Predições Escriturais Referentes ao Senhor Chaitanya

23 (artigo) Predições Escriturais Referentes ao Senhor Chaitanya (4005)5Romapada Swami

As descrições e predições aqui fornecidas não são todas, mas são bastante numerosas e de autoridade conclusiva.

Predições Gerais

Predições do aparecimento do Senhor Chaitanya podem ser encontradas em muitos textos védicos. Uma das mais antigas profecias concernentes ao aparecimento de Sri Chaitanya neste mundo encontra-se no verso do Atharva-veda que começa com ito ’ham krita-sannyaso ’vatarisyami. Nesse verso, o Supremo declara: “Eu descenderei como um sannyasi, um devoto brahmana santo, alto e de pele clara, depois que quatro ou cinco mil anos de Kali-yuga tiverem se passado. Aparecerei na terra próxima às margens do Ganges e com todos os sinais de uma personalidade elevada, livre de desejos materiais. Eu sempre cantarei os santos nomes do Senhor e, deste modo, saborearei a doçura do serviço devocional a Mim mesmo. Apenas outros devotos avançados Me compreenderão”.

Também em um verso do Sama-veda, que começa com tathaham krita-sannyaso bhu-girbanah avatarisye, o Ser Supremo diz que Ele descenderá à Terra como um brahmana-sannyasi em uma localidade às margens do Ganges. Repetidamente, Ele cantará os nomes do Senhor na companhia de Seus associados a fim de resgatar as pessoas devoradas pelos pecados da era de Kali.

O Mundaka Upanisad (3.3) também narra, de modo diferente, a profecia de Sri Chaitanya Mahaprabhu. Ele afirma: “Quando a pessoa compreende a forma dourada do Senhor Gauranga, que é o ator insuperável e a fonte do Brahman Supremo, ela obtém o conhecimento mais elevado. Ela transcende tanto as atividades piedosas quanto as impiedosas, torna-se livre do condicionamento mundano e entra na morada divina do Senhor”. Outra profecia do aparecimento de Sri Chaitanya se encontra em dois versos do Bhavisya Purana. Ele declara:

ajayadhvamaja yadhvam na sansayah
kalau sankirtana rambhe bhavisyami shachi sutah

O Senhor Supremo disse: “Em Kali-yuga, aparecerei como o filho de Shachi e inaugurarei o movimento de sankirtana. Não há dúvidas quanto a isso”.

anandasru-kala-roma-harsa-purnam tapo-dhana
sarve mam eva draksyanti kalau sannyasa-rupinam

“Ó sábio cuja riqueza é a austeridade; na era de Kali, todos verão a Minha forma como um sannyasi: uma forma tomada de lágrimas de bem-aventurança e arrepios dos pelos corpóreos em virtude do êxtase”.

Outra fonte é a Svetasvatara Upanisad (3.12): “Mahaprabhu [o grande mestre], o Ser Supremo, é fulgurantemente refulgente e imperecível como ouro derretido, e [através do sankirtana] concede inteligência espiritual aos seres vivos. Com a aparência externa de um sannyasi, Ele é a fonte da pureza espiritual e da liberação”. Também encontramos no Vayu Purana: “Na era de Kali, descenderei como o filho de Shachidevi para inaugurar o movimento de sankirtana”, o que é confirmado pelo Srimad-Bhagavatam (11.5.32), onde se declara: “Na era de Kali, pessoas inteligentes realizarão o canto congregacional a fim de adorarem a encarnação do Supremo que canta constantemente os nomes de Krishna. Embora Sua compleição não seja negra [como a do Senhor Krishna], Ele é o próprio Krishna. Ele vem acompanhado por Seus associados, servos, armas e companheiros confidenciais”.

O grande clássico Mahabharata (Vishnu-sahasra-nama-stotra, 127.92.75) confirma que Sri Chaitanya Mahaprabhu não é diferente do Senhor Sri Krishna: “O Senhor Supremo possui uma compleição dourada [quando Ele aparece como o Senhor Chaitanya]. Mais precisamente, todo o Seu corpo, que é muitíssimo bem constituído, é como ouro derretido, e há polpa de sândalo aplicada por todo o Seu corpo. Ele aceitará a quarta ordem de vida [sannyasa] e será imensamente autocontrolado. Ele Se distinguirá dos sannyasis mayavadis no ponto de que Ele será fixo no serviço devocional e propagará o movimento de sankirtana”.

