As 64 Qualidades de Sri Krishna: Introdução e Qualidades de 1 a 8

25 (artigo) As 64 Qualidades  de Krsna - 01 a 8 (2000) (pn)A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada
(Excerto da obra O Néctar da Devoção)

Belos atributos corpóreos, características auspiciosas, agradável, refulgente, forte, sempre jovem, um admirável linguista, veraz.

Após consultar diversas escrituras, Srila Rupa Gosvami enumerou as seguintes qualidades transcendentais do Senhor: (1) todo o Seu corpo possui características formo­sas; (2) marcado com características completamente auspiciosas; (3) extremamente agra­dável; (4) refulgente; (5) forte; (6) sempre jovem; (7) um admirável linguista; (8) veraz; (9) conversa agradavelmente; (10) eloquente; (11) altamente erudito; (12) altamente inteligente; (13) um gênio; (14) artístico; (15) extremamente engenhoso; (16) perito; (17) agradecido; (18) firmemente determinado; (19) competente juiz do tempo e das circunstâncias; (20) observa e fala com base na autoridade dos Vedas, ou escrituras; (21) puro; (22) autocontrolado; (23) tenaz; (24) paciente; (25) clemente; (26) grave; (27) autossatisfeito; (28) equilibrado; (29) magnânimo; (30) religioso; (31) heroico; (32) compassivo; (33) respeitoso; (34) gentil; (35) generoso; (36) tímido; (37) o protetor das almas ren­didas; (38) feliz; (39) o benquerente dos devotos; (40) controlado pelo amor; (41) completamente auspicioso; (42) o mais poderoso; (43) plenamente famoso; (44) popular; (45) parcial para com os devotos; (46) muito atrativo a todas as mulheres; (47) completamente adorável; (48) inteiramente opulento; (49) completamente honrado; (50) o controlador supremo. A Suprema Personalidade de Deus possui todas estas cinquenta qualidades transcendentais por completo, em profundidade como a do oceano. Em outras palavras, a extensão de Suas qualidades é inconcebível.

Na qualidade de partes integrantes do Senhor Supremo, as entidades vivas individuais também podem possuir todas essas qualidades em quantidades diminutas, desde que se tornem devotos puros do Senhor. Em outras palavras, todas as qualidades transcenden­tais supracitadas podem estar presentes nos devotos em quantidades diminutas, ao passo que, na Suprema Personalidade de Deus, as qualidades estão sempre presentes por completo.

Além de todas as cinquenta qualidades supracitadas, o Senhor Krishna possui mais cinco, as quais, certas vezes, manifestam-se parcialmente nas pessoas do Senhor Brahma ou do Senhor Shiva. Tais qualidades transcendentais são as seguintes: (51) imutável; (52) conhecedor de tudo; (53) sempre viçoso; (54) sac-cid-ananda (possuidor de um cor­po bem-aventurado e eterno); (55) possui todas as perfeições místicas.

Krishna também possui outras cinco qualidades que se manifestam no corpo de Narayana, e cuja lista é a seguinte: (56) possui inconcebível potência; (57) inumerá­veis universos são gerados de Seu corpo; (58) Ele é a fonte original de todas as encarna­ções; (59) Ele outorga a salvação aos inimigos mortos por Ele; (60) é aquele a atrair as almas liberadas. Todas estas qualidades transcendentais manifestam-se maravilho­samente no aspecto pessoal do Senhor Krishna.

Além destas sessenta qualidades transcendentais, Krishna possui outras quatro, as quais não se manifestam sequer na forma Narayana da Divindade, isto para não falar dos semideuses ou das entidades vivas. Elas são as seguintes: (61) é o executor de varie­dades maravilhosas de passatempos (especialmente Seus passatempos infantis); (62) devotos dotados do maravilhoso amor a Deus rodeiam-nO; (63) quando toca Sua flauta, é capaz de atrair todas as entidades vivas de todas as partes do universo; (64) possui uma admirável excelência de beleza com a qual ninguém pode rivalizar em nenhu­ma parte da criação.

Acrescentando-se à lista estas quatro qualidades excepcionais de Krishna, conclui-se que o número global de qualidades de Krishna é sessenta e quatro. Srila Rupa Gosvami empenha-se de modo a fornecer evidências oriundas de várias escrituras sobre todas as sessenta e quatro qualidades presentes na pessoa do Senhor Supremo.

1. Belos atributos corpóreos

25 (artigo - krishna) As 64 Qualidades  de Krsna - 01 a 8 (2001) (pn) (bg)1

Krishna e Sua beleza incomparável.

Na verdade, nenhuma comparação que fizermos das diferentes partes do corpo do Senhor com diferentes objetos materiais poderá ser uma comparação completa. Para as pessoas comuns, que não podem compreender como são elevadas as características do corpo do Senhor, apresenta-se apenas uma oportunidade de compreendê-las por inter­médio de uma comparação material. Descreve-se que o rosto de Krishna é belo como a Lua, Suas coxas são poderosas como as trombas de elefantes, Seus braços são semelhantes a dois pilares, as palmas de Suas mãos são abertas como flores de lótus, Seu peito é assim como um portal, Seus quadris são cavernas e o meio de Seu corpo é um planalto.

