Luz do Bhagavata Ilumina Shopping no Interior de São Paulo

via valeBhagavan Dasa

Maior centro de vendas de Taubaté recebe exposição de arte da obra Luz do Bhagavata.

8 de maio de 2017 – Muitas obras de arte com temas das escrituras sagradas foram pintadas sob a inspiração de Srila Prabhupada. A produção de algumas, o fundador do Movimento Hare Krishna acompanhou de perto, dando diferentes diretrizes de estilo e conceito. Essas pinturas, a princípio, tinham o objetivo de ilustrar os livros de Srila Prabhupada, autor de muitas obras originais e traduções, e também o objetivo de decorar templos e casas de devotos de Krishna.

O mundo, porém, dá voltas, e hoje acontece algo provavelmente não previsto por aqueles artistas do século passado: Essas obras recebem muitas outras finalidades, como serem o papel de parede de smart phones e o principal atrativo de apresentações da consciência de Krishna feitas com a ajuda do Power Point.

E essas pinturas inspiradas por Srila Prabhupada chegam a um novo lugar inesperado: um shopping center. Não. Não há um devoto na porta do shopping oferecendo livros de Srila Prabhupada para os transeuntes. O que acontece no shopping Via Vale Garden, em Taubaté, SP, é uma estonteante exposição de arte com as pinturas de Luz do Bhagavata, livro escrito por Srila Prabhupada e ilustrado pela artista chinesa Li Yun Sheng.

exposiçãoluzdobhagavataDisplays da exposição Luz do Bhagavata. Em destaque, a capa da última edição do livro em português.

Seiti, funcionário da Coletivo Editorial, nos conta que essa é a segunda exposição de um livro que promovem no local. Anteriormente, fizeram uma exposição com a temática do livro Here Comes the Sun, que fala sobre a carreira musical e espiritual de George Harisson, na ocasião do aniversário de morte do ex-beatle.

“No caso da exposição atual, que mostra algumas das excelentes ilustrações da artista Li Yun Sheng presentes no livro Luz do Bhagavata, a mesma foi motivada pela chegada do outono, tendo relação com o conteúdo do livro, que contém versos com ensinamentos de Krishna referentes a essa estação do ano”, explica Seiti.

Seiti conta que, quando passou a integrar a equipe da Coletivo Editorial no setor de marketing, trouxe alguns contatos seus para ampliar o alcance das editoras representadas pela Coletivo, como a BBT, que publica o Luz do Bhagavata. Foi assim que teve início a parceria com o shopping, agora abrigando a belíssima exposição.

pintura paisagemplenadebelezaUma das pinturas mais apreciadas, com a legenda “A paisagem plena de beleza após a estação das chuvas encantava os olhos de todos, inclusive de Krishna, a causa de todas as causas”.

As pinturas certamente são o grande atrativo, e o primeiro grande impacto sobre quem passa, mas os ensinamentos de Srila Prabhupada também se fazem completamente presentes ali. Abaixo das pinturas expostas, há trechos do livro, e o livro está disponível para compra em uma livraria no interior do mesmo centro de compras.

A exposição ainda está em seu começo para dizer como será a procura pelo livro e interesse em geral de todos, mas, tendo por base a exposição de Here Comes the Sun, Seiti diz ter as melhores expectativas. Não é para menos! Além de uma exposição bem executada e de muito bom gosto em cada detalhe, ela acontece em um dos corredores com maior fluxo de pessoas no shopping, próximo à praça de eventos principal.

Mateus Dias, iniciado no Movimento Hare Krishna como Narada Muni Dasa, é outro membro da Coletivo Editorial envolvido com a exposição. Ele fala de seus sentimentos como seguidor de Srila Prabhupada:

“Tenho um grande sentimento de satisfação! Eu poderia visitar a exposição inúmeras vezes e, ainda assim, me sentir inspirado e admirado. E por ter tido o privilégio de ter participado da produção desta obra, acompanhando todo o processo, fico satisfeito que a obra esteja indo além do seu propósito como livro, maravilhando os olhos da sociedade com suas belas pinturas e descrições. Acredito que qualquer oportunidade de expor pinturas, fotografias, textos e livros de Srila Prabhupada deve ser realizada. Afinal, como diz a página no Facebook, ‘o mundo precisa conhecê-lo’”.

displayDisplay de apresentação, com informações da obra, do autor e da artista.

Narada Muni nos lembra de algo muito interessante sobre o livro. Desde o começo, ele foi idealizado para ser uma exposição de arte – na verdade, o único livro de Srila Prabhupada com essa característica. “A exposição tem como foco mostrar o lado da obra que foi desejado inicialmente por Srila Prabhupada, ao ser convidado para participar de uma conferência mundial realizada no Japão”.

Atento às características do público ao qual falaria, Srila Prabhupada, ciente de que orientais gostam muito de retratações da natureza, idealizou uma apresentação centrada em Luz do Bhagavata e suas descrições outonais, enriquecidas por belas pinturas. Mas, como dissemos, o mundo deu voltas, e o resultado inesperado foi que essa exposição no Japão nunca aconteceu – mas aconteceu muito longe dali, em terras tupiniquins.

Srila Prabhupada, fundador do Movimento Hare Krishna.Srila Prabhupada, fundador do Movimento Hare Krishna.

Srila Prabhupada disse que sempre viveria em seus livros, e quem conhece esse fascinante propagador da sabedoria de bhakti-yoga conhece muito bem seu dinamismo e seu interesse de alcançar todo tipo de pessoas em todo tipo de lugar. Parece que esses dinamismo e universalidade saltam do Luz do Bhagavata nessa exposição de arte e confirmam a imortalidade de Srila Prabhupada.

Srila Prabhupada agora caminha pelos corredores de ferro e concreto de um shopping levando a beleza de descrições naturais de um outono. Mais do que isso, Srila Prabhupada agora caminha sob as luzes artificiais de um shopping levando a luz de Bhagavan, a Personalidade de Deus. Façamos votos de que muitos se esbarrem com Srila Prabhupada por ali, e possam receber dele aquilo que nenhum dinheiro jamais poderia comprar.

A exposição acontece do dia 4 de maio ao dia 4 de junho, podendo se alongar a depender do interesse do público.

Se gostou deste material, também gostará destes: A Missão de Distribuir Livros | Significados Bhaktivedanta: Um Avatar entre Nós.

 Adquira a obra:

capa luz bhagavata