Jesus Cristo e Krishna
Gaura Shakti Dasa
Os ensinamentos de Krishna e Cristo estão em harmonia?
A maioria das pessoas que é criada em alguma confissão cristã talvez se sinta inquieta ouvindo sobre Krishna. Quem é Krishna? Os ensinamentos dEle estão em contradição com a doutrina bíblica? Neste artigo, compara-se a essência dessas religiões hoje difundidas pelo mundo inteiro.
Krishna disse sobre Si mesmo: “Eu sou a fonte de todos os mundos materiais e espirituais. Tudo emana de Mim. Os sábios que conhecem isto perfeitamente ocupam-se a Meu serviço devocional e adoram-Me de todo o coração”. (Bhagavad-gita 10.8) Assim, se nós procuramos a causa primordial de tudo o que existe dentro deste mundo e fora dele, chegaremos a uma só pessoa. Essa pessoa é Deus. Não existe Deus cristão ou Deus hindu, porque Deus é um só. Ele é o Pai de todos os seres vivos, como Ele mesmo afirma: “Eu sou o pai que dá a semente”. (Bhagavad-gita 14.4) E, compreendendo isso, dedicamos a vida a servi-lO com todo o coração.
A Bíblia também confirma que Deus é a origem de tudo: “No princípio criou Deus os céus e a terra”. (Gênesis 1.1) Jesus explicou sobre si da seguinte maneira: “Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou”. (João 13.13) Isso não contradiz a base do cristianismo: “Eu sou o caminho e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”. (João 14.6), pois ele é caminho para o Deus Pai. Podemos compreender desta maneira que a missão de Jesus foi unir a humanidade com Deus.
O conhecimento referente a Deus não pode ser compreendido por meio de esforços pessoais, dado que Deus Se situa muito além do que nós podemos ver com os nossos sentidos ou imaginar com a mente. Em razão disso, para conhecê-lO, precisamos agradá-lO desenvolvendo amor por Ele. Sobre isso, Krishna diz: “Àqueles que estão constantemente devotados a Me servir com amor, Eu dou a compreensão pela qual eles podem vir a Mim”. (Bhagavad-gita 10.10) Semelhante declaração encontraremos na Bíblia: “Mas se alguém ama a Deus, esse é conhecido dele”. (I Coríntios 8.3)
Tal amor por Deus é o ponto principal de Bíblia: “Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento”. (Mateus 22.37-38) E Krishna fala como agem as pessoas que O amam: “Ó filho de Pritha, aqueles que não se iludem, as grandes almas, estão sob a proteção da natureza divina. Eles se ocupam completamente em serviço devocional porque sabem que Eu sou a original e inexaurível Suprema Personalidade de Deus. Sempre cantando Minhas glórias, esforçando-se com muita determinação, prostrando-se diante de Mim, essas grandes almas adoram-Me perpetuamente com devoção”. (Bhagavad-gita 9.13-14)
Ninguém pode alcançar a autorrealização espiritual fabricando seu próprio processo, senão que o caminho da religião é enunciado diretamente pelo Senhor Supremo. Em todas as Escrituras, Ele fala sobre religião tanto quanto possa ser compreendido por um povo em particular sob circunstâncias específicas. A missão, contudo, é a mesma: conduzir as pessoas à consciência de Deus e à obediência aos princípios religiosos. Isso podemos ver lendo a Bíblia ou os Vedas. Os princípios religiosos parecem superiores ou inferiores conforme variem as circunstâncias. Por exemplo, num momento Deus permitiu sacrifícios de animais e, em outro momento, proibiu.
Isso pode ser visto na Bíblia, que ensina sobre a glorificação a Deus como o método de aproximar-se de Deus: “Ouve, povo Meu, e Eu falarei; ouve, ó Israel, e Eu te protestarei: Eu sou Deus, o teu Deus. Não te repreendo pelos teus sacrifícios, pois os teus holocaustos estão de contínuo perante Mim. Da tua casa não aceitarei novilho, nem bodes dos teus currais. Porque Meu é todo animal da selva, e o gado sobre milhares de outeiros. Conheço todas as aves dos montes, e tudo o que se move no campo é Meu. Se Eu tivesse fome, não te diria, pois Meu é o mundo e a sua plenitude. Comerei Eu carne de touros? Ou beberei sangue de bodes? Oferece a Deus por sacrifício ações de graças, e paga ao Altíssimo os teus votos; e invoca-Me no dia da angústia; Eu te livrarei, e tu Me glorificarás”. (Salmos 50.7-15)
E nos Vedas: “É em vão, nesta era, a prática de meditação, de sacrifício e de adoração no templo. Mediante o mero cantar do santo nome de Krishna – Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare/ Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare –, pode-se lograr perfeita autorreliazação”. (Vishnu-Purana 6.2.17) Em todas as Escrituras, confirma-se que devemos sempre nos lembrarmos sobre Deus em cada momento de nossas vidas. Mas há a recomendação de diferentes métodos para diferentes eras. O processo de meditação do yoga místico era possível em Satya-yuga, quando os homens viviam por muitos milhares de anos. Nesta época, todavia, quando a duração de vida é muito curta, não é possível executá-lo. Na era seguinte, Treta-yuga, o processo de autorrealização consistia em executar os vários sacrifícios ritualísticos recomendados nos Vedas. Isso pode ser visto nos Vedas e na Bíblia, que descrevem diferentes sacrifícios de animais. Em Dvapara-yuga, o processo era adoração no templo. Na era atual, o mesmo resultado pode ser atingido através do processo de glorificação a Krishna, a Suprema Personalidade de Deus.
