As 64 Qualidades de Sri Krishna: Qualidades de 41 a 48

20 R (artigo - Krishna) As 64 Qualidades  de Krsna - 41 a 48 (1200)A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada
(Excerto da obra O Néctar da Devoção)

Completamente auspicioso, o mais poderoso, plenamente famoso, popular, parcial para com os devotos, muito atrativo para todas as mulheres, completamente adorável, inteiramente opulento.

41. Completamente auspicioso

Uma pessoa é considerada completamente auspiciosa quando está sempre ocupada em atividades auspiciosas e beneficentes para todos.

Depois que o Senhor Krishna desapareceu deste planeta, Uddhava colocou-se a lembrar-se das atividades do Senhor e disse: “Krishna satisfez todos os grandes sábios com Seus passa­tempos maravilhosos. Ele findou todas as atividades demoníacas da cruel ordem real, protegeu todos os homens piedosos e matou todos os lutadores cruéis no campo de batalha. Ele, portanto, é completamente auspicioso para todos os homens”.

42. O mais poderoso

Aquele que sempre consegue criar calamidades para seu inimigo é considerado poderoso.

Quando Krishna esteve presente neste planeta; assim como o Sol po­deroso obriga que toda a escuridão se refugie em cavernas, Ele dispersou todos os Seus inimigos, os quais fugiram como corujas para se refugiarem em algum local longe de Sua vista.

43.Plenamente famoso

Uma pessoa que se torna bastante conhecida devido a seu caráter imaculado é tida como famosa.

Declara-se que a difusão da fama de Krishna é como o luar, o qual transforma a escuridão em luz. Em outras palavras, caso se pregue a consciência de Krishna em todo o mundo, a es­curidão da ignorância e a ansiedade da existência material se transformarão na brancura da pureza, da paz e da prosperidade.

Certa vez, quando o grande sábio Narada estava cantando as glórias do Senhor, a linha azulada que existe no pescoço do Senhor Shiva desapareceu. Quando Gauri, a esposa do Senhor Shiva, percebeu isso, ela suspeitou que o Senhor Shiva fosse alguma outra pessoa disfarçada de seu esposo e, temerosa, deixou sua companhia imediatamente. Ao ouvir o cantar dos nomes de Krishna, o Senhor Balarama viu que Sua roupa embranquece­ra, embora, em geral, Ele estivesse habituado a usar uma roupa azulada. E as vaquei­ras viram toda a água do Yamuna transformar-se em leite, em virtude do que começaram a batê-la para fazer manteiga. Em outras palavras, com a propagação da consciência de Krishna, ou as glórias de Krishna, tudo ficou branco e puro.

44.Popular

Chama-se “popular” qualquer indivíduo que é muito querido pelo povo em geral.

Quanto à popularidade de Krishna, há uma declaração no Srimad-Bhagavatam (1.11.9) concernente a Seu regresso para casa, proveniente da capital de Hastinapura. Durante o tem­po em que Krishna esteve ausente de Dvaraka na Batalha de Kurukshetra, todos os cidadãos de Dvaraka haviam se tornado taciturnos. Posteriormente, ante Seu regresso, os cidadãos recebe­ram-nO com grande alegria e disseram: “Meu querido Senhor, enquanto estiveste ausente da cidade, passamos nossos dias na escuridão da noite. Assim como, na escuridão da noite, cada instante parece durar um longo tempo; quando estiveste fora, cada instante, para nós, pareceu durar milhões de anos. Para nós, separarmo-nos de Tua pessoa é completamente insuportável”. Essa declaração mostra o quanto Krishna era popular em todo o país.

Um incidente similar ocorreu quando Krishna entrou na arena de sacrifício que o rei Kamsa preparara com o fim de matá-lO. Assim que Ele entrou no lugar, todos os sábios começaram a gritar: “Jaya! Jaya! Jaya!” (o que significa “vitória”). Nessa ocasião, Krishna era um menino, e todos os sábios ofereceram-Lhe suas bênçãos respeitosas. Os semideuses que estavam presentes também se colocaram a oferecer belas orações a Krishna, e as senho­ras e mocinhas presentes exprimiram sua alegria de todos os cantos da arena. Em outras palavras, nesse local em particular, não havia pessoa alguma com quem Krishna não fosse deveras po­pular.

45.Parcial para com os devotos

Embora Krishna seja a Suprema Personalidade de Deus e, portanto, não seja parcial com ninguém, declara-se no Bhagavad-gita que Ele possui atração especial por um devoto que adore Seu nome com amor e afeição. Quando Krishna esteve neste planeta, um devoto exprimiu com estas palavras o que estava sentindo: “Meu querido Senhor, se não houvésseis aparecido neste planeta, os asuras [demônios] e os ateístas certamente teriam infligido grandes calamidades sobre as atividades dos devotos. Considero inimaginável a magnitude de tal devastação que foi impedida por Vossa presença”. Desde o começo de Seu aparecimento, Krishna foi o mais grandioso inimigo de todas as pessoas demoníacas, apesar da inimizade de Krishna para com os demônios ser, na verdade, comparável à amizade que Ele tem com os devotos dado que qualquer demônio morto por Krishna recebe imediata sal­vação.

