Curso de Estudos e Práticas Monásticas de Bhakti-yoga

curso de estudos

Entrevista de 27 de março de 2017

Volta ao Supremo entrevista a equipe IBEV, promotora do I Curso de Estudos e Práticas Monásticas de Bhakti-yoga, com aulas previstas para início no Ashram Vrajabhumi já em abril. Conheça detalhes e saiba como fazer parte da primeira turma de monges residentes.

Volta ao Supremo: O que é o Curso de Estudos e Práticas Monásticas de Bhakti-yoga?

Equipe IBEV: O Curso de Estudos e Práticas Monásticas de Bhakti-yoga é um curso pioneiro, promovido pelo IBEV (Instituto Bhaktivedanta de Estudos Védicos) e afiliado à Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna, que visa propiciar a todo interessado uma vivência de monge praticante de bhakti-yoga com conteúdo didático variado e vivência na rotina de uma comunidade Hare Krishna. Todas as práticas e ensinamentos do Curso se baseiam estritamente nos ensinamentos de A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada.

Volta ao Supremo: Onde acontece o curso?

Equipe IBEV: O curso tem sua sede no Ashram Vrajabhumi, Teresópolis, RJ, filiado à Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna. O Ashram Vrajabhumi, que completou 25 anos de existência em 2016, é conhecido no mundo inteiro por sua beleza deslumbrante, por seu magnífico altar de Krishna-Balarama e pela maneira compromissada, sóbria e não-sectária que apresenta a consciência de Krishna.

Volta ao Supremo: Como surgiu a ideia do curso?

Equipe IBEV: Chandramukha Swami há muito sugeria que o Ashram Vrajabhumi se dedicasse a um projeto de educação que cuidasse integralmente dos devotos. O desejo de Chandramukha Swami se encontrou com o entusiasmo da equipe IBEV, e assim começaram a surgir as primeiras ideias concretas para o Curso de Estudos e Práticas Monásticas de Bhakti-yoga. Depois de meses de reuniões, estruturamos tudo como queríamos.

chandramukha swami

Chandramukha Swami.

Volta ao Supremo: Quem é a Equipe IBEV?

Equipe IBEV: Hoje, a equipe se constitui de Chandramukha Swami, na posição de conselheiro e professor sênior; Nanda Kumara Dasa, diretor e professor titular; Lalita-gopi Devi Dasi, responsável pela cozinha e cuidados aos devotos; Bhagavan Dasa e Dhira Chaitanya Dasa, diretores acadêmicos e professores titulares; Nrisimhananda Dasa, professor titular; João Alberto, secretário. O IBEV também contará com a prestação de serviço da Coletivo Editorial para desenvolvimento de seu website e outros materiais relativos a marketing e identidade.

Volta ao Supremo: Qual o conteúdo programático?

Equipe IBEV: O curso conta com um total de 12 módulos, sendo 2 módulos por mês. Os módulos são:

 Módulo 1. Bhakti-yoga
Os 9 Processos de Bhakti
As 6 Características de Bhakti
O Progresso da Fé ao Amor Puro

 Módulo 2. Sadhu-sanga
Os Seis Sintomas de Amor entre os Devotos
Comunicação Não Violenta
Etiqueta Vaishnava

Módulo 3. O Conhecimento Revelado
O Conhecimento Revelado: do Rig Veda ao Srimad-Bhagavatam
As Sessões Temáticas e o Fluxo da Bhagavad-gita
Estudo Completo da Brahma-samhita

 Módulo 4. Sankirtana, Lapidar e Diálogo Inter-religioso
Sankirtana, a Arte da Distribuição de Livros
Método Lapidar
ISKCON e Inter-fé

 Módulo 5. Varnasrama, o Sistema Social de Krishna
Karma-yoga, o Yoga do Trabalho
Os Quatro Varnas e Quatro Asramas
Ritos e Sacramentos Vaishnavas

 Módulo 6. As Moradas da Irreligião
A Era de Kali
Os Quatro Princípios Reguladores
As Dez Ofensas no Cantar dos Santos Nomes

Módulo 7. Deus, a Verdade Absoluta
Brahman, Paramatma e Bhagavan
Krishna, Sua Posição, Seu Nascimento e Sua Morada
Os Avataras de Krishna

 Módulo 8. Cosmologia Védica
Deuses e Deusas: Os Controladores dos Mundos
Os 14 Mundos Materiais e a Transcendência
Os 3 Modos da Natureza

