Por que os Pés de Lótus do Guru São Comparados a um Lótus?

05 I (artigo - Sucessão Discipular e Mestre Espiritual) Por que os Pés de Lótus do Guru são Comparados a um Lótus (1303) (dia 9, aniversário de Gour Govinda) (ta)Gour Govinda Swami

Desabrochado à luz do Sol, intocado pelas águas, refúgio dos abelhões, fonte do mel.

Assim como o lótus é muito belo para os olhos e muito atrativo ao coração, os brilhantes pés de lótus de sri guru são muito belos aos olhos do discípulo e muito atrativos ao seu coração. Isso quer dizer que todas as atividades, a forma, as qualidades e os passatempos de sri guru são muito belos aos olhos do devoto praticante. Através dos olhos da meditação, o devoto praticante vê os belos pés de lótus de sri guru.

O Refúgio de um Abelhão Aflito

O abelhão vaga por todo lugar, indo a vários tipos de flores. Um tipo de flor é a flor ketaki. Essa flor existe na Índia, mas não existe no Ocidente. A árvore na qual cresce a flor ketaki, em semelhança à roseira, tem milhares de espinhos. A flor ketaki tem um perfume muito bom, e o abelhão que se atrai pelo perfume vai ao seu encontro. Contudo, por causa dos muitos espinhos da árvore, suas asas são rasgadas e ele sente grande dor e intensa aflição. O abelhão pensa: “Para onde irei agora? Eu conseguiria me refugiar em um lugar onde não há dor e aflição? Onde posso encontrar paz?”. Após vaguear de um lado a outro, o abelhão chega, por fim, à flor de lótus e experimenta o efeito refrescante e calmante que existe ali. O abelhão se refugia dentro da flor de lótus, suga o doce mel ali e, deste modo, se nutre.

05 I (artigo - Sucessão Discipular e Mestre Espiritual) Por que os Pés de Lótus do Guru são Comparados a um Lótus (1303) (dia 9, aniversário de Gour Govinda) (ta)

Assim como o abelhão se fere em flores espinhosas, a alma espiritual experimenta muitos sofrimentos no mundo material.

Similarmente, a alma espiritual que está vagando pelos inumeráveis universos e através das inumeráveis espécies de vida deste mundo material obtém apenas mais e mais sofrimentos, misérias e torturas. Não há efeito refrescante no mundo material, que é como um ardente incêndio florestal. Assim como os animais que vivem na floresta são reduzidos a cinzas pelo incêndio que começa naturalmente na floresta, pelo atrito entre dois galhos, as almas condicionadas no mundo material experienciam a sensação escaldante que vem de três fontes: adhyatmika, sofrimentos oriundos da própria mente ou do próprio corpo; adhibhautika, sofrimentos oriundos de outras entidades vivas, e adhidaivika, sofrimentos oriundos da natureza.

Depois de vaguear por incontáveis universos e incontáveis espécies de vida, a alma afortunada por fim chega aos pés de lótus de sri guru e se refugia em sua sombra fresca. Assim como o abelhão suga o mel da flor de lótus, os pés de lótus de sri guru permitem que a alma espiritual, que é comparada ao abelhão, obtenha a verdadeira nutrição e também premananda, felicidade amorosa.

Um Tipo Especial de Mel

Padma-madhu, o mel coletado da flor de lótus, é um tipo especial de mel. O aiurveda diz que é um bom medicamento para os olhos. Se alguém tem alguma doença ocular devido a impurezas nos olhos, o médico aiurvédico o aconselhará a passar um pouco de mel de lótus em seus olhos. Por causa das impurezas, a pessoa não pode ver claramente e sente dor. Aplicar mel de lótus sobre os olhos tirará todas as impurezas, em consequência do que o sujeito poderá ver claramente.

De maneira similar, o mel que emana dos pés de lótus de sri guru é tão doce e nectáreo que, se um discípulo afortunado desfruta dele, seus olhos se livrarão da concepção material.

05 I (artigo - Sucessão Discipular e Mestre Espiritual) Por que os Pés de Lótus do Guru são Comparados a um Lótus (1304) (dia 9, aniversário de Gour Govinda) (ta)

Assim como o mel de lótus pode curar problemas de visão, o mel dos pés de lótus do mestre espiritual pode nos curar da concepção material de vida.

Quando uma pessoa com problema de visão é curada, ela não apenas vê de maneira geral, mas é capaz de ver coisas muito sutis que, de outro modo, jamais teria conseguido ver. Similarmente, quando alguém se refugia nos pés de lótus de sri guru e obtém a misericórdia dele, o guru permite que o discípulo pegue o doce mel que emana de seus pés de lótus, o medicamento através do qual os olhos materiais do discípulo serão livrados de toda contaminação material. Ele desenvolve visão transcendental. Ele estava cegado pela densa escuridão da ignorância, mas a escuridão se foi agora que recebeu os olhos do conhecimento. É porque sri guru compartilha misericordiosamente o conhecimento da verdade que o discípulo desenvolve visão transcendental. Com essa visão, poderá ver a bela forma do Senhor Supremo. Esse é o mel a emanar dos pés de lótus de sri guru.

