O Nível de um Vaishnava se Revela em Sua Etiqueta

01. O Nível de um Vaishnava (artigo - sadhana)6 (2)

Svarupa Damodara Goswami
(da obra Prema-vivarta)

Em conversa com Raghunatha Dasa Gosvami, Svarupa Damodara Goswami discorre, nos primórdios do vaishnavismo de Sri Chaitanya, os deveres em comum e diferentes de um devoto na vida familiar e um devoto renunciante.

O sistema social perfeito é manter-se desempenhando o próprio dever de acordo com a posição que se tem, constantemente cantando o santo nome e prestando serviço devocional amoroso ao Supremo Senhor Krishna. Quem segue isso é verdadeiramente inteligente, íntegro e um verdadeiro devoto do Senhor. Meras atividades ritualísticas mascaradas de religião são processos enganadores. Elas roubam o valor da vida humana e degradam o executor.

Embora alguém talvez tente agir de maneira íntegra sem executar o serviço devocional ao Senhor Supremo, sua companhia deve ser evitada se ele não é um devoto de Krishna, independente de a que ordem social de vida ele pertença: estudante celibatário, chefe de família, aposentado ou renunciante do mundo.

Vaishnavas, de modo geral, são de duas categorias: chefes de família e renunciantes. Ambos são qualificados para prestar serviço devocional puro, mas seus deveres são distintos. Ambos devem agir na plataforma de yukta-vairagya, isto é, usar tudo no serviço a Krishna, sem apego. Assim, eles progridem estavelmente no caminho da rendição pura com devoção e conhecimento.

Os Deveres de um Vaishnava Chefe de Família

Um vaishnava chefe de família deve sempre viver de acordo com os deveres prescritos, recebendo graciosamente hóspedes em sua casa e satisfazendo-os plenamente. Sua disciplina espiritual não será estorvada por viver com sua esposa e se dar à companhia dela. Tampouco lhe é proibido usar óleo de mostarda ou outros óleos perfumados. Alimentos como leite, coalhada etc., que são considerados pelos brahmanas ritualísticos como indignos de serem comidos e não-vegetarianos, tornam-se plenamente vegetarianos para o praticante de yukta-vairagya.

01. O Nível de um Vaishnava (artigo - sadhana)6 (1)

A vida espiritual de um vaishnava chefe de família não será estorvada por viver com sua esposa e se dar à companhia dela.

Ele é sempre atento ao cantar do santo nome, cantado-o livre das dez ofensas. Ele aceita tudo favorável à execução do serviço devocional e rejeita cuidadosamente coisas que são desfavoráveis. Seu sucesso espiritual e excelência crescem pelo cultivo de uma fé indesviável no santo nome. Um vaishnava dessa estatura se torna ilustre em sua vida de chefe de família. Ele evita estritamente achar defeitos e analisar a conduta alheia. Ele tem uma postura compassiva em relação a todas as entidades vivas e se dedica a trabalhar para o benefício delas, sempre livre de inveja.

Os Deveres de um Vaishnava Renunciado

O vaishnava renunciado reduz suas atividades materiais a meramente manter o corpo e a alma juntos; ele não tem interesse em poupar para o futuro. Ele evita até mesmo o menor contato com mulheres, e ele adora de todo o coração o Supremo Senhor Krishna.

Vaishnavas São Humildes e Destituídos de Discriminação

Assim, os diferentes vaishnavas agem à sua maneira designada e, por adorarem Krishna e Lhe prestarem serviço devocional, encontram refúgio em Sua energia espiritual, a energia interna.

Jamais se deve distinguir entre um vaishnava chefe de família e um vaishnava renunciante. Essa mentalidade resulta na perpetração de graves ofensas. O fato mais importante é lembrar-se de que alguém com a natureza de buscar por defeitos nos outros não é um vaishnava, mas é, ao contrário, uma desgraça para toda a comunidade vaishnava.

01. O Nível de um Vaishnava (artigo - sadhana)6 (3)

Deve-se desenvolver diligentemente a disciplina devocional, sabendo que o serviço devocional ao Senhor Krishna é a essência de todas as atividades humanas.

A pessoa deve desenvolver diligentemente sua disciplina devocional, com simplicidade sincera, sabendo que o serviço devocional ao Senhor Krishna é a essência de todas as atividades humanas. O serviço devocional se torna impotente para alguém que não é capaz de subjugar dentro de si os hábitos nocivos da maledicência, falsidade, desonestidade e perdição. Aqueles que se envolvem com essas condutas pecaminosas, condutas contrárias às injunções do Srimad-Bhagavatam, tentam, com seus sentidos descontrolados, desfrutar da natureza material.

Por outro lado, o Senhor Supremo tem sempre uma postura misericordiosa para com os humildes. Visto que o orgulho sempre conduz ao inferno, deve-se evitar isso escrupulosamente. Torne-se humilde, renda-se aos pés de lótus de Sri Sri Radha-Govinda e experimente o maior dos júbilos.

.

Se gostou deste material, também gostará destes: Podemos Ser Espirituais sem Sermos Religiosos?, Encontrando Amigos Espirituais, Humildade.

.

Se gostou deste material, também gostará do conteúdo destas obras:

01. O Nível de um Vaishnava (artigo - sadhana)6 (4) 01. O Nível de um Vaishnava (artigo - sadhana)6 (5) 01. O Nível de um Vaishnava (artigo - sadhana)6 (6) 01. O Nível de um Vaishnava (artigo - sadhana)6 (1)

Anúncios