O Chaitanya-charitamrita (Adi-lila 3.19-20) também explana como o Senhor Supremo pessoalmente descreve como aparecerá como Seu próprio devoto para praticar e ensinar o serviço devocional por meio da inauguração do movimento de sankirtana, que é a religião desta era.

Como Ele é “o grande mestre” ou como Ele irá “conceder inteligência espiritual” é descrito em outra Upanisad. Este é um dos menores Upanisads, conhecido como Chaitanyopanisad, ou Sri Chaitanya Upanisad. Ele vem do muitíssimo antigo Atharva Veda. Nessa descrição, não há apenas a predição de Seu aparecimento, mas uma descrição de Sua vida e de Seu propósito, e das razões para o Seu processo de iluminação espiritual ser tão poderoso e efetivo para esta era de Kali. O Chaitanyopanisad é um pequeno texto de apenas dezenove versos. Todos eles são muito significativos.

O Sri Chaitanya Upanisad (versos de 5 a 11) explica que, um dia, quando Pippalada perguntou ao seu pai, o senhor Brahma, como as entidades vivas pecaminosas se liberariam em Kali-yuga, quem deveria ser o objeto da adoração delas e qual mantra deveriam cantar para se liberar, Brahma lhe disse que o escutasse atentamente e ele descreveria o que estava para acontecer na era de Kali. Brahma disse que o Supremo Senhor Govinda, Krishna, apareceria novamente em Kali-yuga como Seu próprio devoto em uma forma de dois braços e de compleição dourada na área de Navadvipa ao longo do Ganges. Ele propagaria, foi dito, o sistema do serviço devocional e o cantar dos nomes de Krishna, especialmente na forma do maha-mantra Hare Krishna: Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare/ Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare.

Outra história interessante sobre a predição do aparecimento do Senhor Chaitanya em Kali-yuga é relatada em uma extensa conversa entre Murari Gupta e Damodara Pandita, dois contemporâneos de Sri Chaitanya. Essa conversa se encontra no Sri Chaitanya Mangala, uma biografia de Sri Chaitanya escrita por Srila Lochana Dasa Thakura. Dentre os muitos tópicos discutidos por eles, estão os sintomas e as dificuldades encontrados na era de Kali, como o Senhor Krishna aparece na Terra nesta era, Suas razões confidenciais para fazê-lo e como Ele revelou a Narada Muni Sua forma como o Senhor Gauranga, a forma com a qual apareceria na Terra nesta era. Nessa forma, Ele distribuiu o amor a Deus, através do cantar dos santos nomes, a todos com quem Ele Se encontrou. Esse diálogo é muito esclarecedor.

Dentro dessa conversa, eles, mais adiante, relatam o incidente registrado como o Vishnu-Katyayani Samvada do Padma Purana. Trata-se de um diálogo entre o Senhor Vishnu e Katyayani (Parvati), a esposa do senhor Shiva. A história conta que, certa vez, o grande sábio Narada Muni adquiriu o maha-prasada, os remanentes alimentares pessoais, do Senhor Narayana, Vishnu, e deu uma pequena quantidade ao seu amigo Shiva. O senhor Shiva a saboreou e começou a dançar em êxtase ao ponto de perturbar a Terra. Quando Parvati se aproximou dele para indagá-lo acerca da razão de estar dançando daquela forma, ele explicou o que acontecera. Todavia, ela ficou triste e irada com o fato de ele não ter dividido nada com ela. Sendo devotada ao Senhor Vishnu e estando preocupada com o bem-estar espiritual de todas as almas condicionadas, ela fez então o voto de que, se ela obtivesse as bênçãos do Senhor Vishnu, ela providenciaria que o maha-prasada do Senhor fosse distribuído a todos. Então, no instante seguinte, o Senhor Vishnu apareceu pessoalmente ali e conversou com ela. Ele a assegurou que Ele apareceria no mundo como Sri Chaitanya Mahaprabhu durante a era de Kali e manteria a promessa dela distribuindo a todos e em toda parte Sua misericórdia na forma de maha-prasada, o alimento que foi oferecido a Ele, e na forma de Seus santos nomes.

