Renovando o Entusiasmo no Novo Ano

29 I (artigo - superação de obstáculos) Renovando o Entusiasmo no Novo Ano (1350) (bg)1

Giridhari Dasa

A virada do ano sempre nos leva à reflexão sobre como estamos conduzindo nossa vida. As festividades de final de ano, compartilhadas praticamente no mundo inteiro, criam uma sensação de “parada obrigatória”, criando um espaço mental para pensarmos sobre assuntos mais profundos, além dos afazeres do dia-a-dia. Vamos assim aproveitar a data especial da virada do ano para planejar um ano novo com mais entusiasmo para a vida espiritual. Neste artigo, algumas dicas que podem ser úteis.

A virada do ano sempre nos leva à reflexão sobre como estamos conduzindo nossa vida. As festividades de final de ano, compartilhadas praticamente no mundo inteiro, criam uma sensação de “parada obrigatória”, criando um espaço mental para pensarmos sobre assuntos mais profundos, além dos afazeres do dia-a-dia.

Para quem foi abençoado com o despertar da alma em consciência de Krishna, nada é mais importante do que seu progresso em bhakti. Assim, na vida de um devoto, a reflexão que mais merece sua atenção é: o que fiz para cultivar minha consciência de Krishna este ano? O que posso fazer para me empenhar mais ano que vem? Por mais que as ondas de maya tirem nosso foco e inteligência, uma pessoa com bom senso logo se lembra de que nada trará felicidade real nesta vida, exceto o progresso espiritual, o reencontro gradual com Krishna, por mais lento que seja. Tudo o mais passa… e passa rápido! Nossos sonhos de carreira ou empreendedorismo logo se transformam em tédio, estresse e cansaço. Todos os relacionamentos com o tempo demonstram suas limitações, e os prazeres sensoriais imediatos pouco fazem por nosso bem-estar duradouro. A elevação da consciência em devoção (bhakti-yoga, ou consciência de Krishna) é literalmente a única coisa que pode nos trazer felicidade crescente e bem-aventurança ao longo de toda a nossa vida. A real felicidade, portanto, depende completamente de nosso empenho em cultivar nossa vida espiritual.

E aqui entra o ponto crucial do segredo de uma vida feliz: como manter o entusiasmo nas práticas que nos levam ao progresso espiritual? Afinal, todos que tiveram seu “despertar” sabem o prazer especial da vida espiritual. Bilhões de pessoas, por toda a história, já o sentiram. Se você está lendo este artigo, possivelmente já deve ter sentido também. Krishna, no Bhagavad-gita, fala do “gosto superior”. Então não há dúvida: realmente o “gosto superior” da vida espiritual, o tal do “néctar” a que tanto nos referimos na consciência de Krishna, é fato. Mas o tempo passa, aquela infusão de entusiasmo inicial se desvanece e terminamos por deixar nossa vida espiritual minguar – perdemos o ímpeto de melhorar e progredir.  Sim, sentimo-nos ainda bem melhores do que antes. Sabemos que estamos bem. Conseguimos fazer a “conexão” nos momentos de aflição, de reflexão ou em encontros com outros devotos. Mas perdemos o ímpeto de avançar e, assim, deixamos de sentir, constantemente, o “néctar”, o “gosto superior” da bem-aventurança transcendental.

O remédio? Utsaha! Entusiasmo! O entusiasmo é aquilo que nos motiva a seguir em frente, a fazer o sacrifício (sacro ofício = ocupação sagrada), a nos empenhar. Em suma, o entusiasmo nos faz ir adiante com as duas práticas essenciais da vida espiritual: japa (a meditação mântrica) e o cultivo do conhecimento transcendental. A terceira prática essencial, prasada, ou comer alimentos primeiramente oferecidos com amor e devoção a Krishna, é fácil! Poucos abandonam essa prática. Não custa nada, não leva tempo algum. Mas as outras práticas cruciais para o avanço… infelizmente muitos as deixam de lado após algum tempo. Como resultado, a pessoa não avança mais, fica estagnada, perde o brilho.

A essência do segredo para ter felicidade na vida está em como desenvolver entusiasmo para garantir que nunca deixemos de lado as práticas de japa e cultivo do conhecimento transcendental.

Aqui vão umas dicas que aprendi nesses anos de prática:

1. Seja guiado por sua inteligência! Podemos ser guiados por muitas coisas: desde as mais nocivas e destrutivas, como ódio e preguiça, ou pelas mais nobres, como o amor e a sabedoria transcendentais. Temos que criar o hábito de consultar nossa inteligência antes de agir, de recorrer a nossa inteligência ao planejar a vida, ou mesmo nosso dia. Não seja guiado pelo sentimento prevalecente, pelos impulsos baixos do falso ego, pela mídia popular ou crenças mundanas. Se você já iniciou suas práticas, já se abrigou em Srila Prabhupada, isso é porque sua inteligência já foi iluminada pela sabedoria transcendental do Bhagavad-gita, Srimad-Bhagavatam e dos mestres espirituais. E quanto mais cultivar o conhecimento transcendental dia após dia, mais forte ficará sua inteligência. Krishna explica a Arjuna no final do capítulo 3 do Bhagavad-gita que o uso da inteligência iluminada é a única forma de combater os impulsos da vida material. Uma vez, meu mestre espiritual, Hridayananda Dasa Gosvami, falou que a consciência de Krishna é para pessoas inteligentes. Não inteligentes no sentido de QI alto, mas pessoas que de fato usam sua inteligência ativamente.