46.Muito atrativo para todas as mulheres

Qualquer indivíduo que tenha qualificações especiais torna-se imediatamente muito atrativo para as mulheres.

-20 R (artigo - Krishna) As 64 Qualidades  de Krsna - 41 a 48 (1200)1

Krishna com as rainhas de Dvaraka.

Um devoto fez as seguintes declarações sobre as rainhas de Dvaraka: “Como hei de descrever as glórias das rainhas de Dvaraka, as quais se ocupavam pessoalmente em servir o Senhor? O Senhor é tão grandioso que, pelo simples fato de cantarem Seu nome, todos os grandes sábios, como Narada, podem gozar bem-aventurança transcendental. O que se pode dizer, então, dessas rainhas que a todo momento viam o Senhor e O serviam pessoalmente?”. Krishna teve 16.108 esposas em Dvaraka, cada uma das quais se sentia atraída por Krishna assim como o ferro é atraído por um ímã. Um devoto faz a seguinte declaração: “Meu querido Senhor, sois assim como um ímã, e todas as donzelas de Vraja são como ferro: qualquer que seja a direção para a qual Vos desloqueis, elas Vos seguem da mesma forma que o ferro é atraído pela força magnética”.

47.Completamente adorável

Aquele que é respeitado e adorado por todos os tipos de seres humanos e semi­deuses chama-se sarvaradhya, ou completamente adorável.

Lord Krishna Worshiped At The Rajasuya-Yajna

No rajasuya de Yudhisthira Maharaja, Krishna recebe o agra-puja, a adoração dedicada à personalidade mais importante presente.

Krishna é adorado não apenas por todas as entidades vivas, incluindo os grandes semi­deuses, tais como o Senhor Shiva e o Senhor Brahma, mas também pelas expansões Vishnu (formas da Divindade), tais como Baladeva e Shesha. Baladeva é uma expansão direta de Krishna, o qual, não obstante, aceita Krishna como adorável. Quando Krishna apareceu na arena do sacrifício rajasuya, organizada por Maharaja Yudhisthira, Krishna Se tornou a cinosura, o centro de atração de todos os presentes, incluindo os grandes sábios e semideuses, e todos Lhe ofereceram seus respeitos.

48.Inteiramente opulento

Krishna é completo em todas as opulências, a saber, força, riqueza, fama, beleza, co­nhecimento e renúncia. Quando Krishna esteve presente em Dvaraka, Sua família, que é conhecida como a dinastia Yadu, consistia em 560 milhões de membros. Todos esses membros familiares eram muito obedientes e fiéis a Krishna. Ali, havia mais de 900 mil grandes edifícios palacianos para alojar todas as pessoas, todas as quais respeitavam Krishna como o mais adorável. Os devotos ficavam admirados vendo a opulência de Krishna.

Bilvamangala Thakura confirmou isso no Krishnakarnamrita ao se dirigir a Krishna da seguinte forma: “Meu querido Senhor, o que posso dizer sobre a opulência de Vossa Vrindavana? Apenas os ornamentos que enfeitam as pernas das donzelas de Vrindavana valem mais que chintamani; suas roupas são como as celestiais flores parijata, e as vacas são exatamente como as vacas surabhis que existem na morada transcendental. Vossa opulência, portanto, é como um oceano que ninguém consegue mensurar”.

.

Se gostou deste material, também gostará destes: As 64 Qualidades de Sri Krishna: Introdução e Qualidades de 1 a 8, As 64 Qualidades de Sri Krishna: Qualidades de 9 a 16, As 64 Qualidades de Sri Krishna: Qualidades de 17 a 24, As 64 Qualidades de Sri Krishna: Qualidades de 25 a 32, As 64 Qualidades de Sri Krishna: Qualidades de 33 a 40.

.

Se gostou deste material, também gostará do conteúdo destas obras:

08 R (artigo - Krishna) As 64 Qualidades  de Krsna - 33 a 40 (1200) (bg)408 R (artigo - Krishna) As 64 Qualidades  de Krsna - 33 a 40 (1200) (bg)508 R (artigo - Krishna) As 64 Qualidades  de Krsna - 33 a 40 (1200) (bg)608 R (artigo - Krishna) As 64 Qualidades  de Krsna - 33 a 40 (1200) (bg)7

Uma resposta

  1. Pingback: Artigos e Palestras | Volta ao Supremo | Página oficial

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s