Módulo 9. O Avatara Dourado
A Vida de Chaitanya Mahaprabhu
As 5 Opiniões de Chaitanya Mahaprabhu
Siksastaka, Oito Versos para o Amor a Deus

 Módulo 10. Aula Tradicional
Fonética Sânscrita e Recitação de Versos
Didática e Oratória
Prática de Aulas Tradicionais

 Módulo 11. O Livro e a Pessoa Bhagavata
O Srimad-Bhagavatam: A Escritura Imaculada
História do Vaishnavismo Gaudiya: de Chaitanya Mahaprabhu a Srila Prabhupada
A Posição do Mestre Espiritual

 Módulo 12. Liderança e Administração
Qualidades de um Líder Espiritual
Logística de um Projeto Consciente de Krishna
Projetos da ISKCON no Mundo

Volta ao Supremo: Quais os objetivos do curso?

Equipe IBEV: Os variados conteúdos do curso têm 4 metas:

  1. Estudo do Conhecimento Revelado
    Ao fim do curso, os alunos terão um conhecimento geral de todos os constituintes mais importantes da tradição de bhakti-yoga conforme ensinada por Srila Prabhupada.
  1. Prática de Atividades Monásticas
    Os alunos participarão de toda a rotina espiritual que Srila Prabhupada estabeleceu para uma comunidade, como funções de auxiliar dos sacerdotes, preparação de alimento no padrão vaishnava, recepção de visitantes, canto de mantras no templo etc.
  1. Desenvolvimento de Boa Conduta Pessoal
    Os alunos serão auxiliados em reflexões sobre os princípios de conduta que praticantes de bhakti-yoga devem seguir e receberão treinamento para bom convívio e autocontrole, bem como acompanhamento individual para suas necessidades específicas.
  1. Capacitação para Atividades Missionárias
    Além do conhecimento suficiente para suas práticas pessoais e reflexões sobre a consciência de Krishna, os alunos receberão treinamento para apresentarem a consciência de Krishna em diferentes situações e modelos, podendo atuar em projetos já existentes ou iniciarem um novo projeto.

Volta ao Supremo: Que metodologias são empregadas no ensino?

Equipe IBEV: Conforme as habilidades e necessidades da turma, diferentes metodologias são escolhidas pelo conselho didático ao longo do curso. Entre as atividades previstas, constam exibição de filmes, encenação improvisada e preparada, condução de entrevistas, visita a outras religiões ou convite de adeptos de outras religiões para visita ao Instituto, aulas expositivas com datashow, aulas dialogadas ao ar livre, produção de texto, simulações de situações de sankirtana e outros modelos de pregação, jogos de RPG e contação coletiva de história, preparação de trabalhos mediante pesquisa orientada, etc.

recursos didáticos

A variedade de recursos didáticos é um diferencial do estudo de bhakti-yoga promovido pelo IBEV.

Volta ao Supremo: Quem são os professores do curso?

Equipe IBEV: Cada módulo contará com entre 2 e 4 professores, sendo que os mesmos serão anunciados módulo a módulo. Além dos professores já mencionados na descrição de nossa equipe, professores convidados podem incluir outros grandes nomes da ISKCON do Brasil e do exterior, como Hridayananda Dasa Gosvami e Yadunandana Swami, também por aulas via internet, ainda a serem convidados.

Volta ao Supremo: Qual a carga horária do curso?

Equipe IBEV: O curso tem uma carga horária total, em sala de aula, de 180 horas. Conforme as atividades monásticas monitoradas que os alunos façam e projetos de pesquisa, o certificado ao fim do curso pode registrar uma carga horária de até 540 horas.

Estudos em roda

Estudos em roda ao ar livre proporcionam bons momentos em Vrajabhumi.

Volta ao Supremo: As aulas acontecem ao longo de todo o mês?

Equipe IBEV: As aulas do curso no Ashram Vrajabhumi acontecem apenas nas 2 últimas semanas de cada mês. As outras 2 semanas se destinam à feitura de sankirtana (distribuição de livros) para arrecadação do valor necessário para a manutenção do aluno e experiência na prática missionária de sankirtana.

Volta ao Supremo: Se o candidato a aluno possui outra fonte para custear seus estudos, pode fazer o curso sem participar da quinzena de sankirtana?

Equipe IBEV: A quinzena de sankirtana não tem por objetivo apenas a arrecadação dos custos necessários para a permanência do aluno no curso, senão que é parte do objetivo do curso de proporcionar aos alunos exercício em atividades missionárias. Casos individuais podem ser discutidos e considerados em comunicação por nosso e-mail contato.ibev@gmail.com.