Outro livro é o Sri Hari-bhakti-vilasa, de Sanatana Gosvami. Sanatana viveu há aproximadamente 500 anos em Vrindavana, Índia, e foi um grande erudito das escrituras védicas. Uma porção do livro contém uma antologia de incrível quantidade de versos dos textos védicos que predizem o aparecimento do Senhor Chaitanya. Além das citações que já trouxemos, ele inclui versos das obras Chandogya Upanisad, Krishna Upanisad, Narada Purana, Kurma Purana, Garuda Purana, Devi Purana, Nrisimha Purana, Padma Purana, Brahma Purana, Agni Purana, Saura Purana, Matsya Purana, Vayu Purana, Markandeya Purana, Varaha Purana, Vamana Purana, Vishnu Purana, Skanda Purana, Upapuranas, Narayana Samhita, Krishna-yamala, Brahma-yamala, Vishnu-yamala, Yoga-vasistha e dos Tantras, tais como Urdhvamnaya Tantra, Kapila Tantra, Visvasara Tantra, Kularnava Tantrae outros.

Predição Específica da Sua Identidade Oculta

No Adi Purana e no Narada Purana, a Pessoa Suprema diz:

aham eva dvija-srestho nityam pracchanna-vigrahah bhagavad-bhakta-rupena lokam raksami sarvada

“Farei Meu advento na forma de um devoto brahmana [aham eva dvija-srestho] e ocultarei Minha identidade verdadeira [prachanna vigrahah]. Eu libertarei todos os mundos [lokam raksami sarvada]”.

Predição de Seu Advento como Sannyasi

Nos Upapuranas, a Suprema Personalidade de Deus, o Senhor Sri Krishna, diz a Srila Vyasadeva:

aham eva kvacid brahman sannyasa asramam asritah
hari bhaktim grahayami kalau papa-hatan naran

“Ó brahmana, Eu ocasionalmente aceito o asrama de sannyasa [sannyasa asrama asritah] como uma tentativa de convencer as caídas pessoas de Kali-yuga a aceitarem o caminho de bhakti, o caminho do serviço devocional ao Senhor Krishna [hari bhaktim grahayami]”.

Predição do Momento Efetivo de Sua Encarnação

No Kurma Purana, declara-se:

kalina dahyamanam uddhararaya tanu-bhrtam janma
prathama sandhyayam bhavisyati dvijalaye

“A Pessoa Suprema aparecerá na primeira parte da era de Kali [janma prathama sandhyayam]. Ele aparecerá na casa de um brahmana [bhavisyati dvijalaye] a fim de salvar as almas condicionadas [uddharaya tanu-bhrtam] que queimam nas perturbações de Kali-yuga”.

Descrição do Propósito da Encarnação de Sri Chaitanya

No Garuda Purana, a Pessoa Suprema diz:

kalina dakyamananam paritranaya tanu-bhrtam janma
prathama sandhyayam karisyami dvijatisu

“Na primeira parte [prathama sandhya] da era de Kali, virei juntamente com os brahmanas [karisyami dvijatisu] para salvar as almas caídas [paritranaya tanu-bhrtam], que queimam nas perturbações da era de Kali [kalina dahyamananam]”.

Predição do Nome de Sua Mãe e do Nome Efetivo de Sua Futura Terra Natal

No Garuda Purana, o Senhor Supremo diz:

aham purno bhavisyami yuga-sandhyau visesatah mayapure
navadvipe bhavisyami shachi sutah

“Eu nascerei como o filho de Shachi [bhavisyami shachi sutah] na terra de Navadvipa-Mayapura [mayapure navadvipe]. Virei em Minha forma espiritual completa na primeira parte de Kali-yuga”.

