Perguntas Perfeitas, Respostas Perfeitas

Conversas com Srila Prabhupada

Entrevistas com outros convidados

2 Respostas

  1. Boa noite!

    Li a matéria na qual você diz ter compartilhado do mesmo ambiente que um funkeiro e me indaguei nas seguintes partes: “O desejo de uma pessoa se exibir é proporcional ao seu vazio interior”, “todo esforço para direcionar algum tipo de holofote para nós mesmos não passa de uma tentativa inútil (mesmo que inconsciente) de compensar e preencher algum vazio alojado em nós”, “Antes de mais nada, para poder se entender e se aceitar, o indivíduo deve buscar por nutrição espiritual. Por isso, ele deve cantar os santos nomes, deve mergulhar nas leituras, deve buscar boa associação, deve cultivar o silêncio. Só assim ele poderá acabar com seus vazios” e “deve mergulhar cada vez mais fundo nos livros de verdadeira sabedoria”.

    Será que não pode ser o contrário? Por que, necessariamente, tem que ser o vazio associado a seu nível de exibição? (Eu concordo com isso, só queria saber o porquê) e por que deve buscar sabedoria para completar o vazio? E essa é realmente a única forma de completar o vazio segundo quem e por quê? Qual é a verdadeira sabedoria? Quem é que pode dizer o que é verdadeiro ou não? E quem é que pode dizer o que é verdadeira sabedoria? Você não acha que pode ser o contrário, no sentido de que a pessoa que busca conhecimento estar (inconscientemente) querendo preencher o vazio, enquanto as que buscam atenção (não atenção forçada ou do tipo ostentação) só estão, na verdade, querendo viver a vida? E se o real sentido é viver baseado no “não estou nem aí”? E se todos nós tivermos vazios extremamente grandes e a diferença de vazios de todos nós for tão pequena (comparado ao tamanho total), que nem valha a pena tentar preencher? Você não acha que estar em uma festa é melhor do que estar em casa lendo um livro? Por que buscar sabedoria é necessariamente a forma de se preencher, enquanto estar numa festa é “mostrar” seu vazio? No final das contas, creio que não mude muito o resultado final.

    16 de novembro de 2016 às 11:50 PM

    • Messias Xavier

      A busca deve ser, antes de tudo, pelo equilíbrio. É assim que penso. Parece simplista essa resposta, mas já tive dúvidas semelhantes às suas e hoje não me condeno por nada. Tenho meus momentos de descontração e de meditação e um não atrapalha o outro. No mais a indicação do caminho do meio aos que estão a nossa volta, onde cada um seja responsável por duas escolhas. Beijos de Luz.

      7 de fevereiro de 2017 às 9:49 AM

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s