Kirtan Fest, A América Latina Imersa nos Santos Nomes

08 I (entrevista - festivais) Kirtan Fest 1

Volta ao Supremo: O que é kirtan? Qual a sua importância? Quem pode participar?

Vaikuntha Murti: Kirtan é um processo milenar no qual trabalhamos nossa espiritualidade por meio do cantar dos santos nomes de Deus, ou, mais precisamente, por cantar o maha-mantra Hare Krishna. De acordo com os Vedas (escrituras sagradas), Krishna (Suprema Personalidade de Deus) é tão pleno e onipresente que, quando cantamos Seus nomes, purificamos nossa consciência e entramos numa sintonia que está muito além deste mundo material.

08 I (entrevista - festivais) Kirtan Fest (1400) (pm)2

Amala Kirtan, uma das presenças confirmadas no festival.

Volta ao Supremo: O Brasil vibrou tanto com o primeiro Kirtan 24 horas que o evento cresceu gradualmente até se tornar, na última edição, no ano de 2012, o Kirtan 72 horas. Imaginando que o limite havia sido alcançado, somos surpreendidos pelo senhor com a organização de um evento de kirtan ainda maior. Como será a estrutura para um evento tão grande?

Vaikuntha Murti: Festivais de kirtan de longa duração têm virado uma febre mundo afora, e isto é mais uma prova da potência do cantar do maha-mantra. No Brasil, felizmente, não tem sido diferente, e, desde 2008, este tipo de evento tem ganhado força e dimensões cada vez maiores.

08 I (entrevista - festivais) Kirtan Fest (1400) (pm)3

Devotos tocando karatalas, instrumento indiano de percussão.

Nosso foco não é bater recordes de tempo, mas sim focarmos na qualidade do cantar dos santos nomes. Em 2013, inspirados por eventos como o Kirtan Mela, que ocorre em Mayapur e na Alemanha, teremos uma programação que valorizará os programas matinais do templo. Ou seja, o Kirtan Fest acontecerá de 11 a 17 de novembro das 11h às 23h, e, antes disto, teremos regularmente o mangala-arati, tulasi puja, japa-mala, aula do Srimad-Bhagavatam, a cerimônia govinda e ainda uma sessão com os pioneiros da ISKCON Brasil trazendo belos passatempos do início do movimento Hare Krishna no país.

Volta ao Supremo: Uma novidade deste ano é que o Kirtan Fest não acontecerá apenas em Nova Gokula, no interior de São Paulo, senão que acontecerá também em Santiago do Chile e Buenos Aires. Como surgiu a ideia? Como o evento se mantém integrado como um só festival apesar de realizado em três localidades distantes?

Vaikuntha Murti: O Kirtan Fest vem com a proposta de se tornar um grandioso festival de kirtan e que pode ser realizado em qualquer lugar sem perder sua originalidade. Inicialmente, a ideia era somente realizá-lo em Nova Gokula, porém, diante do grande número de renomados líderes de kirtan confirmados para o evento, decidi levar o Kirtan Fest também para Buenos Aires e Santiago do Chile, e, desta forma, poderíamos dividir os custos de passagens aéreas de alguns kirtanyas, como Amala Kirtan Dasa, que estará em Buenos Aires, e Devadharma Prabhu, que participará do evento em Santiago do Chile. Imediatamente, Maha Sundari Devi Dasi (Buenos Aires) e Panchali Devi Dasi (Santiago) compraram a ideia e então padronizamos o nome e identidade visual do Kirtan Fest para os três países, e, até então, tudo está caminhando muito bem. É muito gratificante saber que Amala Kirtan e Devadharma estarão ambos pela primeira vez em cidades importantes como Buenos Aires e Santiago. Estes dois músicos vaishnavas têm um potencial incrível para inspirar outros devotos na arte de realizar kirtans, e estou certo de que isto irá contribuir significativamente para o sucesso do evento.

08 I (entrevista - festivais) Kirtan Fest 4

Os kirtanas femininos sempre propiciam fortes emoções.

Volta ao Supremo: Alguns músicos internacionais já têm presença confirmada, como Bhakti Lata Devi Dasi, dos Estados Unidos; o mencionado Amala Harinam Dasa, de Londres; e Nadiya Mani, da Índia. O senhor poderia falar sobre esses kirtaniyas? Quais são os outros devotos musicistas que possivelmente estarão no festival?  

Vaikuntha Murti: Há muitos festivais de kirtan pelo mundo e sempre acompanho de perto novos talentos. Hoje temos uma grande safra de jovens líderes de kirtan, e, além do talento musical, eles geralmente carregam qualidades pessoais que nos fazem apreciá-los ainda mais. Este ano, já temos confirmados nove renomados líderes de kirtan. São eles: Amala Kirtan Dasa (Dallas), Amala Harinam Dasa (Londres), Nadiya Mani (Londres), Bhakti Lata Devi Dasi (Alachua), Kalindi (Dallas), Kapila (Dallas), Devadharma (Mayapur), Ajamil Dasa (Toronto) e Bal Krishna (Santiago).

08 I (entrevista - festivais) Kirtan Fest (1400) (pm)5

Purushatraya Swami cantando os santos nomes com um harmônio em uma versão anterior do festival.

Volta ao Supremo: Além do canto dos santos nomes, há a proposta de haver apresentações filosóficas sobre essa prática muito antiga. Como será isso? Quem serão os oradores?  