Predição do Nome de Sua Futura Primeira Esposa e de Sua Futura Aceitação da Ordem de Sannyasa

No mesmo Garuda Purana, afirma-se:

kaleh prathama sandhyayam laksmi-kanto bhavisyati
daru-brahma-samipa-sthah sannyasi gaura-vigrahah

“Na primeira parte de Kali-yuga, a Suprema Personalidade de Deus virá em uma forma similar ao ouro. Primeiramente, Ele Se tornará o esposo de Lakshmi [Srimati Lakshmi Devi, a primeira esposa do Senhor Chaitanya]. Ele, então, tornar-Se-á sannyasi próximo ao Senhor, que aparecerá em uma forma divina de madeira [o Senhor Jagannatha]”.

Predição da Coloração Corpórea de Sri Chaitanya e da Natureza de Suas Atividades Futuras

No Nrisimha Purana, declara-se:

satye daitya-kuladhi-nasa-samaye
simhordhva-martyakrtis
tretayam das-kandharam
paribhavan rameti namakrtih
gopalan paripalayan vraja-pure
bharam haran dvapare
gaurangah priya-kirtanah
kali-yuge chaitanya-nama prabhuh

“A Suprema Personalidade de Deus que apareceu em Satya-yuga como meio homem meio leão com o intento de curar uma terrível doença que devastara os daityas; que, em Treta-yuga, apareceu como uma pessoa de nome Rama [o Senhor Ramachandra], a pessoa que derrotou o demônio de dez cabeças Ravana; que, em Dvapara-yuga, removeu o fardo da Terra e protegeu os vaqueiros de Vraja-pura, aparecerá novamente em Kali-yuga. Sua forma será como ouro, Ele Se deleitará com o cantar dos santos nomes do Senhor e Seu nome será Chaitanya”.

Predição do Futuro Advento de Sri Chaitanya com a Declaração Direta de Seu Nome

No Padma Purana, diz-se:

yatrayogesvarah saksad yogi-cintyo janardanah chaitanya vapur aste vai sandranandatmakah

“A Personalidade Suprema, Janardana, que é o objeto de meditação dos yogis [yogi-cintyo-janardanah], que salva os devotos de vários sofrimentos e que é o mestre de todas as práticas ióguicas [yogesvarah], que é sempre pleno de êxtase e bem-aventurança transcendentais e divinas [sandra-ananda-atmakah], fará Seu advento em Sua forma divina pessoal de Sri Chaitanya [chaitanya-vapah]”.

Descrição do Tempo e do Local do Futuro Advento de Sri Chaitanya

No Padma Purana, a Suprema Personalidade de Deus afirma pessoalmente:

kaleh prathama-sandhyayam gaurangotham mahi-tale
bhagirathi-tate ramye bhavisyami shachi-sutah

“Eu aparecerei sobre a Terra [mahi-tale] na primeira parte de Kali-Yuga [kaleh prathama sandhyayam] em uma bela localização à beira do Bhagirathi [bhagirathi-tate ramye]. Serei possuidor de uma forma dourada [gaurangah] e nascerei como o filho de Shachi [bhavisyami shachi-sutah]”.

Predição do Propósito dos Adventos de Sri Chaitanya

No Narada Purana, a Suprema Personalidade de Deus diz:

aham eva kalau vipra nityam prachanna-vigrahah bhavavad-bhakta-rupena lokan raksami sarvada

“Ó vipra, na era de Kali, virei disfarçado [nityam prachanna vigraha] como um devoto [bhagavad-bhakta-rupena] e salvarei todos os mundos [lokan raksami sarvada]”.

Predição do Nome de Sua Mãe e da Natureza de Seu Método Específico de Pregação

A Suprema Personalidade de Deus afirma no Narada Purana:

divija bhuvi jayadhvam jayadhvam bhakta rupinah kalau
sankirtana arambhe bhavisyami shachi-sutah

“Ó semideuses, por favor, venham e nasçam como devotos nesta Terra [bhuvi jayadhvam jayadhvam] na era de Kali. Encarnarei como o filho de Shachi [bhavisyami shachi-sutah] para inaugurar o canto congregacional do nome de Krishna [kalau sankirtana arambhe]”.