2. Seja um missionário! É dificílimo viver uma longa vida de práticas espirituais sem estar engajado em trabalho missionário. É uma questão de bom senso: se a vida espiritual nos faz bem, naturalmente vamos querer compartilhá-la com outros. Além do mais, estamos vivendo um período especial da história, onde nós da ISKCON estamos servindo nosso acharya­- fundador, Srila Prabhupada, que pediu incontáveis vezes que o ajudássemos em sua missão de levar a consciência de Krishna para todas as partes do mundo, e isso porque ele está acatando a ordem direta de Krishna na forma de Sri Chaitanya Mahaprabhu, que veio ao mundo justamente para difundir krisnha-prema, esse amor puro por Krishna que almejamos. Ou seja, é realmente o desejo claro de Krishna e Srila Prabhupada que nos ocupemos no trabalho missionário. E, graças a Deus, o trabalho missionário nos enche de entusiasmo! Recebemos muita misericórdia especial fazendo esse trabalho tão importante e querido por Krishna, e parte disso vem na forma de entusiasmo. Além disso, há duas consequências naturais, extremamente benéficas, para nos ajudar a ter um bom sadhana, a estar ocupado em trabalho missionário: a) você se coloca como um exemplo, uma vitrine da consciência de Krishna – portanto, sentirá o dever especial de ter uma boa prática, e b) você fica na companhia de muitos outros devotos. É dando que se recebe! Dando consciência de Krishna, você receberá consciência de Krishna.

3. Busque a companhia dos devotos! A companhia dos devotos é uma das seis práticas essências para o sucesso na consciência de Krishna. Na verdade, é basicamente impossível manter uma vida espiritual sem a companhia dos devotos. A companhia transcendental não implica necessariamente em companhia em pessoa – podemos nos associar com devotos na forma de palestras gravadas, livros, mídia social e e-mail. Mas, é claro, sempre é bom buscar participar de retiros, festivais ou encontros semanais quando possível. De todos os tipos de associação, a mais importante é associação com almas avançadas, com nossos gurus. O entusiasmo deles é contagiante e nos traz inspiração.

4. Oração! Quem não chora não mama, diz o velho ditado! Peça a Krishna para lhe dar entusiasmo. Peça todos os dias! Lembre-se de que todas as qualidades vêm de Krishna. Krishna é o manancial de entusiasmo. Ore regularmente e com sinceridade e Ele o abençoará.

Agora, algumas dicas de coisas que tiram nosso entusiasmo e que, portanto, devemos evitar:

1. Fofoca e crítica: Nada pior para nosso entusiasmo do que ouvir, o que dizer de propagar, fofoca e críticas, especialmente sobre devotos. Isso alimenta nossa inveja, que é a causa básica de nosso condicionamento mundano e de nossa ignorância que nos convence que é melhor não nos esforçarmos.

2. Comportamento imoral: A atividade imoral ou pecaminosa corrói nossa consciência, dificultando muito o progresso espiritual e sentimentos iluminados, como o entusiasmo transcendental. Os mestres nos falam de “princípios reguladores” e Krishna fala de “qualidades divinas” para nos ajudar a viver uma vida no modo da bondade, a fim de que maximizemos nosso potencial para o progresso espiritual.  Temos que nos esforçar nesse sentido.

3. Cultivo de companhias mundanas: Se mantivermos muita associação íntima com pessoas mundanas, ou seja, pessoas que não têm foco espiritual e não se preocupam em viver uma vida de retidão moral no modo da bondade, invariavelmente vamos degradar nossa consciência, perdendo assim o entusiasmo para a vida espiritual.

Vamos assim aproveitar a data especial da virada do ano para planejar um ano novo com mais entusiasmo para a vida espiritual. Coloquei aqui algumas dicas que podem lhe ser úteis. Experimente e veja! Vamos seguir em frente, no ano novo, descobrindo novos horizontes transcendentais no serviço amoroso a Krishna. Muitas felicidades e muito entusiasmo transcendental para todos nós!

.

Se gostou deste material, também gostará destes: Apostando a Própria Vida, Por que Criticamos?, Param Dristva: Buscando Refúgio no Puro Prazer da Alma.

Se gostou deste material, também gostará do conteúdo destas obras:

 29 I (artigo - superação de obstáculos) Renovando o Entusiasmo no Novo Ano (1350) (bg)2 29 I (artigo - superação de obstáculos) Renovando o Entusiasmo no Novo Ano (1350) (bg)4 29 I (artigo - superação de obstáculos) Renovando o Entusiasmo no Novo Ano (1350) (bg)3

3 Respostas

  1. Anônimo

    Eu não sou membro do Hare Krishna, mas divulgo na minha página, faço japamala, leio o Bhagavad-gita, tenho muitas amizades com os membros ISKCON Índia e sou vegetariana há muito anos. Adorei seu artigo, e é assim que eu me vejo: sempre em busca da espiritualidade e do amor de Krishna. Para 2014, crescimento espiritual, amor e luz.

    29 de dezembro de 2013 às 8:21 PM

  2. Obrigado pelo post! Me inspirou muito. HARE OM!

    29 de dezembro de 2013 às 10:17 PM

  3. Pingback: Artigos e Palestras | Volta ao Supremo | Página oficial

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s