Por que as Crianças Se Comportam Mal?

Urmila Devi Dasi

Vida Desregulada

Quando as crianças estão doentes, cansadas ou com fome, é frequente não demonstrarem suas necessidades como fazem os adultos e podem se tornar rudes ou não cooperarem com os adultos. Crianças que habitualmente vão tarde para a cama também são habitualmente desobedientes. Crianças que comem e dormem desreguladamente podem ser difíceis dado que estão sempre cansadas e com fome.

Por que as Crianças Se Comportam Mal? 1

Alimentação e sono regulados, o que Krishna recomenda no capítulo seis do Bhagavad-gita, é frequentemente uma ferramenta simples para ter uma criança com bom comportamento.

Treinamento Negativo

Pode parecer inacreditável, mas alguns parentes e professores, em verdade, treinam suas crianças para serem desobedientes, rudes, terem acessos de raiva e assim por diante. Crianças aprendem a se comportar de maneiras que lhes concedam algum tipo de “recompensa”. Por exemplo, se quando uma criança insulta ou ameaça os pais eles cedem às exigências da criança, a criança está sendo treinada para ser desagradável, assim como um animal é treinado para rolar e pular para ganhar comida.

Naturezas Incompreendidas

Algumas vezes, o que parece ser mau comportamento em uma criança não o é de modo algum. Adultos com pouco conhecimento do comportamento normal de crianças em diferentes idades podem categorizar erroneamente as atividades da criança. Além disso, toda criança possui uma psicologia inata. É comum pensarmos que nossa maneira particular de perceber o mundo e nos relacionarmos com ele é o ideal, mas nosso filho pode ter uma maneira diferente de o fazer que seja igualmente válida. Por exemplo, o pai ou a mãe pode ser reservado, circunspecto e bom em afazeres que não envolvam outras pessoas, e a criança talvez seja ativa, extrovertida e com boa interação interpessoal. Para semelhante pai ou mãe, a criança talvez pareça dispersa, frívola, irresponsável e julgada como uma criança que não sabe cooperar. Os pais têm que compreender que toda natureza pode ser dirigida ao serviço ao Senhor. Uma mãe satisfeita em sentar-se e costurar silenciosamente para a decoração do altar deve respeitar se sua filha é mais feliz planejando um festival.

Reação Errada

Algumas vezes, uma criança que raramente é tratada com afeição “sairá da linha” apenas para que seja notada. Vejo crianças dizerem coisas desagradáveis ou repulsivas para deixarem os adultos nervosos. A reação dos adultos pode ser negativa, mas, para uma criança faminta de amor, qualquer emoção pode ser melhor do que nada.

Por que as Crianças Se Comportam Mal? 2

Tais crianças precisam de instruções sem emoção quando indisciplinadas, e abundância de amor e afeição o restante do tempo.

Os Modos Inferiores

O Senhor Krishna explica no Bhagavad-gita que a natureza material é composta de três modos: bondade, paixão e ignorância. Tudo está em um dos três modos ou em uma combinação deles: alimentação, jogos, livros, vestimentas, conhecimento, relacionamentos, horários do dia e assim por diante. As crianças cujo ambiente seja predominantemente em bondade serão geralmente boas, ao passo que aquelas cujo ambiente seja em sua predominância em paixão ou ignorância serão cheias de tais qualidades. Por exemplo, um ambiente em ignorância é aquele em que as crianças vão tarde para a cama e acordam tarde, assistem a filmes violentos e sensuais, comem carne e intoxicantes (como refrigerantes com cafeína) e são rodeadas por insultos e brigas. A bondade suporta o desenvolvimento espiritual, ao passo que os outros dois modos obstruem semelhante desenvolvimento.

[Leia sobre os três modos aqui]

Hipocrisia

Crianças vivendo em uma atmosfera espiritualmente avivadora raramente se rebelarão. Algumas vezes, as crianças se rebelam porque veem hipocrisia, como comportamento irreligioso por parte dos pais, dos professores ou líderes que as instruem sobre a consciência de Krishna. Tal rebelião surge tipicamente no começo da adolescência, quando a inteligência de uma criança se expande de modo a compreender a natureza da sociedade adulta. Praticamente nenhum adulto poderá ser perfeito, mas podemos nos esforçar em busca do ideal enquanto honestamente admitimos nossos erros.

A Postura das Autoridades

Um dos erros mais graves que um adulto pode cometer é tolher outras autoridades adultas de uma criança. Se um dos pais critica o professor de uma criança, a criança pensará: “Por que devo fazer o trabalhinho ou mostrar respeito? Meus pais ficarão do meu lado”. E em famílias em que um dos pais frequentemente se intromete entre a criança e o outro dos pais, as crianças jamais aprendem a colaborar.

Também temos que aprender a não projetar nossos próprios problemas em nossos filhos quando estamos doentes, cansados, com fome ou desmotivados por alguma razão.

Fácil Progresso Espiritual

Quando estivermos atentos às causas subjacente da dificuldade com nossos filhos, veremos que nosso usual relacionamento com eles é de cooperação pacífica: eles nos ajudando a avançar mais facilmente em consciência de Krishna e nós fazendo o mesmo por eles.

.

Se gostou deste artigo, talvez também goste deste: Medicina Aiurvédica para Mãe e Filho.

.

Anúncios

2 Respostas

  1. Cecilia

    Muito forte! Obrigada por este!

    28 de abril de 2013 às 10:40 AM

  2. Precioso ensinamento. Jaya Prabhupada!

    1 de maio de 2013 às 7:07 PM

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s