Yoga Sutra de Patanjali, Uma Abordagem Prática

 Yoga-sutra de Patanjali, uma Abordagem Prática

Entrevista com Giridhari Dasa, autor da edição do Yoga Sutra de Patanjali baseada nas traduções e comentários de Howard J. Resnick, doutor em Sânscrito e Estudos Indianos pela Harvard University.

O que é yoga? O que é o Yoga-sutra?

Yoga é o caminho de autorrealização mais antigo da Terra. É uma receita completa para maximizar o potencial humano e atingir estágios cada vez mais elevados de felicidade, paz e lucidez.

O Yoga-sutra é o segundo mais famoso livro da tradição do yoga, sendo que o primeiro é o Bhagavad-gita. O Yoga-sutra é como que um manual, que explica alguns detalhes importantes do caminho do yoga e o funcionamento da consciência. Foi escrito 2000 anos atrás pelo grande sábio Patanjali.

Qual a característica desta versão comentada sob o título de “Uma Abordagem Prática”? Como surgiu a motivação para escrevê-la?

A característica principal desta versão é que ela torna o texto compreensível! Pois, a verdade seja dita, a maioria das versões deixa o texto um tanto confuso e com pouca utilidade prática na vida do leitor. Neste, buscamos deixar o texto bem claro, as explicações diretas e buscamos com isso que o leitor verdadeiramente tire proveito da sabedoria milenar para melhorar sua vida.

O livro foi inspirado pelo trabalho de meu mestre espiritual que fez uma nova tradução do sânscrito para o inglês e realizou uma série de palestras sobre cada um dos sutras na Califórnia. No livro, usamos esta sua tradução (que eu então traduzi para o português) e incorporamos seus ensinamentos.

Como se deu sua escrita? Quanto tempo levou sua composição?

Uma vez tendo estudado suas palestras, o livro foi completado em cerca de três meses. Pude me dedicar ao livro em tempo quase integral e, durante um boa parte deste período, estava numa cabana isolada no Paraíso dos Pândavas, o yoga resort onde vivo na Chapada dos Veadeiros, Alto Paraíso-GO, sem ver outro ser humano por dias a fio!

O senhor cita com alguma frequência a obra Bhagavad-gita em seu livro. Qual a conexão entre o Bhagavad-gita e o Yoga-sutra?

Como expliquei antes, o Bhagavad-gita é o livro mais famoso sobre o caminho da autorrealização em yoga e, assim, os dois livros se complementam perfeitamente. Quando Patanjali escreveu o Yoga-sutra, ele certamente teve acesso ao Bhagavad-gita, pois o mesmo já existia há séculos naquela época. O Bhagavad-gita é mais profundo e completo do que o Yoga-sutra, mas o Yoga-sutra é um complemento importante e um texto essencial para aqueles neste caminho de autorrealização em yoga.

Qual a opinião do senhor em relação ao yoga em geral ensinado em academias de ginástica e espaços de yoga? Os instrutores estão próximos do yoga como ensinado por Patanjali?

Aquilo que vemos hoje chamado de yoga é, em geral, apenas a versão moderna de hatha-yoga, uma técnica de bem-estar físico e mental da tradição. O livro conta com um posfácio que explica bem o que é este yoga moderno, como o mesmo surgiu e como se compara com a autêntica tradição do yoga.

Quais técnicas descritas no Yoga-sutra o senhor mais utiliza em suas práticas pessoais?

Uma das técnicas centrais do caminho de autorrealização em yoga é chamada em sânscrito de japa, o que significa murmúrio e o que chamamos de meditação mântrica. Certamente esta é a técnica que mais utilizo no meu dia-a-dia. Porém, o que torna o Yoga-sutra importante não é tanto sua descrição das técnicas (não há muitas técnicas descritas no Yoga-sutra), mas sim suas explicações do funcionamento da consciência, da compreensão de o que é e como funciona o caminho de autorrealização em yoga, como também seus perigos e seus objetivos.

Sua edição comentada do Yoga-sutra publicará em breve sua 6ª edição. Qual vem sendo a resposta de seus leitores?

Sim, o livro está sendo bem recebido e apreciado e já estamos na 6ª edição. O livro está atualmente publicado também em polonês e em duas versões chinesas. Inclusive fez mais sucesso na China do que aqui! Estamos também agora em vias de ajeitar a tradução para o inglês para publicação em 2013. As pessoas gostam do livro por ser de fácil compreensão e por lhes dar um ponto de entrada à rica tradição da espiritualidade da Índia antiga, ou, para àqueles que já são praticantes, por lhes ajudar a compreender mais o caminho que estão trilhando.

É algo inusitado alguém profundamente comprometido com bhakti-yoga escrever um comentário ao Yoga-sutra? Como as pessoas recebem isso?

O livro, por ser mais técnico e não entrar em maiores detalhes sobre bhakti, o aspecto devocional do yoga, não recebeu a atenção dos grandes mestres de nossa tradição de bhakti. Srila Prabhupada, o mestre espiritual e fundador do Movimento Hare Krishna no Ocidente, chegou a dizer que ele faria uma tradução comentada do livro, mas não teve tempo para tal. As pessoas recebem muito bem isso, pois sabem que hoje o livro tem uma importância especial devido ao enorme apelo que o yoga tem ao redor do mundo. O livro é importante para ajudar as pessoas a compreenderem que o yoga é um único caminho e dissipar a compreensão errônea que existem muitos caminhos a serem trilhados.

Quais livros o senhor recomenda àqueles que já estudaram o Yoga-sutra e gostariam de se aprofundar no assunto?

Certamente o Bhagavad-gita! E, para os mais sérios, o Srimad-Bhagavatam – este é o livro mais importante de toda tradição espiritual do yoga ou da antiga Índia. Mas antes recomendo a leitura de meu outro livro, Ciência Espiritual: Uma Introdução à Sabedoria do Yoga! E, para aqueles que querem seguir o caminho e praticá-lo no dia-a-dia, recomendo o Método 3T, meu último livro, que já vem acompanhado de um DVD-Rom com todos os livros em áudio que fazem parte da literatura recomendada do Método, imagem para altar, canções devocionais, gravação da meditação mântrica e material em PDF.

 

Aqueles interessados em conhecer as palestras e workshops ministrados por Giridhari Dasa e convidá-lo para sua cidade podem entrar em contato pelo site www.giridhari.com.br. No mesmo, poderá também conhecer seus ensaios, receber orientações gratuitas sobre o caminho da autorrealização em yoga e muito mais.

 

Adquira a obra Yoga Sutra de Patanjali, Uma Abordagem Prática:

21 I (entrevista) Yoga-sutra de Patanjali, uma Abordagem Prática (bg) (1000) 2

3 Respostas

  1. Williane

    A espontânea clareza de Giridhari é algo nobre, e nos deixa à vontade e felizes pela compreensão. Chuva de bençãos ao seus magníficos talentos!

    Grata,
    Williane

    20 de fevereiro de 2013 às 7:14 PM

  2. Carlos Roberto Medeiros

    Já li todos os livros mencionados neste artigo, estando lendo atualmente o Bhagavatam. Responda-me, por favor, como poderei adquirir o Método 3T, seu mais recente livro. Sou eternamente grato pela influência que exerces em minha jornada espiritual, pois há oito anos leio os livros da Consciência de Krishna conforme intruis no site pt.krishna.com. Tú és um grande amigo de minha alma.

    Obrigado,
    Carlos Roberto

    24 de fevereiro de 2013 às 4:33 PM

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s