“Por ele, pois, ofereçamos sempre a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome. Mas não vos esqueçais de fazer o bem e de repartir com outros, porque com tais sacrifícios Deus se agrada”. (Hebreus 13.15-16)
Maravilha! Haribol !
10 de junho de 2013 às 10:43 AM
Religião cristã foi criada por Roma para dominar o povo
28 de julho de 2019 às 9:57 AM
Tão bom e com tanta paz.
12 de julho de 2013 às 2:01 PM
É como está escrito: “Portanto, digo-vos que o reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que lhe produza os respectivos frutos”. (Mateus 21:43) E o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio”. (Gálatas 5:22) O Movimento da Consciência de Krishna veio ao Ocidente com o objetivo de mostrar, na prática, os ensinamentos de Jesus. Saúde e paz, prabhus!
11 de abril de 2014 às 1:36 AM
Absurdo, Jesus nunca ensinou tal coisa!
14 de janeiro de 2015 às 10:08 AM
Não há harmonia entre o cristianismo e os hare krishnas.
14 de janeiro de 2015 às 10:01 AM
Só se for na tua opinião. Sigo a consciência de Krishna há 28 anos e sou casado trinta anos com uma esposa evangélica. No nosso lar, com a misericórdia de Krishna e de Jesus, não há nenhuma controvérsia, opiniões díspares, celeumas inúteis e improfícuas. Há apenas harmonia.
5 de abril de 2015 às 12:47 PM
Queria conversar com vc por email. Me passa seu contato por email: radhakrysna@gmail.com
16 de janeiro de 2016 às 11:21 AM
Perfeito!
17 de agosto de 2016 às 9:52 PM
Religião cristã foi criada por Roma para dominar o povo
28 de julho de 2019 às 9:59 AM
Os ensinos espirituais de Cristo e dos Vedas são os mesmos, porém falados em tempo, local e circunstâncias diferentes, e na condição de que os Vedas são muito mais detalhados nas informações. Cristo falava “Na casa do meu Pai, há várias moradas”. Se lermos o Srimad Bhagavatam, está descrito claramente quais são estas moradas, onde estão, quem está lá, como vivem e como se chega lá. Porém, como tempo, local e circunstância são condições relativas, pode-se ver claramente que “a mensagem” é a mesma, pois ela é absoluta e imutável, apesar de poder ser mostrada de formas diferentes de acordo com as condições acima citadas. Muito bom o texto!
5 de abril de 2015 às 7:25 PM
Que assim seja!
26 de junho de 2015 às 11:03 AM
estou fazendo um trabalho e preciso saber qual a visão referente a Deus, Jesus e ao Espirito Santo.
11 de setembro de 2015 às 10:36 PM
Olá, amigo! Dê uma olhada, por favor, nestes materiais:
Deus:
https://voltaaosupremo.com/artigos/artigos/krishna-sua-posicao-seu-nascimento-e-sua-morada/
https://voltaaosupremo.com/artigos/artigos/definindo-o-divino-oriente-e-ocidente/
Jesus:
https://voltaaosupremo.com/entrevistas/conversas-com-srila-prabhupada/prabhupada-responde-perguntas-sobre-jesus-e-o-cristianismo/
https://voltaaosupremo.com/entrevistas/conversas-com-srila-prabhupada/krishna-christos-cristo/
Espírito Santo:
https://voltaaosupremo.com/entrevistas/conversas-com-srila-prabhupada/krishna-christos-cristo/
https://voltaaosupremo.com/entrevistas/conversas-com-srila-prabhupada/krishna-christos-cristo/
Boa leitura e bons estudos! 🙂
16 de setembro de 2015 às 9:22 AM
Khrishna, Cristo, semelhança de nomes.
13 de dezembro de 2019 às 12:33 AM
Cristo não é um nome ou sobrenome de Jesus, cristo é um titulo.
