Meditação no Som Transcendental

Meditação no Som TranscendentalA.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada

O processo clássico de meditação, com suas regras de isolamento e celibato, não é mais possível para o homem moderno. Porém, as mesmas escrituras que o ensinaram para praticantes do passado ensinam um processo perfeitamente compatível com os nossos tempos.

Estamos difundindo este Movimento para a Consciência de Krishna porque há uma grande necessidade desta consciência pelo mundo. E o processo é muito fácil – eis a vantagem.

Antes de tudo, temos que tentar compreender o que é a plataforma transcendental. No que diz respeito à nossa presente condição, estamos em várias plataformas. Portanto, temos, antes de tudo, que nos colocarmos na plataforma transcendental, após o que pode haver alguma questão de meditação transcendental.

No terceiro capítulo da Bhagavad-gita, você encontrará uma explicação das várias posições da vida condicionada. A primeira é a concepção corpórea de vida (indriyani parany ahuh). Todos neste mundo material estão sob esse conceito corpóreo de vida, pensando: “Sou o corpo.”

O padrão corpóreo de vida condicionada se chama “plataforma sensual” porque, enquanto tivermos uma concepção corpórea da vida, pensaremos que felicidade é gratificação dos sentidos. Isso é tudo. Esse conceito corpóreo de vida está muito proeminente no momento atual – não apenas no momento atual, mas desde a criação deste mundo material. Esta é a doença: “Sou o corpo.”

Recomenda-se àqueles que estão excessivamente absortos no conceito corpóreo de vida que pratiquem o sistema de dhyana-yoga, o yoga da meditação. Isso é mencionado na Srimad-Bhagavad-gita. No sexto capítulo, versos 13 e 14, Krishna explica: “Deve-se manter corpo, pescoço e cabeça eretos e alinhados e olhar fixamente para a ponta do nariz. Assim, com uma mente subjugada e livre de agitações e medo, bem como completamente liberta da vida sexual, o indivíduo deve meditar em Mim e fazer de Mim a meta última da vida.”

Anteriormente, o Senhor Krishna apresentou instruções preliminares atinentes a como o sujeito deve praticar essa meditação transcendental. A pessoa tem que restringir a gratificação sensorial, especialmente o sexo. Deve-se escolher um local muito solitário, um local sagrado, e sentar-se sozinho. Esse processo de meditação não é praticado em um lugar como este, uma grande cidade, onde muitas pessoas se reúnem. A pessoa tem que ir para um lugar solitário e praticar sozinha. E, então, você tem que selecionar cuidadosamente seu assento e tem que se assentar de uma maneira específica…

Segundo a Bhagavad-gita, o processo de dhyana-yoga não é praticável na cidadeSegundo a Bhagavad-gita, o processo de dhyana-yoga não é praticável na cidade.

Portanto, alcançar a plataforma transcendental pelo sistema de hatha-yoga ou dhyana-yoga não é de modo algum possível nesta vida. E se alguém está tentando praticar essa dita meditação, não está de fato praticando meditação transcendental. Você não pode fazer essa meditação transcendental na cidade. Não é possível. Isso é muito claramente declarado na Bhagavad-gita. Todavia, você está vivendo na cidade, você está vivendo com sua família, você está vivendo com seus amigos. Não lhe é possível ir para a floresta e encontrar um local reservado. Porém, Krishna diz que você tem que fazer isso para praticar meditação transcendental.

Aqui nesta era, então, se você quer se elevar à plataforma transcendental, você tem que seguir as recomendações da literatura védica: kalau tad dhari-kirtanat. Nesta era, simplesmente por entoar o santo nome de Deus, o indivíduo pode atingir toda a perfeição. Não estamos introduzindo este sistema do cantar por meio de nossa invenção mental, para tornar as coisas fáceis. Não. O Senhor Chaitanya Mahaprabhu introduziu esse processo de meditação transcendental quinhentos anos atrás. Além disso, a literatura védica o recomenda, e é prático. Cantar Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare/ Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare é o processo mais fácil de meditação transcendental.

Essa vibração sonora transcendental imediatamente transporta você à plataforma transcendental, sobretudo se você tentar ouvir absorvendo sua mente no som. A vibração sonora Hare Krishna não é diferente de Krishna, haja vista que Krishna é absoluto. Porque Deus é absoluto, não há diferença entre o nome de Deus e o próprio Deus. No mundo material, há diferença entre água e a palavra “água”, entre uma flor e a palavra “flor”. No mundo espiritual, entretanto, no mundo absoluto, não existe tal diferença. Portanto, no mesmo instante em que você vibra Hare Krishna, Hare Krishna, você se associa com o Senhor Supremo e Sua energia.

A palavra Hare indica a energia do Senhor Supremo. Tudo está sendo feito pela energia do Senhor Supremo. Parasya brahmanah shaktih. Os planetas são uma criação da energia do Sol; similarmente, toda a manifestação material e espiritual é uma criação da energia do Senhor Supremo. Então, quando cantamos Hare Krishna, estamos orando à energia do Senhor Supremo e ao próprio Senhor Supremo: “Por favor, erguei-me. Por favor, erguei-me. Estou no conceito corpóreo de vida. Estou nesta existência corpórea. Estou sofrendo. Por favor, erguei-me à plataforma espiritual a fim de que eu seja feliz”.

