Inaugurado Segundo Maior Templo da ISKCON no Mundo

13 I (notícia - templos) Inaugurado Segundo Maior Templo da ISKCON no Mundo (982)Madhava Smullen

Na cidade que Srila Prabhupada chamou de “o centro espiritual do norte da Índia”, é majestosamente inaugurado mais um oásis para as sedentas almas no deserto do mundo material.

13 de dezembro de 2014 – Dezenas de milhares de devotos e membros do público compareceram à recente inauguração do novíssimo Sri Sri Radha Madhava Mandir, em Kanpur, Índia, o segundo maior templo da ISKCON no mundo, depois da sede da sociedade em Mayapur, Bengala Ocidental.

13 I (notícia - templos) Inaugurado Segundo Maior Templo da ISKCON no Mundo (981)1
Devakinandana Dasa (segundo à esquerda), secretário regional da ISKCON, junta-se a outros líderes da ISKCON no banho de Sri Sri Radha Madhava no templo recém-inaugurado.

Entre os presentes, estavam o governador de Uttar Pradesh, Sri Ram Naik, e o governador de Nagaland, Sri Padmanabh Acharya, que presidiu a cerimônia inaugural.

Personalidades influentes da ISKCON também presentes incluíam o GBC Gopal Krishna Goswami, Bhakti-charu Swami, Radhanatha Swami e Anuttama Dasa; discípulos seniores de Prabhupada, como Bhurijana Dasa, Deena Bandhu Dasa e Lokanatha Swami; e o secretário zonal Devakinandana Dasa, que desenvolveu o projeto e supervisionou a grande abertura.

13 I (notícia - templos) Inaugurado Segundo Maior Templo da ISKCON no Mundo (981)2Multidão na sala do templo.

O festival épico se alongou do dia 1º ao dia 5 de outubro, com convidados chegando no dia 1º. No dia 2, as Deidades de Sri Sri Nitai Gaurasundara, Sri Sri Radha Madhava e Sri Sri Sita Rama Lakshmana Hanuman mudaram-se com grande pompa e solenidade de Seu antigo templo, na mesma propriedade, para o templo novo e imenso.

No último dia 3 de outubro, o auspicioso dia de Sri Ram Vijaya Dashami, mais conhecido na Índia como Dusshera, aconteceu a principal cerimônia de instalação das Deidades.

Um elaborado yajna, ou cerimônia de fogo, teve início às oito horas da manhã, acompanhado pelo canto de mantras dos Vedas e das Upanishads. Foi seguido por um abhisheka (banho cerimonial) com duração de duas horas.

13 I (notícia - templos) Inaugurado Segundo Maior Templo da ISKCON no Mundo (981)3
Uma audiência entusiástica.

O altar, então, foi fechado para as Deidades serem vestidas. Enquanto isso, dignitários deram uma série de discursos, após o que, às duas horas da tarde, Suas Onipotências Se colocaram diante dos olhos de todos em Suas magníficas vestes novas em Seu novo altar, pela primeira vez.

Outros eventos ao longo do festival incluíram palestras e kirtanas de líderes destacados, todas as noites, bem como muitos diferentes programas culturais sobre o palco, como uma encenação do antigo épico Ramayana.

Um ponto alto em particular foi uma elaborada apresentação de dança de Hema Malini com o tema dos passatempos de Krishna e da grande santa Mirabai. Há muito tempo devota de Krishna e apoiadora da ISKCON, Hema Malini é uma lendária atriz de Bollywood e membro do parlamento de Mathura, a terra natal do Senhor Krishna.

13 I (notícia - templos) Inaugurado Segundo Maior Templo da ISKCON no Mundo (981)4
As recém-instaladas Sri Sri Radha Madhava.

Também houve um festival especial para crianças, apelidado de “Natkhat Gopal Mela”, que foi organizado de 1º a 3 de outubro por Krishnamayi Dasi, da ISKCON Mumbai, e que se revelou extremamente popular, atraindo entre 1500 e 2000 pessoas diariamente.

Simultaneamente, delicioso prasada (alimento santificado) era servido para todos – cortesia do chef Gauranga Dasa, da ISKCON Chowpatty.

“Patrocinadores e outros convidados gostaram muitíssimo do festival, chamando-o de ‘o maior festival na história de Kanpur’”, diz o presidente do templo, Prema-harinama Dasa. “Gostaram especialmente do yajna-kunda (o local onde é aceso o fogo sacrificial), preparado pelo departamento de puja (adoração ritualística). E os devotos também estavam apreciando muito a cerimônia de abertura, sentindo-se muito gratos por terem auxiliado na sua realização”.

13 I (notícia - templos) Inaugurado Segundo Maior Templo da ISKCON no Mundo (981)5
A atriz de Bollywood e antiga amiga da ISKCON Hema Malini atua um passatempo de Krishna.

Agora, espera-se que a construção da primeira fase do imenso complexo de Sri Sri Radha Madhava, projetado pelo renomado arquiteto de Mumbai Prem Nathji, seja concluída dentro dos próximos quatro ou seis meses.

