Menus e Mimos: Um Projeto Muito Especial

03 I (entrevista - alimentação) Menus e Mimos (1001) (bg)Entrevista com Jahnavi Priya Devi Dasi

“Quanto amor cabe em um livro?”. Filha homenageia mãe falecida preparando livro com as receitas dela e nos ajuda a encontrar a resposta a essa pergunta.

Volta ao Supremo: A comida que sua mãe cozinhava era muito apreciada. O que as pessoas mais gostavam?

Jahnavi Priya Devi Dasi: Enquanto a minha mãe trabalhava como chef em restaurantes no Porto, era diariamente elogiada pelos clientes. Os convidados que recebíamos em casa ficavam surpreendidos pelo seu talento e por sua hospitalidade. Essa devoção pelos devotos transmitia-se também no seu serviço como pujari.

03 I (entrevista - alimentação) Menus e Mimos (1000) (bg)1

Laksmidevi com sua filha, Jahnavi Priya.

Giriraja Swami relembra: “Pessoalmente, tive a grande fortuna de ficar na casa de Laksmidevi, de Nityananda e dos seus filhos no Porto, em Portugal, e de vivenciar tanto a enorme devoção da família pelo Senhor Krishna, por Sri Caitanya Mahaprabhu, por Srila Prabhupada e pelos devotos, bem como a preocupação e compaixão por todas as almas. Ainda hoje, a vivência do seu carinho, hospitalidade e afeto, bem como do seu desejo de servir, encontra-se fresca e vívida na minha mente. É algo que desejo que todos possam experienciar, e a minha esperança é a de que os leitores deste livro Menus e Mimos, especialmente ao prepararem suas receitas, possam sentir algo do amor e do afeto de Laksmidevi”.

Volta ao Supremo: Você tem se dedicado com muito carinho a este projeto. Qual seu objetivo?

Jahnavi Priya Devi Dasi: Este projeto era muito especial para minha mãe, Laksmidevi, porém ela deixou inacabado. Todos os que a conheceram sabem que ela era uma cozinheira incrível, com imensa devoção, que escreveu um livro de receitas de grande sucesso em Portugal. Antes da sua inesperada partida, ela estava preparando um livro novo, cheio de receitas alegres. Neste momento, o livro está praticamente terminado e pronto para ser impresso. No entanto, ainda faltam fundos financeiros para que esta obra seja publicada. Está sendo feita uma campanha para reunir fundos.

Nas palavras de Giriraja Swami, “tal como Laksmidevi começou a compilar as suas receitas em consciência de Krishna – com amor e devoção pela sua família, pelos devotos e pelos demais –, também a sua filha, Jahnavi, completou o trabalho em consciência de Krishna, com um carinho e amor especial pela sua mãe”.

03 I (entrevista - alimentação) Menus e Mimos (1000) (bg)2

Pudim de iogurte.

Volta ao Supremo: Aqueles que tenham interesse em ajudar, como podem proceder?

Jahnavi Priya Devi Dasi: Até o dia 19 de novembro deste ano de 2014, doações podem ser feitas através deste link: https://www.indiegogo.com/projects/printing-laksmidevi-s-veggie-vegan-cookbook.

Volta ao Supremo: Qual seu sentimento diante do livro já concluído e prestes a ser publicado?

Jahnavi Priya Devi Dasi: Sinto uma enorme satisfação com o resultado final e um prazer imenso em ter terminado o projeto que ela não conseguiu terminar. Durante a elaboração das receitas, pude recordar através dos sabores um pouco do amor dela. Finalmente, depois de todo o trabalho, sinto-me confiante de que este livro ajudará muitas pessoas a decidirem tornarem-se vegetarianas ou veganas.

03 I (entrevista - alimentação) Menus e Mimos (1000) (bg)3

Poudla, tortilha de farinha de grão-de-bico.

Volta ao Supremo: Alguma receita do livro é sua favorita? Alguma você faz com muita frequência?

