Livros de Srila Prabhupada na Feira Internacional do Livro de Havana

feira internacionalMadhava Smullen

Pela primeira vez, parte dos livros de Srila Prabhupada passa pela censura do governo e são oficialmente apresentados em Cuba.

4 de maio de 2018 – A Bhaktivedanta Book Trust já traduziu os livros de Srila Prabhupada, acharya-fundador da ISKCON, para 87 línguas, e os está distribuindo no mundo todo. Contudo, mesmo agora, com 52 anos de existência da ISKCON, novas fronteiras estão sendo alcançadas.

Em Cuba, a distribuição dos livros de Prabhupada nas ruas é proibida, e os devotos há muitos anos têm buscado maneiras legais de apresentá-los. Este ano, por fim, descobriram uma oportunidade de ouro: a Feira Internacional do Livro de Havana.

Todos os livros tiveram que ser inspecionados e aprovados pelo governo cubano em um processo burocrático, longo e de muito suspense. Qualquer livro que fizesse qualquer mínima menção do termo “comunismo” não podia ser submetido. Felizmente, muitos títulos passaram pelo processo e foram autorizados a serem apresentados na feira.

A conquista pioneira foi fruto de um trabalho de equipe. A BBT América Latina, encabeçada por Hanuman Dasa, fez os arranjos. O escritório da BBT México forneceu os livros a preço de custo. Uma generosa doação da ISKCON Canadá cobriu despesas. E quatro devotos viajaram do México para Cuba para estarem no estande da BBT na feira.

Os devotos se sentiram muito honrados por participar da 27ª edição dessa feira anual, um verdadeiro fenômeno. Acontecendo de 2 a 10 de fevereiro, aconteceu no forte San Carlos de la Cabaña, em Regla, construído no século XVIII para proteção contra ataques coloniais britânicos.

publico feira internacionalO público estimado da feira foi de 450.000 visitantes.

Participaram da feira do livro 133 editoras, de 31 países, bem como mais de 100 editores e escritores do mundo todo. A feira contou também com recitação de poemas, atividades infantis, exibições de artes e concertos à noite.

Embora a população total de Havana seja de apenas 2,1 milhões de pessoa, um total de cerca de 450.000 visitantes estiveram na feira durante sua semana de funcionamento, abarrotando o interior do forte todos os dias.

“A Feira do Livro de Havana é a única ocasião durante o ano em que cubanos têm a chance de obter livros de editoras internacionais”, diz Hanuman Dasa. “É um evento que muitos cubanos esperam ao longo do ano todo. Cubanos têm educação gratuita, cuidados médicos gratuitos etc., mas pouquíssima renda. Apesar disso, ainda se organizam para guardar dinheiro a fim de comprar livros.”

Os devotos, vestidos nos uniformes azuis da BBT América Latina, estabeleceram um estande grande e atrativo na feira, com tecidos coloridos nas paredes e cartazes do Senhor Krishna, Chaitanya Mahaprabhu e Srila Prabhupada.

O preço dos livros variava entre $3 e $20, em semelhança ao preço das obras das demais editoras internacionais – um valor extremamente caro em comparação com o preço de livros locais, que custam entre 20 e 90 centavos. Independente disso, os frequentadores da feira compraram um incrível total de 2.230 livros de Srila Prabhupada. Entre os títulos, constavam livros grandes, como o Bhagavad-gita Como Ele É e Ensinamentos da Rainha Kunti, e livros menores, como Voltando a Nascer e A Perfeição do Yoga.

estandeEstande da BBT na feira.

“Nosso estande estava constantemente cheio de pessoas usando suas preciosas economias para comprar os livros de Srila Prabhupada”, diz Nrisimha Kripa Dasa, um dos organizadores. “Alguns vieram três ou até mesmo quatro vezes para obter livros para si e para seus amigos, voltando vezes e mais vezes até terem todos os nossos títulos.”

Os devotos constataram que os cubanos são ávidos por leitura e muito cultos, frequentemente iniciando discussões profundas com eles sobre filosofia, história ou psicologia. Embora muitos já houvessem lido uma edição diferente da Bhagavad-gita, impressa pelo seu governo, ficaram particularmente impressionados com a qualidade e beleza do Bhagavad-gita Como Ele É, de Srila Prabhupada.

“Um casal, professores de grego e religião, se apaixonou pelo Gita de Prabhupada assim que o viram”, Nrisimha Kripa recorda. “O preço era $8, mas eles tinham apenas $3. Vendo seu profundo desejo, pedi que levassem o livro de qualquer maneira. Eles ficaram muito tocados e voltaram no dia seguinte com todas as suas reservas financeiras para gastarem tudo no estande da BBT. Enquanto estavam lá, ficaram segurando o Bhagavad-gita de Prabhupada para que todos que estavam passando pudessem ver e falavam: ‘Este é o melhor livro de toda a feira.’ Graças a eles, muitos outros também compraram o Bhagavad-gita.”

Muitos outros foram poderosamente tocados pelos livros de Srila Prabhupada, e a gratidão deles se manifestou de diferentes maneiras. “Algumas pessoas ofereciam um lugar para ficarmos, e outros falavam sobre locais onde podíamos expor nossos livros”, conta Nrisimha Kripa. “Alguns donos de livrarias quiseram comprar todo o estoque de livros que ainda tínhamos ao término da feira.”

Durante a feira, Aravinda Dasa e Nrisimha Kripa Dasa também fizeram duas palestras sobre o Bhagavad-gita, as quais foram tão bem recebidas que muitas pessoas compraram livros imediatamente após a fala deles.

Todos que compraram livros receberam cartões com um número de telefone para entrarem em contato com os devotos locais. O resultado foi animador: desde a feira, incontáveis ligações foram recebidas, com muitas pessoas se juntando aos programas da consciência de Krishna que acontecem na casa de devotos.

“As pessoas estão sedentas por isso”, diz Hanuman.

A BBT planeja participar da Feira Internacional do Livro de Havana todos os anos a partir de agora, trazendo de duas a três vezes mais livros do que trouxeram neste primeiro ano, devido à grande demanda. Também esperam viajar com a feira para muitas outras importantes cidades de Cuba. O restante do dinheiro de patrocínio para esse ano irá para um fundo para apoiar esses esforços.

“Isto foi uma empolgante conquista: os livros de Srila Prabhupada chegam oficialmente a Cuba pela primeira vez”, diz Hanuman. “Para os devotos cubanos e para a BBT, é um sonho que se torna realidade.”

Se gostou deste material, também gostará destes: Luz do Bhagavata Ilumina Shopping no Interior de São Paulo | Volta ao Supremo: Sua História e Seu Valor.

Se gostou deste material, também gostará do conteúdo destas obras:

srisolucao

Anúncios