Predição da Revelação da Forma de Sri Chaitanya

No Brahma Purana, a Suprema Personalidade de Deus diz:

kaleh prathama sandhyayam gaurangotham mahi-tale
bhagirathi-tate bhumni bhavisyami shachi-sutah

“Revelarei Minha eterna forma dourada [gaurangotham mahi-tale] na primeira parte de Kali-yuga [kaleh prathama sandhyayam]. Farei Meu advento sobre a Terra às margens do Bhagirathi [bhagirathi-tate bhumni] como o filho de mãe Shachi [bhavisyami shachi-sutah]”.

Predição da Futura Posição de Sannyasa e do Êxtase de Sri Chaitanya

No Bhavisya Purana, o Senhor Supremo diz:

anandasru-kala-roma harsa-purnam tapo-dhana sarve mama eva
draksyanti kalau sannyasa-rupinam

“Ó sábio austero, saiba que, na era de Kali, todos verão Minha forma transcendental como um sannyasi [kalau sannyasa rupinam]. Exibirei sintomas de êxtase como o derramar de venturosas lágrimas e arrepios dos pelos corpóreos [anandasru-kala-roma-harsa-purnam]”.

Predição da Cor de Sri Chaitanya e da Natureza de Seus Futuros Associados

No Agni Purana, declara-se:

prasantatma lamba-kanthas gaurangas ca suravrtah

“A Suprema Personalidade de Deus virá em uma forma dourada [gauranga], pleno de paz [prasantatma] e possuidor de um pescoço longo e belo [lamba-kanthah]. Ele Se encontrará rodeado de muitos devotos santos [sura-avritah]”.

Essa é uma predição indireta do futuro advento dos membros do Pancha-tattva.

Predição das Características de Sri Chaitanya

No Matsya Purana, a Suprema Personalidade de Deus diz:

mundo gaurah su-dirghangas tri-srotas-tira-sambhavah
dayaluh kirtana-grahi bhavisyami kalau-yuge

“Na era de Kali, farei Meu advento [bhavisyami kalau yuge] onde os três rios se encontram [tri-srotas-tirasambhavah]. Terei a cabeça raspada [mundah] e uma compleição dourada [gaurah]. Serei muito gentil e sempre cantarei o santo nome de Krishna [dayaloh kirtana-grahi]”.

Predição do Nome do Rio Onde Sri Chaitanya Nascerá e Outras Características

No Vayu Purana, a Suprema Personalidade de Deus estabelece:

suddho gaurah-su-dirghango ganga-tira-samudbhavah
dayaluh-kirtana-grahi bhavisyami kalau yuge

“Na era de Kali-yuga, virei [bhavisyami kalau yuge] em uma localidade às margens do Ganges [gangatira-samudbhavah]. Serei imensamente puro [suddhah], possuirei uma compleição dourada [gaurah] e serei muito alto [sudirghangah], além de ocupar-Me no cantar dos santos nomes de Krishna”.

Predição de que o Senhor Supremo Deixará Goloka e Assumirá uma Forma Dourada

No Markandeya Purana, o Senhor Supremo declara:

golokam ca parityajya lokanam trana-karanat kalau
gauranga-rupena lila-lavanya-vigrahah

“Em Kali-yuga, deixarei Goloka e, para salvar as pessoas do mundo, tornar-Me-ei o belo e divertido Senhor Gauranga”.

Predição de Um dos Propósitos do Aparecimento de Sri Chaitanya

No Varaha Purana, a Suprema Personalidade de Deus declara:

aham eva dvija-srestho lila-pracurya-vigrahah
bhagavad-bhakta-rupena lokan raksami sarvada

“Virei como o melhor dos brahmanas [aham eva dvija-srestha]. Exibirei muitos passatempos [lilapracurya-vigrahah] na forma de um devoto [bhagavad-bhakta-rupena]. Eu liberarei as pessoas do mundo [lokan raksami sarvada]”.