2. Características auspiciosas

Há determinadas características de diferentes membros que são consideradas muito auspiciosas e estão plenamente presentes no corpo do Senhor. A este respeito, um amigo de Nanda Maharaja, falando acerca dos sintomas auspiciosos do corpo do Senhor Krishna, disse: “Meu querido rei dos vaqueiros, posso observar trinta e dois sintomas aus­piciosos no corpo de teu filho! Gostaria de saber como este menino pode ter nascido em uma família de vaqueiros”. De modo geral, quando o Senhor Krishna aparece, Ele o faz em uma família de kshatriyas (reis), como o fez o Senhor Ramachandra, e, algumas vezes, em uma família de brahmanas. Krishna, no entanto, aceitou o papel de filho de Maharaja Nanda, apesar do fato de Nanda pertencer à comunidade vaishya. A comunidade vaishya se dedica aos negócios, ao comércio e à proteção às vacas. Portanto, o amigo de Nanda, provavelmente nascido em uma família brahmana, exprimiu sua admiração de que uma criança tão elevada pudesse ter nascido em uma família de vaishyas. Em todo o caso, ele mos­trou os sinais auspiciosos no corpo de Krishna ao pai adotivo do menino.

Ele continuou: “Este menino possui um brilho avermelhado em sete partes do corpo – nos olhos, nas palmas das mãos, nas solas dos pés, no palato, nos lábios, na língua e nas unhas. Considera-se que possuir um brilho avermelhado nessas sete partes do corpo é algo auspicioso. Três partes de Seu corpo são bem amplas: a cintura, a testa e o peito. Ele possui três partes no corpo que são curtas: o pescoço, as coxas e os órgãos genitais. Há três partes de Seu corpo que são deveras profundas: a voz, a inteligência e o umbigo. Há elevação em cinco partes de Seu corpo: no nariz, nos braços, nos ouvidos, na testa e nas coxas. Cinco partes de Seu corpo são delicadas: a pele, os cabelos da cabeça e de outras partes de Seu corpo, os dentes e as pontas de Seus dedos. O conjunto de todas essas características corpóreas se manifesta exclusivamente nos corpos de grandes personalidades”.

As linhas do destino da palma da mão também são consideradas sintomas corpó­reos auspiciosos. A este respeito, uma gopi idosa informou ao rei Nanda: “Teu filho possui várias e maravilhosas linhas do destino nas palmas de Suas mãos. Nas palmas de Suas mãos há sinais de flores de lótus e de rodas, e, nas solas de Seus pés, há sinais de uma bandeira, um raio, um peixe, um bastão para dominar elefantes e uma flor de lótus. Por favor, observa como esses sinais são auspiciosos!”.

3. Agradável

As características formosas do corpo que automaticamente atraem os olhos são chamadas ruchira (prazerosas). Krishna possui este aspecto atrativo de ruchira em Suas características pessoais. No Srimad-Bhagavatam (3.2.13), há uma declaração a res­peito disso. “A Suprema Personalidade de Deus, com Sua roupa agradável, apareceu no episódio da arena sacrificial em que o rei Yudhisthira executava o sacrifício rajasuya. Todas as personalidades importantes de diferentes partes do universo haviam sido convidadas a comparecer na arena sacrificial, e todas elas, ao verem Krishna ali, consideraram que o Cria­dor usara toda a Sua habilidade de artífice ao criar o corpo particular de Krishna”.

É dito que o corpo transcendental de Krishna assemelha-se à flor de lótus em oito partes, a saber, Seu rosto, Seus dois olhos, Suas duas mãos, Seu umbigo e Seus dois pés. As gopis e os habitantes de Vrindavana costumavam ver o esplendor de flores de lótus por toda a parte, e mal podiam desviar os olhos de tal visão.

4. Refulgente

Considera-se que a refulgência que penetra o universo são os raios da Suprema Per­sonalidade de Deus. A morada suprema de Krishna está sempre lançando a refulgência conhecida como brahmajyoti, refulgência esta que emana de Seu corpo.

O brilho do grande número de joias dispostas sobre o peito do Senhor pode desbara­tar até mesmo o brilho do Sol; não obstante, se comparado ao brilho do corpo do Se­nhor, tais joias parecem ser apenas tão brilhantes quanto uma estrela no céu. Deste modo, a influência transcendental de Krishna é tão grande que pode desbaratar todos. Quando Krishna esteve presente na arena sacrificial do rei Kamsa, o Seu inimigo, os lutadores de luta livre ali presentes, embora apreciassem a maciez do corpo de SriKrishna, estavam temerosos e perturbados com o pensamento de que teriam que O enfrentar em uma luta.

5. Forte

25 (artigo - krishna) As 64 Qualidades  de Krsna - 01 a 8 (2002) (pn) (bg)1

Krishna ergue a colina Govardhana.

