Os Benefícios do Yoga

Radhanatha Swami

Há um verso no Bhagavad-gita: ye yatha mam prapadyante tams tathaiva bhajamy aham. Este verso diz: “Segundo a maneira com que nos aproximemos do Senhor, o Senhor reciproca”. O princípio do yoga inclui todo aspecto da vida. A ideia é que temos um corpo, uma mente e um atma, a força viva – e yoga significa harmonizar os três perfeitamente, de modo que nosso corpo e nossa mente estejam em harmonia com a força viva. Existem aspectos do yoga para saúde e boa forma, e, se isso é tudo o que você quer, isso é tudo o que você terá. Se você quer saúde e boa forma mais paz mental; se você praticar apropriadamente, então é isso o que você terá. Porém, se você realmente quer ir para o aspecto espiritual do yoga, que é o verdadeiro propósito do yoga, unindo o corpo e a mente em harmonia com a força viva, a alma – então é isso o que você terá.

A alma é sat, cit, ananda – eterna, plena de conhecimento e plena de bem-aventurança. E o verdadeiro propósito do yoga, como apresentado pelos grandes mestres do yoga de tempos remotos, é nos conectar com a nossa própria natureza eternamente bem-aventurada. E Patanjali, que é um dos grandes instituidores da tradição do yoga, ensinou que isvara-pranidhana, a rendição a Isvara, que é um conceito muito pessoal de Deus – Deus como a causa de todas as causas, a fonte de tudo, a fonte de todo amor e de toda beleza – é a perfeição do samadhi. Yoga, portanto, é compreendermos verdadeiramente nossa natureza eterna relacionada com Isvara, com o Supremo, e compreender ahimsa (não-violência), o princípio do yoga dentro de yama e niyama. Ahimsa significa que, quando compreendemos nossa fonte divina, podemos compreender que todo ser vivo tem essa mesma fonte divina e que todo ser vivo é parte de Isvara e, portanto, devemos honrar e respeitar todo ser vivo, não sendo fonte de qualquer violência contra eles.

Então, se você quer ter um corpo saudável, o yoga é um dos melhores e mais abrangentes processos para ter um corpo saudável e em forma. Se você quer paz mental contra o estresse deste desafiante mundo, o yoga possui um dos sistemas mais científicos para conferir ao seu praticante paz mental, estabilidade e alívio do estresse. Contudo, o propósito de tudo isso é nos tornar instrumentos de amor e paz, e conectar-nos ao nosso atma, nossa força indestrutível. Porque, em última instância, independente de quão saudável seja nosso corpo ou de quão pacífica seja a nossa mente, nosso corpo morrerá, e o yoga praticado em sua plenitude pode nos levar além do nascimento e da morte, para nossa natureza eterna, e essa é a beleza e a glória do sistema de yoga. Ele pode nos levar ao ponto. No sexto capítulo do Bhagavad-gita, que descreve o sistema de astanga-yoga, Krsna conclui dizendo que yoginam api sarvesam mad-gatenantar-atmana, isto é, de todos os yogis, aquele que serve o Senhor Supremo com amor e devoção, com profunda fé e vivência, é o mais intimamente unido a Ele em yoga e é o mais elevado de todos. Assim, a oportunidade está disponível, a oportunidade de ser um instrumento das bênçãos de Deus, de Krsna, e realmente mudar o mundo.

.

Se gostou deste material, talvez também goste destes: O Yoga que Funciona, Yoga nos Dias de Hoje, Conversando sobre Yoga, Yoga Sutra de Patanjali, Uma Abordagem Prática.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s