Predição do Nome da Mãe de Sri Chaitanya e de Seu Futuro Papel como o Dissipador da Escuridão de Kali-yuga

No Vamana-Purana, a Suprema Personalidade de Deus declara:

kali-ghora-tamas-channat sarvan acara varjitan
shachigarbhe ca sambhuya tarayisyami narada

“Ó Narada Muni, nascerei no ventre de Shachi [shachi-garbhe ca sambhuya] e salvarei as pessoas, que então terão abandonado toda boa conduta [sarvan acara varjitan], da terrível escuridão da era de Kali-yuga [kali-ghora-tamas-channan]”.

Predição do Advento Futuro de Sri Chaitanya, o Período de Seu Nascimento, Sua Mãe, Sua Terra Natal, Seu Nome e Sua Missão

No Vayu Purana, a Suprema Personalidade de Deus diz:

paurnamasyam phalgunasya
phalguni-rksa-yogatah
bhavisye gaura-rupena
shachi-garbhe purandarat

svarnadi-tiram asthaya
navadvipe janasraye
tatra dvija-kulam prapto
bhavisyami janalaye

bhakti-yoga-pradanaya
lokasyanugrahaya ca
sannyas-rupam asthaya
hrishna-chaitanya-nama-dhrk

tena lokasya nistaras
tat kurudhvam mamajnaya
dharitri bhavita cabhir
mayaiva dvija-dehina

“Farei Meu advento no mês de Phalguna, quando a estrela de Phalguni conjuntar-se com a Lua cheia. Encarnarei em uma compleição dourada como o filho de Shachi e Purandara Misra. Nascerei na cidade de Navadvipa, às margens do Ganges, em uma família de brahmanas. Aceitarei a ordem renunciada de vida [sannyasa] e demonstrarei benevolência para com as pessoas em geral e as ocuparei em bhakti. Serei conhecido como Sri Krishna Chaitanya. Todos vocês devem seguir Minha ordem e liberar as pessoas deste mundo. Aparecendo como um brahmana, tornarei este planeta destemido”.

Predição da Terra Natal de Sri Chaitanya, o Nome do Rio Próximo ao Local de Seu nascimento, o Nome de Sua Mãe, Seus Associados Próximos e os Papéis Divinos a Desempenharem em Sua Lila, a Divina Razão para a Sua Encarnação e os Diferentes Nomes pelos quais Sri Chaitanya Será Conhecido

Na Ananta-Samhita, afirma-se:

svarnadi-tiram asritya
navadvipe dvijalaye
sampradatum bhakti-yogam
lokasyanugrahaya ca
sa eva bhagavan krmo
radhika-prana-vallabhah
srsty-adau sa jagannatho
gaura asin mahesvari
avatirno bhavisyami
kalau-nija-ganaih saha
shachi-garbhe navadvipe
svardhuni-parivarite
aprakasyam idam guhyam
na prakasyam bahir mukhe
bhaktavataram bhaktakhyam
bhaktam bhakti-pradam svayam
man-maya-mohitah kecin
na jnasyanto bahir-mokhah
jnasyanti mad-bhakti-yuktah
sadhavo-nyasinotmalah
krishnavatara-kale-yah
striyo ye purusah priyah
kalau te’vatarisyanti
sridama-subaladayah
catuh-sasti-mahantas te
gopa dvadas balakah
caitanyera simhera…
dharma-samsthapanarthay
a viharisyami tair aham
kale nastam bhakti-patham
sthapayisyamy aham punah
gacchantu bhuvi te putrah
jayantam bhakta-rupinah
dharma-samsthapanam kale
kurvantu te mamajnaya
krishnas chaitanya-gaurango
gauracandrah shachi-sutah
prabhur gauro gaura-harir
namani-bhakti-dani me