O complexo incluirá não apenas o templo de mármore branco de 15.000 metros quadrados com três domos majestosos, mas também um asrama védico com espaço para 200 monges residentes, uma casa de hóspedes, um centro de Alimentos para a Vida, um salão de eventos, uma academia de treinamento vaishnava para jovens, loja de presentes, restaurante, estrutura de proteção às vacas e uma biblioteca com salão de conferências.

O complexo se expande por 6 hectares de jardins e tanques, e localiza-se às margens do Ganges, próximo a Bithoor, perto do local de nascimento do grande e jovem devoto Dhruva Maharaja e do asrama do autor do Ramayana, Valmiki Muni.

13 I (notícia - templos) Inaugurado Segundo Maior Templo da ISKCON no Mundo (981)6
Um dos belos candelabros pendurados sobre a sala do templo.

Trata-se da concretização de um sonho vocalizado pela primeira vez pelo acharya-fundador da ISKCON, Srila Prabhupada. Devakinandana Dasa, secretário zonal dos templos de Vrindavana e de Juhu, bem como de dois estados da Índia – Uttar Pradesh e Rajastão –, explica: “Eu era assombrado pela declaração de Srila Prabhupada em uma carta: ‘Certamente devemos ter um centro em Kanpur’. Prabhupada mencionou que é uma das cidades mais importantes no estado de Uttar Pradesh”.

Devakinandana Dasa foi a pessoa-chave por trás dos esforços em Kanpur. Mantendo o desejo de Prabhupada como a meta, recrutou devotos para o projeto, inspirou membros congregacionais a fazerem doações, trabalhou com arquitetos e funcionários do governo, e até mesmo supervisionou o planejamento e a organização da grande cerimônia de abertura do templo.

Para o auxílio de Devakinandana, estava disponível uma aquipe de devotos, incluindo líderes como Radharanjana Dasa, Ramacharana Dasa e Haripriya Dasa. Todos trabalharam por muitos anos para concretizar a visão de Prabhupada em criar um templo palaciano para o Senhor Krishna em Sua forma de Sri Sri Radha Madhava.

Hoje, devotos em Kanpur – um dos centros industriais e educacionais da Índia – já realizam muitos projetos que certamente são queridos ao coração de Srila Prabhupada.

13 I (notícia - templos) Inaugurado Segundo Maior Templo da ISKCON no Mundo (981)7
O templo, ainda inacabado, será o segundo maior da ISKCON, depois do Sri Mayapur Candrodaya Mandir.

Estão cuidando de sessenta vacas no Goshala, distribuindo refeições por meio do “Alimentos para a Vida” em vilas vizinhas, pregando para a juventude em muitas das principais universidades de Kanpur, organizando acampamentos de verão para crianças bem como programas para formar congregações e conseguir patrocinadores vitalícios.

“Durante nossa inauguração, Gopal Krishna Goswami nos falou sobre como Srila Prabhupada via Kanpur como sendo o centro espiritual do norte da Índia”, diz Prema-harinama. “Nós, então, dedicamo-nos a levar o movimento de Srila Prabhupada a esse povo”.

“Além disso”, adiciona, “Lokanatha Swami predisse que Kanpur crescerá como um centro global, a partir de onde os santos nomes do Senhor alcançarão o mundo inteiro. Nossos planos a longo prazo para o templo de Kanpur, então, giram em torno de cumprir essas profecias dos vaishnavas, com o desejo de Srila Prabhupada como a essência”.

Todo o conteúdo das publicações de Volta ao Supremo é de inteira responsabilidade de seus respectivos autores, tanto o conteúdo textual como de imagens.

.

Se gostou deste material, também gostará destes: Um Espetáculo Multicolorido dentro do Branco Esplendoroso, Paraíso dos Pândavas: Um Refúgio na Chapada dos Veadeiros para Corpo, Mente e Alma, Um Templo para Krishna nas Montanhas de Paraty.

.

Se gostou deste material, também gostará do conteúdo destas obras:

12 SI (história - Semideuses e Semideusas) O Brilho do Vagalume à Luz do Sol (3600) (bg)512 SI (história - Semideuses e Semideusas) O Brilho do Vagalume à Luz do Sol (3600) (bg)6 12 SI (história - Semideuses e Semideusas) O Brilho do Vagalume à Luz do Sol (3600) (bg)7 12 SI (história - Semideuses e Semideusas) O Brilho do Vagalume à Luz do Sol (3600) (bg)9

2 Respostas

  1. Nesta era pesada de Kali-yuga, sempre que tivermos e pudermos incentivar e participar da construção de templos devemos fazê-lo sem hesitar, para diminuir a carga materialista pelo bem-estar e educação espiritual.

    Hare Krishna!

    4 de janeiro de 2015 às 10:30 PM

  2. Pingback: Vrajabhumi: 25 Anos de Beleza e Devoção | Volta ao Supremo | Página oficial

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s