Alguém que tenha força corporal extraordinária é chamado baliyan. Quando Krishna matou Aristasura, uma das gopis disse: “Minhas queridas amigas, vede só como Krishna matou Aristasura! Apesar deste ser mais forte que uma montanha, Krishna levantou-o do chão assim como se arranca um pedaço de algodão e arremessou-o sem nenhuma dificulda­de”. Há outro trecho em que se diz: “Ó meus queridos devotos do Senhor Krishna, que a mão esquerda do Senhor Krishna, a qual ergueu a colina Govardhana da mesma forma que se ergue um balão, salve-os de todos os perigos”.

6. Sempre jovem

Krishna é belo em Suas diferentes idades, a saber, Sua infância, Sua meninice e Sua adolescência. Destas três, Sua adolescência é o reservatório de todos os prazeres e é a época em que Ele pode aceitar as mais elevadas variedades de serviço devocional. Nessa idade, Krishna está pleno de todas as qualidades transcendentais e está ocupado em Seus passatempos transcendentais. Em virtude disso, os devotos aceitam que o começo de Sua adolescência é o aspecto mais atrativo que há em amor extático.

Nessa idade, Krishna é descrito como segue: “O vigor da adolescência de Krishna combi­nava-se com Seu belo sorriso, que derrotava até mesmo a beleza da Lua cheia, ultrapassando em beleza até mesmo o Cupido, e Ele estava sem­pre a atrair as mentes das gopis, as quais, por conseguinte, sempre sentiam prazer”.

7. Um admirável linguista

Rupa Gosvami diz que aquele que conhece os idiomas de diferentes países, especialmente o idioma sânscrito, que é falado nas cidades dos semideuses – bem como outros idiomas mundanos, incluindo os dos animais – é chamado “um admirável linguista”. Segundo esta declaração, parece que Krishna também é capaz de falar e compreender os idiomas dos animais. Certa vez, uma velhinha, que vivia em Vrndavana na época dos pas­satempos de Krishna, declarou em surpresa: “Que maravilhoso é que Krishna, que possui os corações de todas as mocinhas de Vrajabhumi, possa falar tão bem o idioma de Vrajabhumi com as gopis, ao passo que, em sânscrito, Ele fala com os semideuses, e, no idioma dos animais, Ele possa falar até mesmo com as vacas e os búfalos! De forma similar, no idio­ma da província da Caxemira, com os papagaios e outras aves, como também em idiomas mais comuns, Krishna é imensamente expressivo!”. Ela perguntou às gopis como Krishna tinha Se tor­nado tão perito em falar tantos tipos diferentes de línguas.

8. Veraz

Uma pessoa que nunca falta à sua palavra de honra é considerada veraz. Certa vez, Krishna prometeu a Kunti, a mãe dos Pandavas, que lhe traria os cinco filhos do campo de batalha de Kuruksetra. Depois que a batalha havia terminado e todos os Pandavas haviam regressado para casa, Kunti louvou Krishna porque Este havia cumprido Sua promessa muito bem. Ela disse: “Pode ser até que o brilho do Sol esfrie um dia e o luar esquente, mas, mesmo assim, Vós não faltareis a Vossa promessa”. Da mesma forma, quando Krishna, juntamente com Bhima e Arjuna, foi desafiar Jarasandha, Ele disse claramente a Jarasandha que era o Krishna eterno, ali presente na companhia de dois dos Pandavas. A história é que tanto Krishna quanto os Pandavas – neste caso, Bhima e Arjuna – eramkshatriyas (reis guerreiros). Jarasandha também era kshatriya, e muito caridoso para com os brahmanas. Desse modo, Krishna, que planejara lutar com Jarasandha, dirigiu-Se até ele com Bhima e Arjuna, todos vestidos de brahmanas. Como era muito caridoso para com os brahmanas, Jarasandha perguntou-lhes o que queriam, ao que eles exprimiram o desejo que tinham de lutar com ele. Então, Krishna, vestido como um brahmana, declarou ser o mesmo Krishna que era o inimigo eterno do rei.

.

Se gostou deste material, também gostará destes: Os Avataras do Senhor Krishna, Por que Krishna Aparece como Jagannatha?, Quem Vem Primeiro: Vishnu ou Krishna?, O Néctar da Devoção e o Conceito de Rasa, Quando Deus Advém, A Forma de Deus: Como Vê-la?, O Néctar da Devoção.

.

Se gostou deste material, também gostará do conteúdo destas obras:

25 (artigo - krishna) As 64 Qualidades  de Krsna - 01 a 8 (2003) (pn) (bg)1 25 (artigo - krishna) As 64 Qualidades  de Krsna - 01 a 8 (2006) (pn) (bg)1 25 (artigo - krishna) As 64 Qualidades  de Krsna - 01 a 8 (2005) (pn) (bg)1 25 (artigo - krishna) As 64 Qualidades  de Krsna - 01 a 8 (2004) (pn) (bg)1

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s