O Senhor Kalki é Predito no Apocalipse da Bíblia?

9 (artigo - cristianismo) O Senhor Kalki é Predito no Apocalipse da Bíblia (750) (bg)1

Sri Nandanandana

As semelhanças entre os versos no Apocalipse da Bíblia e descrições apresentadas nos Puranas podem significar que falam de um mesmo evento porvindouro.

Há versos no Apocalipse da Bíblia que são muito similares às descrições apresentadas nos Puranas sobre o Senhor Kalki. Esses versos são tão similares que eles não podem ser ignorados, e podem fornecer aos cristãos insights adicionais em relação às similaridades que podem compartilhar com a cultura védica. Em Apocalipse (19.11-16 e 19-21), declara-se:

“E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e batalha com justiça. E os seus olhos eram como chama de fogo; e, sobre a sua cabeça, havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo. E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é A Palavra de Deus. E seguiam-no os exércitos do céu em cavalos brancos, e vestidos em linho fino, branco e puro. E da sua boca saía uma espada afiada, com a qual feriria as nações; e ele as regerá com uma vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso. E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: REI DOS REIS, e SENHOR DOS SENHORES. E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos para fazerem guerra contra aquele que estava assentado sobre o cavalo, e contra o seu exército. E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os milagres com que enganou os que receberam o sinal da besta e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos em um lago de fogo que arde com enxofre. E os demais foram mortos com a espada daquele que estava assentado sobre o cavalo”.

Leia mais sobre a vinda de Kalki e o fim dos tempos.

Essa passagem parece se referir tanto à encarnação do Senhor Kalki que dificilmente poderia ser alguém mais. Certamente que, no tempo do aparecimento do Senhor Kalki, ninguém estará esperando por Ele ou por Seu aparecimento. Ninguém conhecerá Seu nome. E Seu exército de brahmanas será tão puro como se advindos do céu. No período do aparecimento do Senhor Kalki, Ele matará os infames e resgatará as poucas pessoas piedosas da presente condição da Terra, voltando novamente para a era de ouro, Satya-yuga. Em relação a isso, Apocalipse (14.1-3) também descreve: “E olhei, e eis que estava um Cordeiro [um símbolo típico do Divino ou de uma encarnação do Divino] sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que, em suas testas, tinham escrito o nome de seu Pai. E ouvi uma voz do céu, como a voz de muitas águas, e como a voz de um grande trovão; e ouvi uma voz de harpistas, que tocavam com as suas harpas; e cantavam como se houvesse um novo cântico diante do trono, e diante dos quatro animais e dos anciãos; e ninguém podia aprender aquele cântico, senão os cento e quarenta e quatro mil que foram remidos da Terra”.

Uma parte significativa da descrição dos versículos acima é que aqueles que são remidos da Terra terão o nome de Deus escrito em suas testas. Escrever na testa o nome de Deus, como Vishnu e Krishna, é um costume muito difundido entre os brahmanas na Índia. Trata-se de tilaka, que é, em geral, aplicada com argila feita a partir da margem de um rio sagrado. Frequentemente vemos isso no centro da testa na forma de “V”, que representa o nome de Deus e que o corpo é um templo de Deus, ou a marca de três linhas do shaivites. A marca vaishnava é feita enquanto se recita “Om keshavaya namah”, que significa “Saudações ao Senhor Keshava”, outro nome de Krishna.

Leia mais sobre a tilaka e seu significado.

Assim, este conteúdo pode ser um indicativo de que, quando os últimos da sociedade forem remidos da Terra durante o fim dos tempos, eles serão aqueles que trazem o nome de Deus sobre suas testas, ao menos de acordo com os versos supracitados. Ademais, de acordo com outras profecias védicas, podemos entender que restarão no mundo pouquíssimas pessoas com alguma piedade. Pode-se enquadrar nas profecias védicas, portanto, a possibilidade de que, quando o Senhor Kalki aparecer, haverá realmente apenas 144.000 no mundo dignos de serem remidos das condições ateístas e caóticas da Terra. Estes podem ser as sementes da nova civilização que dará início à próxima era de nome Satya-yuga.

.

Se gostou deste material, também gostará destes: Anjos e Semideuses, Jesus Cristo e Krishna, Srila Prabhupada Conversa com o Cardeal Dainélou.

.

Se gostou deste material, também gostará do conteúdo destas obras:

9 (artigo - cristianismo) O Senhor Kalki é Predito no Apocalipse da Bíblia (750) (bg)2 9 (artigo - cristianismo) O Senhor Kalki é Predito no Apocalipse da Bíblia (750) (bg)4 9 (artigo - cristianismo) O Senhor Kalki é Predito no Apocalipse da Bíblia (750) (bg)3

 

2 Respostas

  1. allan

    Muito provavelmente porque o Bhagavata Purana foi escrito e editado no mundo cristão para dar base ao movimento de bhakti.

    10 de abril de 2014 às 3:58 PM

  2. Pingback: Artigos e Palestras | Volta ao Supremo | Página oficial

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s