Vaikuntha Murti: Teremos diariamente aulas do Srimad-Bhagavatam sobre o cantar dos santos nomes e conduzidas por estudiosos do assunto, como Sua Santidade Dhanvantari Swami, Sua Santidade Purushatraya Swami, Sua Santidade Chandramukha Swami e Radhanatha Dasa, e conduzidas mesmo por alguns líderes de kirtan, como Bhakti Lata Devi Dasi.

Volta ao Supremo: Vyenkata Bhatta Dasa, em um artigo publicado aqui na Volta ao Supremo, disse que “os mais céticos entre nós estão adotando uma postura ‘aguardar para conferir’, temerosos que, por trás das habilidades técnicas e promoção empolgante, esses kirtaniyas careçam de maturidade espiritual e prática regulada da consciência de Krishna. Com efeito, em alguns círculos mais conservadores, a percepção que persiste sobre a nova escola de kirtan é que seus líderes são mais astros de rock do que espiritualistas; fortes em diversão e fracos em princípios”. O que o senhor acha dessa declaração?

Vaikuntha Murti: Sem dúvida este tema abriria talvez uma discussão longa e paralela, mas tentarei ser breve e objetivo. É fato que temos sempre que ter o bom senso para escolher algo que beneficiará nossa vida espiritual e ninguém tem sido obrigado a participar destes festivais de kirtan. Particularmente, não acredito que um líder de kirtan que leva uma vida mundana possa trazer “shakti” em seus kirtans a ponto de inspirar muitos no cantar dos santos nomes. Ou seja, o vigor e a vida de um kirtan estão associados à devoção e à sinceridade que um líder de kirtan tem no cantar dos santos nomes. Sem dúvida, os princípios reguladores nos dão força e são importantes, porém não podemos desconsiderar a firme fé no cantar do maha-mantra que muitos destes jovens vaishnavas possuem. O Kirtan Fest é um “yajna”, um evento para as pessoas se inspirarem a continuar cantando o maha-mantra regularmente, e não estamos em busca de astros do kirtan, e sim de vaishnavas que conseguem tocar o coração de milhares por meio do simples e doce cantar dos santos nomes.

Volta ao Supremo: Diante da grandeza deste festival e dos festivais anteriores, alguém talvez imagine que o senhor é um monge que se dedica exclusivamente a organização de eventos ou um empresário que se mantém assim. Na verdade, contudo, o evento não tem fins lucrativos, e o senhor tem que conciliar a organização e promoção do evento com seu emprego comum, atenção à sua família e outras atividades. Como o senhor consegue isso? Quais são os desafios?

Vaikuntha Murti: Festivais fazem parte da vida de um vaishnava e sempre estive envolvido com eventos na ISKCON. Adoro meu serviço! Sou graduado em Letras, pós-graduado em língua estrangeira e cheguei a ministrar aulas para o ensino médio e escolas de idiomas. Porém, há mais de dez anos trabalho como aeroviário no aeroporto de Guarulhos e dedico boa parte de meu tempo livre para minha família e planejar grandes festivais para o prazer da comunidade vaishnava. Não sou remunerado por isto e tenho este dever como meu serviço pessoal para a ISKCON. Às vezes, naturalmente começo a planejar um evento e minha mente vai tão longe que tenho que trazê-la de volta à realidade. Existem diferentes desafios num evento, mas, quando você tem uma excelente equipe como eu disponho no Kirtan Brasil, tudo fica mais fácil e simples de resolver.

08 I (entrevista - festivais) Kirtan Fest (1400) (pm)6

Vaikuntha Murti Dasa.

Volta ao Supremo: Para aqueles que gostariam de comparecer ao festival, quais são as informações de que precisam? Vaikuntha Murti: Aqueles que desejam marcar presença no Kirtan Fest Brasil devem desde já planejar sua viagem a Nova Gokula Dhama em virtude do grande número de devotos que virão de várias partes do Brasil e América Latina. O Kirtan Fest Brasil promete manter a marca registrada de todas as edições de festivais de kirtan em Nova Gokula, ou seja, um evento marcado pela alegria, inspiração e sobretudo associação vaishnava.

08 I (entrevista - festivais) Kirtan Fest 5

Nova Gokula, comunidade Hare Krishna que receberá o Kirtan Fest no Brasil.

Temos um blog oficial do evento onde você poderá encontrar todas as informações sobre o Kirtan Fest Brasil: www.kirtanfestbrasil.blogspot.com.

Volta ao Supremo: Quais suas expectativas pessoais para esse evento que promete entrar para a história?

Vaikuntha Murti: Eventos que marcam nossas vidas são aqueles que de alguma forma tocam nosso coração. Os festivais com kirtans de longa duração sempre permanecem na história, pois tocam profundamente nossos corações. Com o Kirtan Fest, não será diferente, ou seja, este será um evento que marcará a vida de muitos vaishnavas, pois será carregado de amor pelo cantar dos santos nomes e, sobretudo, pela oportunidade de nos associarmos com devotos de diferentes níveis. Nitai Goura Premanande! .

.

Se gostou deste material, talvez também goste destes: A Base Escritural para o Maior de Todos os Mantras, Sons Silenciosos, Madhava É a Voz de uma Nova Geração?

.

Se gostou deste material, também gostará do conteúdo destas obras:  

08 I (entrevista - festivais) Kirtan Fest (1400) (pm)8 08 I (entrevista - festivais) Kirtan Fest (1400) (pm)9

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s