“Para mostrar misericórdia às pessoas e dar a elas o serviço devocional, a Suprema Personalidade de Deus aparecerá na residência de um brahmana, em Navadvipa, às margens do Ganges. A Pessoa Suprema, o próprio Sri Krishna, que é a vida de Srimati Radharani e o Senhor do universo, que o cria, mantém e aniquila, aparecerá como Gaura, ó Mahesvari. Em Kali-yuga, descenderei à Terra com Meus associados. Em Navadvipa, que é circundada pelo Ganges, nascerei no ventre de Shachidevi. Aqueles que são confundidos pela Minha potência ilusória não entenderão o grande segredo de Meu aparecimento neste mundo em Minha forma pessoal: em Minha forma como a encarnação da devoção, em Minha forma como a encarnação de um devoto, em Minha forma portando o nome de um devoto, em Minha forma como um devoto e  em Minha forma como o outorgador do serviço devocional. Esse segredo não é para ser revelado a eles. Apenas os devotos santos, puros e renunciados, diligentemente ocupados em Meu serviço devocional, serão capazes de Me compreender nessas cinco formas. Meus queridos associados e associadas, encabeçados por Sridama e Subala, que vieram a este mundo no tempo de Meu advento como o Senhor Krishna, virão novamente durante Kali-yuga. Os vaqueirinhos se tornarão os sessenta e quatro mahantas e os doze gopalas. Com o intento de estabelecer a verdade da religião, desfrutarei de muitos passatempos com eles. Desta forma, irei, novamente, revelar o caminho do serviço devocional, o qual foi destruído no curso do tempo. Meus filhos também deverão descender à Terra, assumir a forma de devotos e, sob a Minha ordem, também trabalhar no restabelecimento dos princípios da religião verdadeira. Nesse período histórico, Meus nomes serão: Krishna Chaitanya, Gauranga, Gaurachandra, Shachisuta, Mahaprabhu, Gaura e Gaurahari. O cantar desses nomes trará devoção a Mim”.

Quais Outras Escrituras Védicas Proeminentes Também Descrevem as Características do Advento de Sri Chaitanya?

O grande épico Mahabharata (Dana-Dharma, Visnu-Sahasra-Nama Stotra) enumera as características divinas do aparecimento de Sriman Mahaprabhu.

suvarna varna hemango varangas candanangadi sannyasa
krt-chamah santo nistha santi parayanah

“No começo de Suas atividades, o Senhor Chaitanya revela-Se como um chefe de família. Ele possui compleição dourada [suvarna varnah]. Seus membros são belíssimos [vara-anga] e eles são untados com polpa de sândalo [candana-angadi]. Sua aparência é de ouro derretido [hema-anga]. O Supremo Senhor Chaitanya aceita a ordem de vida renunciada [sannyasa-krit]. Ele possui completo controle dos sentidos e é equânime [sama], bem como completamente pacífico [santa]. Ele é completamente fixo no cantar do santo nome do Senhor Krishna [nistha]. Ele é a mais grandiosa morada da devoção e da paz transcendental. Ele silencia os mayavadis impersonalistas [nistha santi parayanah]”.

As palavras sânscritas suvarna-varna indicam alguém possuidor de compleição similar ao ouro. O texto védico que apoia essa afirmação é o seguinte:

yada pasya pasyate rukma-varnam kartaram
isam purusam brahma-yonim

“As palavras rukma-varnam kartaram isam referem-se à Pessoa Suprema, possuidora de uma compleição similar ao ouro derretido”.

.

Todo o conteúdo das publicações de Volta ao Supremo é de inteira responsabilidade de seus respectivos autores, seja o conteúdo textual, seja o conteúdo de imagens.

.

Se gostou deste material, também gostará destes: O Senhor Kalki é Predito no Apocalipse da Bíblia?, A Oração de Advaita, O Encontro de Advaita e Chaitanya Mahaprabhu, Sri Chaitanya-charitamrita: Apreciações Acadêmicas, A Derrota do Conquistador das Quatro Direções, O Senhor Chaitanya e o Renascimento da Devoção, Krishna Vem Novamente: O Advento de Chaitanya Mahaprabhu.

.

Se gostou deste material, também gostará do conteúdo destas obras:

23 (artigo) Predições Escriturais Referentes ao Senhor Chaitanya (4007)5 23 (artigo) Predições Escriturais Referentes ao Senhor Chaitanya (4008)523 (artigo) Predições Escriturais Referentes ao Senhor Chaitanya (4010)5 23 (artigo) Predições Escriturais Referentes ao Senhor Chaitanya (4009)523 (artigo) Predições Escriturais Referentes ao Senhor Chaitanya (4004)5

Uma resposta

  1. Pingback: Artigos e Palestras | Volta ao Supremo | Página oficial

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s