É que quando traduziram a Bíblia Sagrada a transliteração não deixou os nome originais mas sim adaptados as línguas onde foi transliterado; o nome de Jesus, originalmente não é Jesus, mas Jeus vem da raiz Iesus, e assim por diante até o original, mas o nome e a transliteração pouco importa, oq importa é oq significa o nome e o resto, e esse titulo que acompanha o nome de Jesus significa oq Jesus era eoq Deus fez a ele, cristo significa ungido, mas em vez de colocarem ‘Jesus,o ungido’ apenas não traduziram o cristo
28 de outubro de 2020 às 1:56 PM
Disse Jesus: “EU” sou “O” caminho,a verdade e a vida. Ninguém vem ao pai senão por mim.
Se Jesus é a verdade, então Krishna não é.
Se Krishna também é a verdade, Jesus não é a verdade.
25 de dezembro de 2015 às 1:55 AM
Jesus disse: “eu sou o caminho a verdade e a vida, ninguém vem ao pai se não por mim”. Ou Jesus é o único Deus, e a salvação é somente por meio dEle ou Jesus é um louco. Decidam. Não tem como ser Jesus e Krishna, vcs tem q decidir ou um ou outro.
31 de dezembro de 2015 às 2:09 PM
Sao tempos diferentes. Deus nos envia seus “filhos” evoluídos para nos trazer sua mensagem, seu amor. Krishna, Jesus, Budha e tantos outros. Somos todos UM. Nao há melhor ou pior. Brigar por isso nao é ser nos ensinamentos de Krshna, Budha, Jesus..
29 de junho de 2019 às 2:05 PM
Jesus é o Senhor em sua forma de filho exemplar. Quando ele diz que é o único caminho, quem fala isso é o próprio Krsna, através do seu filho plenamente consciente de Deus.
8 de abril de 2016 às 1:28 PM
Exato!!
19 de dezembro de 2017 às 3:17 PM
Vou explicar para voces amigos. Meu nome é Subadra. So tenho esse nome, assim seja nasci hare krishna. E gostaria de explicar com humildade que Krshna é Jesus, e Jesus é Krshna. Como explicar essa possibilidade? Reencarnaçao! Krshna foi uma encarnaçao de Jesus. Mas sao o mesmos espiritos! Nosso Senhor. Espero que vao aceitar e acabou a discordia.
11 de abril de 2016 às 4:08 AM
Concordo contigo, Subadra!
29 de outubro de 2016 às 6:12 PM
Fui arrebatada ao infinito quando vi tudo isso. Lindíssimo!
2 de novembro de 2016 às 3:51 PM
Interessa-me saber a existência de similaridade linguística entre os vocábulos “Cristo” e “Krishna”. Há muita semelhança entre ambos para que ignoremos o fato concreto.
31 de março de 2017 às 10:13 AM
Deus instruiu vários seres dentre eles animais,homens,reinos e religiões para que nós humanos não perecemos nem nos perdermos nesse imenso mundo afim de nao perdermos a fé Nele.Cabe a cada um escolher o caminho a qual chegar a compreensão do inexplicável .Respeitamos doutrinas ,que haja paz em nós.Deus envia seus escolhidos pra propagar de forma em que foi instruido individualmente.Nos vedas aprendemos variedades de vidas cada um habita o espírito dado por Deus para nos elevar,nos doutrinar etc.Eu penso que Deus não descera na Terra enquanto todos não estiverem na plena consciência ,que ele existe Esta entre nós?acredito que não Pois Deus é um ser puro nós sementes do pecado no processo de purificação a recebe-lo em nosso lar (coração).No entanto enquanto houver guerra ,maldade,sentimentos que não provém dele Ele não se manifestará a nós.Nem os que que julgam os maiores dos Santos não há pq somos humanos em busca da libertação desses males .Cada ensinamento ,religião que se prega pela bondade Há Deus Todas as religiões são importantes nessa busca Cabe cada um ter sua forma de interpretar..Pois o que tá escrito acredito que não foi feito pra interpretar mas seguir com sinceridade Deus conhece o coração de cada um E somente pela fé conseguiremos compreende-lo Basta abrir o coração a Ele Aceita-lo sem questionamentos,Sentirás Ele Mas nós humanos não temos capacidade nos mante-los Nosso corpo é fraco perante seu poder Somos humanos O espírito de Deus pode até nos possuir mas nem sempre suportaremos tamanha plenitude.Ele é Deus não carne e osso ,organismo como nós.Essa forma que eu penso sobre tudo que li ,vivi,vivencii até hoje.