Tratamentos Ineficientes

Uma alma condicionada é como uma pessoa com uma doença muito crônica. Ela já tomou vários remédios – alopáticos, homeopáticos e aiurvédicos –, apesar do que a doença não foi curada. A doença se tornou crônica. A pessoa já tomou vários medicamentos, mas os próprios medicamentos produziram um efeito negativo. Atualmente, encontramos muitos medicamentos fortes, mas qual é o efeito deles? Simplesmente resultam em uma doença crônica e incurável. A pessoa perde sua vitalidade e não consegue nem mesmo se alimentar. Como poderia sobreviver? O médico, então, recomendará: “Você deve ingerir unicamente mel de flor de lótus”. Com isso, recobrará sua vitalidade.

O guru é como um médico que conhece o medicamento perfeito e infalível para curar a doença material. Ele pode curar porque conhece a causa do sofrimento da alma espiritual. Só há um remédio: o mel que emana dos pés de lótus de sri guru.

Tão Bom Quanto Deus

O sri guru é tão bom quanto o Senhor Supremo, o Senhor Hari. Ele não pertence a este mundo material, mas, sim, ao mundo espiritual, o mundo de Krishna. Alguém talvez pergunte: “Este mundo material é ilusório. Os três modos da natureza material estão aqui: sattva, bondade; rajas, paixão, e tamas, ignorância. O guru não será afetado pelos três modos?”. O sri guru permanece intocado. Ele jamais é afetado pelos três modos da natureza material. Em razão disso, os pés de sri guru são comparados a um lótus, que vive na água porém permanece intocado. E o abelhão que vai ao lótus que está na água e se refugia dentro do lótus também permanece intocado pela água, isto é, a alma afortunada que se refugia nos pés de lótus de sri guru jamais temerá este mundo material.

05 I (artigo - Sucessão Discipular e Mestre Espiritual) Por que os Pés de Lótus do Guru são Comparados a um Lótus (1305) (dia 9, aniversário de Gour Govinda) (ta)

Embora o lótus viva na água, ele não é tocado pela mesma.

Assim como o lótus confere abrigo para o abelhão e o protege de ser tocado pela água, o discípulo que se abriga nos pés de lótus de sri guru não será afetado pela natureza material.

O Sol do Desejo Intenso

Há mais um ponto. Quando o Sol nasce, o lótus desabrocha, e quando o Sol se põe, as pétalas do lótus se fecham. Similarmente, as pétalas dos pés de lótus do guru se abrirão quando vejam o choro no coração da alma sofredora e seu desejo intenso de ir de volta ao Supremo e obter Krishna. Esse chorar por bhakti é como o nascer do Sol.

Quando o Sol se põe, as pétalas do lótus se fecham. Similarmente, vemos que é comum um discípulo que tenha desenvolvido um desejo intenso e ardente em seu coração e tenha ido até um guru e recebido refúgio perca sua dedicação devocional posteriormente. Por cometer algum tipo de ofensa, como ofensa aos santos nomes ou ofensa a devotos do Senhor, ele perde sua dedicação. Sua devoção é retraída e ele não cumpre as ordens do guru ou deixa de ouvir a mensagem do guru. Se semelhante devoto comete alguma ofensa e fica na companhia de ofensores e materialistas, se não tem verdadeira associação com os santos, o Sol irá se por e as pétalas do lótus fecharão.

Contudo, isso não se aplica aos devotos avançados que desenvolveram gosto pela doçura transcendental. Eles não podem deixá-la porque se tornou a vida e alma deles – não lhes é possível sobreviver sem isso. Para tais discípulos, os pés de lótus do guru jamais desaparecerão. Tais indivíduos já alcançaram pelo menos o estágio chamado de nistha, “estabilidade”. Para esses devotos, o guru está sempre manifesto. Eles estão sempre com o guru, e o guru, sempre com eles.

.

Se gostou deste material, também gostará destes: Vyasa-Puja, A Adoração ao Mestre Espiritual, A Importância de Aceitar um Mestre Espiritual, Pés de Lótus, Corações de Cisnes: Uma Compilação de Instruções Fundamentais sobre os Papéis de Guru e Discípulo.

.

Se gostou deste material, também gostará do conteúdo destas obras:

05 I (artigo - Sucessão Discipular e Mestre Espiritual) Por que os Pés de Lótus do Guru são Comparados a um Lótus (1306) (dia 9, aniversário de Gour Govinda) (ta) 05 I (artigo - Sucessão Discipular e Mestre Espiritual) Por que os Pés de Lótus do Guru são Comparados a um Lótus (1307) (dia 9, aniversário de Gour Govinda) (ta)05 I (artigo - Sucessão Discipular e Mestre Espiritual) Por que os Pés de Lótus do Guru são Comparados a um Lótus (1308) (dia 9, aniversário de Gour Govinda) (ta)05 I (artigo - Sucessão Discipular e Mestre Espiritual) Por que os Pés de Lótus do Guru são Comparados a um Lótus (1309) (dia 9, aniversário de Gour Govinda) (ta)

Uma resposta

  1. Pingback: Artigos e Palestras | Volta ao Supremo | Página oficial

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s