Você não tem que mudar sua situação. Se você é estudante, permaneça estudante. Se você é um homem de negócios, permaneça homem de negócios. Mulher, homem, negro, branco – qualquer um pode cantar Hare Krishna. É um processo simples e não se cobra nada. Não estamos dizendo: “Deem-me tantos dólares e darei a vocês este mantra Hare Krishna.” Não. Nós o estamos distribuindo publicamente. Você simplesmente tem que o adotar e experimentá-lo. Você chegará rapidamente à plataforma transcendental. Quando você ouve o cantar, isso é meditação transcendental.

Esse processo é recomendado em todas as escrituras da literatura védica, foi ensinado pelo Senhor Chaitanya e seguido por Sua sucessão de discípulos pelos últimos quinhentos anos, e as pessoas estão obtendo bons resultados hoje, e não apenas na Índia, mas aqui também. Se você tentar compreender o que é o Movimento para a Consciência de Krishna, você compreenderá como a meditação transcendental é possível. Não somos sentimentalistas; temos muitos livros: Bhagavad-gita Como Ele É, Srimad-Bhagavatam, Ensinamentos do Senhor Chaitanya, Ishopanishad. E nós temos nossa revista: Volta ao Supremo. Não somos sentimentalistas. Estamos amparados por um pensamento altamente filosófico.

O Movimento para a Consciência de Krishna se destina a difundir esse canto. Sri Chaitanya Mahaprabhu inaugurou esse movimento de cantar e dançar, e ele está ativo há quinhentos anos. Na Índia, é muito popular, mas, nos países ocidentais, nós o introduzimos recentemente. Agora as pessoas estão aderindo ao mesmo e estão se sentindo felizes.

Sri Chaitanya MahaprabhuSri Chaitanya Mahaprabhu, o avatara de Krishna que apontou como o canto dos santos nomes é o yoga prescrito nas escrituras para os tempos atuais.

Estamos convidando todos os cristãos, muçulmanos, hindus – todos – a, por favor, se associarem conosco e tentarem amar Deus. Todos os meus alunos vieram de famílias cristãs ou de famílias judias. Nenhum deles veio de famílias hindus. Assim, o processo que lhes dei – o processo de cantar o mantra Hare Krishna – é universal. Não é nem hindu nem indiano.

A palavra sânscrita “mantra” é uma combinação de duas sílabas: man e tra. Man significa “mente”, e tra significa “libertação”. Portanto, um mantra é aquilo que liberta você da invenção mental, de pairar no plano mental. Então, se você cantar este mantra – Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare/ Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare –, muito em breve você verá que está saindo da escuridão e se encaminhando para a luz.

Nossa solicitação, então, é que vocês tenham uma experiência com o cantar. Simplesmente cantem – em casa ou em qualquer lugar. Não há restrição do tipo: “Você tem que cantar este mantra Hare Krishna em tal e tal situação, em tal e tal condição.” Não. Niyamitah smarane na kalah. Não há restrição de tempo, circunstâncias ou atmosfera. Em qualquer lugar, a qualquer momento, você pode meditar através do canto de Hare Krishna. Nenhuma outra meditação é possível enquanto você caminha pela rua, mas essa meditação é possível. Você está trabalhando com suas mãos? Você pode cantar Hare Krishna. É maravilhoso.

Krishna é o nome perfeito para Deus. A palavra sânscrita krishna significa “o todo-atrativo”. E rama, por sua vez, significa “o prazer supremo”. Se Deus não é todo-atrativo e pleno de prazer supremo, que sentido há em Deus? Deus tem que ser a fonte do prazer supremo; de outro modo, como você poderia estar satisfeito com Ele? Seu coração está ansiando por muitíssimos prazeres. Se Deus não pode satisfazer você com todos os prazeres, como Ele pode ser Deus? E Ele também tem que ser todo-atrativo. Se Deus não é atrativo a toda pessoa, como pode ser Deus? Mas Krishna é de fato todo-atrativo.

O mantra Hare Krishna não é sectário. Porque estamos cantando estes três nomes – Hare, Krishna e Rama –, alguém talvez pense: “Esses nomes são hindus. Por que deveríamos cantar esses nomes hindus?” Existem algumas pessoas sectárias que talvez pensem assim. Contudo, o Senhor Chaitanya diz: “Isso não importa. Se você tem outro nome autorizado de Deus, você pode cantá-lo, mas cante o nome de Deus.” Essa é a instrução do Movimento para a Consciência de Krishna. Por conseguinte, não pensem que este movimento está tentando converter cristãos em hindus. Permaneçam cristãos, judeus, muçulmanos. Não importa. Porém, se você realmente quer atingir a perfeição em sua vida, tente desenvolver seu amor dormente por Deus. Essa é a perfeição da vida.

Se gostou deste material, também gostará destes: As Dez Ofensas no Cantar dos Nomes de Deus | Deus na Forma de Música | O Cantar dos Santos Nomes Chega à Vida de um Caçador.

Se gostou deste material, também gostará do conteúdo destas obras:

caminho da perfeição perfeição do cantar

 

 

 

 

 

 

Anúncios