Volta ao Supremo: Quais as exigências para a matrícula?

Equipe IBEV: Todo participante do curso em regime monástico tem de ser maior de idade e estar ciente de que é compulsória a prática estrita dos 4 princípios reguladores estabelecidos por Srila Prabhupada, a saber, abstinência de sexo ilícito, não consumo de nenhum tipo de droga, não consumo de alimentos de origem animal e não envolvimento com jogos de azar. É igualmente compulsório o canto de 16 voltas diárias e frequência em todos os programas diários no templo.
As atividades de serviço prático em bhakti-yoga, como atividades na cozinha, de limpeza e similares são parte integrante do curso em regime monástico, bem como o exercício de atividades missionárias, como viagens para auxílio em células do projeto Lapidar e distribuição de livros em sankirtana.
Também se espera de todos os alunos condutas que promovem bom relacionamento entre todos, como cortesia, veracidade, afastamento de fofocas, boa higiene pessoal, pontualidade, manutenção da organização de lugares de convívio comum e quartos compartilhados.

Krishna-Balarama

Krishna-Balarama, as belíssimas Deidades de mármore ao centro do altar do Ashram Vrajabhumi.

Volta ao Supremo: Como procedo para fazer minha matrícula?

Equipe IBEV: Interessados podem enviar seu pedido de inscrição através do formulário http://goo.gl/Wujg1F e aguardar o contato de nossa equipe.

Volta ao Supremo: Que dia começam e terminam as aulas?

Equipe IBEV: Para a primeira turma, os alunos devem chegar ao Ashram Vrajabhumi no dia 15 de abril. No dia 16, acontecerá a aula magna do curso, e as aulas do módulo 1 têm início no dia 17. O curso tem sua conclusão no dia 30 de setembro, perfazendo um total de 6 meses de vida monástica.

Volta ao Supremo: Qual o preço do curso?

Equipe IBEV: Os alunos custeiam apenas sua pensão, transporte, vestuário, higiene e cuidados com saúde, o que orça em torno de R$440,00 mensais. O valor da matrícula é o mesmo do valor estimado para os custos mensais, isto é, R$440,00, que deve ser pago após a resposta positiva da equipe IBEV ao pedido de solicitação de matrícula.
Todos os professores, a cozinheira e a diretoria do IBEV atuam em caráter de serviço voluntário, não somando nenhum custo para os alunos. O Ashram Vrajabhumi também não tem qualquer lucro nos valores pagos pelos alunos residentes, a fim de facilitar sua experiência de estudo e prática.

Volta ao Supremo: Posso fazer módulos isolados, ou todos os módulos do curso, sem ser um monge residente?

Equipe IBEV: Sim. Os módulos podem ser cursados separadamente caso haja vaga disponível. Nessa modalidade, os certificados são por módulos individuais, e não o certificado do curso de Estudos e Práticas Monásticas de Bhakti-yoga, mesmo para quem curse todos os módulos. Para informações sobre o preço dos módulos e disponibilidade de vagas, pedimos a gentileza de os interessados escrevam para contato.ibev@gmail.com.

Volta ao Supremo: Uma última mensagem?

Equipe IBEV: Chandramukha Swami disse que 2017 é um bom momento para um ano sabático, isto é, um ano afastado das atividades comuns e dedicado à vida espiritual. O Brasil está atônito diante de sua situação política e econômica, e não há boas perspectivas materiais. Na verdade, o mundo material é sempre instável e com más perspectivas. Investir em quem realmente somos, em conhecermos Deus e em aprendermos a ajudar o mundo de uma perspectiva espiritual é um investimento que certamente vale ser feito. Convidamos todos os interessados em um mergulho verdadeiro na consciência de Krishna a virem para Vrajabhumi para este curso. Será muito prazeroso crescermos juntos no estudo e na vivência dos ensinamentos perfeitos de Srila Prabhupada.

Para notícias atualizadas, pedimos aos interessados que curtam nossa página no Facebook: fb.com/ibev108.

Se gostou deste material, também gostará destes: O Dilema dos Jovens | Vrajabhumi: 25 Anos de Beleza e Devoção | Srila Prabhupada Conversa sobre Platão.

Se gostou deste material, também gostará do conteúdo destas obras:

livro-2 Bhagavad gita luxo ensinamentoprabhupada