Jahnavi Priya Devi Dasi: De todas as receitas presentes no livro, a minha favorita é a “Delícias de Batata”. É uma receita de origem indiana porém adaptada à culinária mediterrânea. A minha mãe sempre conseguiu surpreender com essa receita. Conta o meu pai que num concurso de culinária feito no templo do Porto, os júris e participantes uniformemente concordaram que a vencedora seria a minha mãe. “Delícias de Batata” foi, sem dúvida, o melhor prato do concurso.
Volta ao Supremo: O título do livro será “Menus e Mimos”. “Menus” é autoexplicativo, mas qual a mensagem por trás de “mimos”?

Jahnavi Priya Devi Dasi: “Mimos” representa a disposição da minha mãe. Era característico dela mimar os seus mais queridos de todas as formas possíveis, sendo uma delas através dos seus deliciosos pratos. A consciência devocional com a qual ela cozinhava tornava as refeições autênticos mimos. O livro é composto por 12 menus completos, cada um deles com um título que reflete esses mimos que queremos partilhar com os leitores.

03 I (entrevista - alimentação) Menus e Mimos (1000) (bg)4

Crepes recheados com doce de coco.

Volta ao Supremo: Você nos daria a alegria de compartilhar alguma das receitas da sua mãe conosco?

Jahnavi Priya Devi Dasi: Entre as receitas do livro, há um doce muito delicioso e simples de preparar:

03 I (entrevista - alimentação) Menus e Mimos (1000) (bg)5

Doce de tâmara.

Cerca de 15 minutos

Para 4 pessoas

Ingredientes:

250g de tâmaras sem semente

25g de nozes partidas

25g de amêndoas sem pele ao natural partidas

1 colher (de sobremesa) de manteiga sem sal

50ml de leite

coco ralado para polvilhar

Coloque todos os ingredientes numa panela, e leve a ferver durante cinco minutos.

Em seguida, retire a panela do fogo e, com um mixer, desfaça as tâmaras.

Estenda a mistura obtida numa superfície plana forrada com papel transparente e estique-a com um rolo de modo a obter uma massa uniforme com cerca de 1 centímetro de altura.

Polvilhe com coco ralado.

Deixe o doce arrefecer na geladeira, corte em fatias e sirva.

Volta ao Supremo: Embora as receitas sejam da sua mãe, as fotos que vamos encontrar no livro são os pratos cozinhados por você. Além de cozinhar todas as receitas, o que mais gostou de fazer na preparação da obra? Com a experiência que adquiriu preparando este livro, pretende algum dia escrever um livro com receitas de autoria própria?

Jahnavi Priya Devi Dasi: Sim, gostaria imensamente de dar continuidade a este projeto de maneira individual, através das minhas novas descobertas. Publico algumas fotos de criações minhas na página de Facebook “Menus e Mimos” (fb.com/menuswithlove) na esperança de que estas sirvam de inspiração para todos aqueles que procuram dar novos sabores à sua vida através da cozinha vegetariana.

.

Todo o conteúdo das publicações de Volta ao Supremo é de inteira responsabilidade de seus respectivos autores, tanto o conteúdo textual como de imagens.

.

Conheça a página Receitas Hare Krishna no Facebook: www.fb.com/receitasharekrishna.

.

Se gostou deste material, também gostará destes: Reverência por Toda Forma de Vida, Dando Nome aos Bois: Animais, Consciência e o Problema do Consumo de Carne, Prasada, o Alimento Espiritual de George Harrison e de Toda Alma Afortunada, Como Comer em Bhakti-Yoga, Programa de Distribuição de Alimentos  da ISKCON Comemora Dez Anos.

.

Se gostou deste material, também gostará do conteúdo destas obras:

19 I (artigo - Sadhana) Ekadashi Um Dia Especial para Todos (1202) (ta)9 10 SI (artigo - alimentacao) Reverência por Toda Forma de Vida (1505) (sankirtana) (bg) (ta)312 SI (história - Semideuses e Semideusas) O Brilho do Vagalume à Luz do Sol (3600) (bg)9

2 Respostas

  1. Esse será o primeiro livro??

    5 de novembro de 2014 às 11:40 AM

    • Hare Krishna, Flávia!

      Será, sim, o primeiro livro! 🙂

      5 de novembro de 2014 às 1:15 PM

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s