Discipular e Mestre Espiritual) Iniciação (1300) (pn)6 -12 R (artigo - Sucessão Discipular e Mestre Espiritual) Iniciação (1300) (pn)5

5 Respostas

  1. roberto mongelos

    Realmente uno ya se siente en falta cuando no esta demostrando a los devotos o al propio guru que realmente siente un amor profundo por krsna. Cuando encontre esta istruccion departe de ustedes, sus devotos mas sercanos diciendo que por seguir las instruciones de srila prabhupada, seguir los cuatro principios regulativos y cantar japa sin tener una iniciacion oficial ya estoy teniendo un gran avanso espiritual y ya me puedo declarar iniciado siemto u gran alivio en mi ser!! Muchas muchas gracias y por favor acepten mis humildes reverencias!

    24 de fevereiro de 2014 às 11:06 AM

  2. Ananta

    Esclarecedor quanto à tradição e à formalidade. Grato.

    24 de fevereiro de 2014 às 12:05 PM

  3. Eu gostava de seguir a religião de vocês. Gostaria de pertencer ao grupo de vocês. Podem me dar o seu contato? Obrigado!

    21 de maio de 2014 às 6:27 PM

    • Olá Ana Faustino! Ficamos felizes de saber de sua atração.

      Pode manter contato conosco nos seguintes endereços no Facebook: https://www.facebook.com/groups/estudosvedicos/?fref=ts e https://www.facebook.com/Amigos.de.Krishna?fref=ts

      E nossos principais endereços físicos são estes:

      COMUNIDADES RURAIS
      Alto Paraíso – GO
      Paraíso dos Pândavas| Chapada dos Veadeiros, Km14 da Estrada GO 239 (Estrada para São Jorge) – http://www.pandavas.org.br
      Caruaru – PE
      Nova Vrajadhama| Serra dos Cavalos, Distrito de Murici, Caixa Postal 283, CEP 55000-000 – (81) 9697-2241, ecovilavrajadhama@gmail.com
      Paraty – RJ
      Goura Vrindávana| Caixa Postal 74862, CEP 23970-000 – (21) 9777-7379, http://www.goura.com.br
      Pindamonhangaba – SP
      Nova Gokula| Rua Bhakti Marga, 28, Estrada do Ribeirão Grande, Caixa Postal 1009, CEP 12400-990 – (12) 3643-4552, http://www.novagokula.com.br
      Teresópolis – RJ
      Vrajabhumi Dhama| Estrada Isaias Vidal, s/n, Entrada no Km6,5 da Teresópolis-Friburgo, Caixa Postal 92430, CEP 25951-970 – (21) 2644-7213, http://www.vraja.net, vraja@uol.com.br

      TEMPLOS URBANOS
      Belém – PA
      São Pedro, Passagem Guilherme Seixas, 60 – (91) 3224-9718, http://www.harekrishnabelem.blogspot.com
      Belo Horizonte – MG
      Belo Horizonte Mandir| Rua Ametista, 212, Prado, CEP 30410-420 – (31) 3337-7645, http://www.harekrishnabh.com.br
      Blumenau – SC
      Centro Cultural Hare Krishna| Rua Amazonas, 982, Bairro Garcia (Próximo ao Terminal Fonte e Auto Posto MC)
      Brasília – DF
      SCLN 116 N, Bl. H, Sala 215 (Quadra Virada para o Setor Hospitalar Norte)
      Campina Grande – PB
      Rua Emiliano Rosendo da Silva, 3, Bairro Universitário, CEP 58429-690 – (83) 3333-1748
      Curitiba – PR
      Rua Duque de Caxias, 76, Centro – (41) 3285-2002, http://www.harekrishnacuritiba.com
      Florianópolis – SC
      Rua Adão Schmidt, 462, Barreiros, São José, Grande Florianópolis (Via rua Leoberto Leal, rua do Itaú Barreiros) – (47) 3248-0335
      Fortaleza – PE
      Casa de Cultura Hare Krishna de Fortaleza| Rua José Vilar, 964 – (85) 9619-2664
      Franco da Rocha – SP
      Rua Elis Regina, 15, Parque Vitória – (11) 4444-0782, http://www.harekrishnafranco.com.br
      Itajaí – SC
      Rua Antônio Rocha de Andrade, 179, Bairro Fazenda – (47) 3248-0335, http://www.harekrishnavaledoitajai.wordpress.com
      Juiz de Fora – MG
      Centro Védico Ananda Chandra| Rua Halfeld, Galeria Pio X, 8, Centro – (32) 3211-5761
      Manaus – AM
      Prem Prakash Mandir| Rua Cássio Dantas, 3, Petrópolis, CEP 69000-000
      Pindamonhangaba – SP
      Centro Cultural Acaryadeva| Rua Francisco Piorino, 107, Centro (Próximo ao Supermercado Excelsior)
      Porto Alegre – RS
      Templo Hare Krishna| Rua José Bonifácio, 605, Bom Fim, CEP 90040-130 – (51) 3332-1704, http://www.harekrishnapoa.org.br.
      Centro Cultural Goura Nitai| Rua Álvaro Chaves, 653, Floresta (Entre as ruas Cristóvão e Farrapos, Altura da Igreja São Pedro) – (51) 3061-3135, http://www.centrogouranitai.org.br
      Recife – PE
      Rua Bernardo Guimarães, 114, Boa Vista – (81) 3221-4202, http://www.harekrishna.org.br
      Ribeirão Preto – SP
      Rua Carlos Gomes, 231, Campos Eliseos (Altura da rua Tamandaré, 238) – (16) 3603-4133
      Rio de Janeiro – RJ
      Templo ISKCON Rio de Janeiro| Estrada da Barra da Tijuca, 1990, Itanhangá – (21) 3563-1627, http://www.harekrishnarj.com.br
      Govinda Práticas e Estudos Védicos| Rua São José, 86, 3º andar, Centro – (21) 3549-9108
      Salvador – BA
      ISKCON Bahia| Rua Álvaro Adorno, 17, Brotas, CEP 40255-460 – (71) 8851-8816, http://www.iskconbahia.com.br
      São Paulo – SP
      Adi-Templo Hare Krishna| Rua Tomás Gonçalves, 70, Butantã – (11) 7753-4538, http://www.harekrishnasp.com.br
      Centro Cultural Vila Prudente| Rua Isabel Garcia, 125, 1º andar, Vila Prudente, CEP 03137-140 – (11) 2373-4230
      São José dos Campos – SP
      Rua General Osório, 48, Vila Ema
      Suzano – SP
      Rua XV, 585, Jd. Chácara Mea, CEP 08696-550 – (11) 4752-3207, http://www.suzanomandir.com.br

      ESCOLAS E INSTITUTOS
      Campina Grande – PB
      Seminário Hare Krishna de Filosofia e Teologia| Rua Dr. Abdias da Silva Campos, 122, Bairro Universitário, CEP 58431-100 – (83) 3333-1367, (83) 3333-7044, http://www.seminario.iskcon.com.br, seminario@iskcon.com.br
      Franco da Rocha – SP
      Escola Bhakti| Rua Geovani Rinaldi, 200, Parque Vitória, CEP 07854-120 – (11) 4444-5821, http://www.krishnafranco.com.br, esc.bhakti@yahoo.com.br

      23 de maio de 2014 às 9:41 AM

  4. Pingback: Artigos e Palestras | Volta ao Supremo | Página oficial

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s