18 de dezembro de 2017 às 11:35 AM
eu conheci os ensinamentos de vocês hoje de tarde, no dia 2 de Janeiro de 2018, um dos “devotos” (se posso chamar assim) estava mostrando livros espirituais (creio que era isso). em fim, toda religião é ruim, Cristianismo, Islamismo, Xintoísmo, Hare Krishna, e assim vai. Eu e milhares de cristãos sem religião, isso mesmo, somos cristãos, mas não vivemos uma religião, por que? se você estudar história vera que a religião vem de pensamentos humano e a palavra em si diz “religião que em latim e releger (reler, revistar, ou retomar o que estava largado) ou, como o novo dicionário de etimologia diz, religare, que em si mostra o significado, o homem se religar a algum Ser, ou retomar, reler seus ensinos (as duas traduções nos levam a nos voltarmos com nossas forças a algum Ser. o que tenho a dizer é uma frase conhecida por mim (hahahaha) Paulo, em sua carta a Coríntios mostra grandes heresias que “Cristãos” falavam (caso esteja curioso leia o capitulo 15 de I Coríntios, melhor, leia a Bíblia toda). voltando novamente, Paulo diz algo incrível para a igreja, pois após ver as bobagens ditas pelo povo sobre Jesus e Deus ele afirma “vocês não conhecem a Deus” e, se você ler a Bíblia toda, dês dos livros judaicos aos dos apóstolos, consegue ver a presença de Jesus e o quão Deus quer estar próximo de nós (mesma coisa que vocês falam) a grande diferença é que Jesus é o único caminho e Ele é revelado a nós, isso não vem de sabedoria humana e isso é claro nos testemunhos de Paulo, Tiago, meus amigos e agora a minha. Todo ser humano fala de Deus e todos montaram uma imagem dEle, agora, como Deus disse para Daniel (capitulo 10 de Daniel) “Eu (Deus) vim para falar a respeito da verdade das Escrituras” (Você vai ver um anjo falando essa frase), e a Verdade é Jesus, que é revelada, Paulo diz que ele foi escolhido por Deus, como todos nós, para abrir os olhos daqueles que estão nas trevas, mas o Espírito Santo é que faz a obrar e mostrar que Jesus é a verdade que nos leva de volta para Jesus e nos limpa de todo pecado, pois Deus sendo Santo não se “mistura” com o pecado e Jesus nos limpou desse pecado e Ele nos leva de volta para o Pai e sendo assim, nós podemos conhecer eternamente a Deus (revelado) assim como era no jardim do Éden. “Para lhes envergonhar digo: vocês não conhecem a Deus”.
2 de janeiro de 2018 às 11:09 PM
Ninguém pode afirmar conhecer a Deus porque Deus é incognoscível para a mente humana.
12 de janeiro de 2020 às 5:03 PM
Jesus é mais
3 de janeiro de 2018 às 9:25 AM
Somente os ignorantes (néscios, https://www.priberam.pt/dlpo/n%C3%A9scio ) se limitam. Eu sigo a Jesus Cristo e acho fantásticos estes ensinamentos. Para mim, as duas coisas estão em Harmonia. Brigado por construírem este maravilhoso site. Se eu pudesse, doava alguma quantia todo mês, mas eu não tenho renda, amigos.
3 de janeiro de 2018 às 8:18 PM
O senhor Krishna no Bhagavad Gita mostra a sua forma universal a Arjuna então realmente ele é a (A Suprema Personalidade de Deus).
19 de abril de 2019 às 11:38 PM
Olá,
Eu gostaria de acreditar nisto. Porém, para a remissão dos pescados é preciso o derramamento de sangue, segundo as Escrituras Sagradas, como Jesus fez por nós.
E também cremos como fundamento da fé, em Sua ressurreição e assunção aos céus, à direita do Pai.
Não vejo esta ocorrência com nenhum outro, que deseja se igualar a Jesus. Isso seria tentativa de usurpação do trono dos Reis dos reis, cujo Reino não terá fim.
24 de dezembro de 2019 às 10:06 AM
“Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.” (João 14:6)
“O discípulo não pode estar acima do seu mestre e; entretanto, todo aquele que completar condignamente seu aprendizado, será como seu mestre.” (Lucas 6:40)
“Assim sendo, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai que está nos céus.” (Mateus 5:48)
“Jesus disse a ele: “Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá o dinheiro aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me” (Mateus 19:21)
“Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.”
(João 15:13)
Pra mim ficou tudo muito claro, em relação a Jesus, quando ele diz que é o caminho, a verdade e a vida: faça o que Ele fez (dê sua vida pelos outros).
26 de dezembro de 2021 às 1:25 PM
Todos que conseguirem atingir a elevação espiritual, reconheceram que todos são filhos do mesmo Deus, e não a outro criador se não o do universo.
26 de janeiro de 2022 às 11:34 AM