Sri Manah-siksha: Instruções para a Mente

dia11 (obra completa - Sadhana) I Sri Manah (800) (bg) (ta)

Srila Raghunatha Dasa Gosvami

Um clássico da literatura de bhakti nos convida à autocrítica e a desejar intensamente a meta mais elevada.

Verso 1

Ó mente, agarro teus pés de lótus e imploro com palavras doces: Por favor, deixa de lado toda hipocrisia e desenvolve um amor intenso e sem precedentes por meu mestre espiritual, Vrajabhumi, o povo de Vraja, os vaishnavas, os brahmanas, o mantra Gayatri, o santo nome e pelo abrigo transcendental que é o jovem casal de Vraja, Radha e Krishna.

Verso 2

Ó mente, não te preocupes com as atividades piedosas e ímpias descritas nos Vedas. Em vez disso, serve atentamente Sri Sri Radha-Krishna em Vraja. Sempre te lembra de que o Senhor Chaitanya é o filho de Nanda Maharaja e que meu guru é o mais querido do Senhor Mukunda [Krishna].

Verso 3

Ó mente, simplesmente ouve-me! Se desejas residir em Vraja nascimento após nascimento, e se desejas servir diretamente o jovem casal divino ali, com grande atenção, então, com intenso amor, sempre lembra e reverencia Srila Svarupa Damodara Gosvami, Srila Rupa Gosvami e seu irmão mais velho, Srila Sanatana Gosvami, bem como todos os seus associados e seguidores.

dia11 (obra completa - Sadhana) I Sri Manah (800) (bg) (ta)1

Radha-Krishna, o casal divino.

Verso 4

Ó mente, abandona a amizade com não devotos, que não é nada senão uma prostituta que roubará o tesouro do teu coração – teu desejo de servir Radha-Krishna. Não dês ouvidos a conversas sobre a libertação impessoal, que são tigresas que devoram a todos. Deves abandonar tua atração até mesmo pelo Senhor Narayana, o que conduz ao mundo de Vaikuntha. Ó mente, em vez de envolver-se com tais coisas, simplesmente adora Sri Sri Radha-Krishna em Vraja, pois Eles conferem a Seus adoradores a joia do amor puro por Eles mesmos.

Verso 5

O saqueador de estrada conhecido como luxúria, junto de seus amigos, prendeu-me passando em volta do meu pescoço a dolorosa, terrível e forte corda de meus muitos atos pecaminosos. Ó mente, por favor, grita bem alto pelos devotos de Krishna, aquele que matou o demônio Baka: “Estou sendo morto!” Eles, então, virão me salvar.

Verso 6

Ó mente, por que me incendeias, junto de ti, banhando-nos na urina que pinga do asno do grande desencaminhamento e da hipocrisia? Deverias, em vez disso, deleitar-nos por te banhares eternamente no reluzente oceano de néctar do amor puro por Sri Sri Gandharva-Giridhari (Sri Sri Radha-Krishna).

Verso 7

Enquanto a impudente pária do desejo por fama dance em meu coração, por que o amor puro por Radha-Krishna me tocaria? Ó mente, serve continuamente meu mestre espiritual, o líder daqueles que são queridos ao Senhor. Então, meu mestre rapidamente expulsará essa monstra e permitirá que o amor puro entre.

Verso 8

Para que Ele misericordiosamente esmague minha perversidade, apesar de eu ser um grande velhaco; para que Ele me presenteie com o esplêndido néctar do amor transcendental, e para que Ele me ocupe a serviço de Sri Radha, por favor, ó mente, com palavras embargadas de emoção, adora o Senhor Giridhari aqui em Vraja.

Verso 9

Ó mente, por favor, medita em Krishna, a lua da floresta de Vraja, como o Senhor de minha controladora, Srimati Radharani. E, por favor, medita em Srimati Radharani, a rainha da floresta de Vraja, como a controladora de Krishna. Medita ainda, por favor, em Lalita como a inigualável amiga de Radha e Krishna; em Vishakha como o guru que Lhes ensina muitas coisas, e no Radha-kunda e na colina Govardhana como dois lugares que, simplesmente por serem vistos, conferem gracioso amor transcendental pelo casal divino.

SAMSUNG DIGIMAX 420

Simplesmente por se ver a colina Govardhana, obtém-se amor transcendental pelo casal divino.

Verso 10

Ó mente, por favor, adora Radha, a amada do Senhor Hari. Com o esplendor de Sua beleza, Ela faz Rati, Gauri e Lila queimarem no fogo da inveja; com o poder de Sua boa fortuna, Ela derrota Shachi, Lakshmi e Satyabhama, e com Sua habilidade de controlar Krishna, Ela eclipsa por completo Chandravali e as outras mocinhas piedosas de Vraja.

Verso 11

Ó mente, a fim de obter o serviço direto aos dois amantes divinos, Sri Sri Radha-Giridhari, na companhia dos amigos dEles, tu, todos os dias, tens de beber constantemente, com Sri Rupa Gosvami, os cinco néctares de adorá-lOs, cantar Seus nomes, meditar nEles, ouvir sobre Eles e curvar-se perante Eles, e todos os dias tens de adorar a colina Govardhana.

Verso 12

Essas magníficas onze instruções para a mente outorgam todas as bênçãos espirituais. Uma pessoa que permaneça com os devotos, siga Srila Rupa Gosvami e, com uma voz doce, cante alto estes onze versos obterá a incomparável joia do serviço direto a Sri Sri Radha-Krishna na floresta de Gokula.

Se gostou deste material, também gostará destes: Seis e Seis: O que Evitar e o que Buscar para o Sucesso na Vida Espiritual, Por que e Como Orar, Vandana, Voltando-se para a Oração.

Se gostou deste material, também gostará do conteúdo destas obras:

dia11 (obra completa - Sadhana) I Sri Manah (800) (bg) (ta)3 dia11 (obra completa - Sadhana) I Sri Manah (800) (bg) (ta)5 dia11 (obra completa - Sadhana) I Sri Manah (800) (bg) (ta)4