Dê um Tempo para Si Antes que Seu Tempo Esgote

17 I (artigo - Superação de Obstáculos) Dê um Tempo para Si Antes que Seu Tempo Esgote (721) (sankirtana) (ta)Chaitanya Charana Dasa

Você está irritado, deprimido, frustrado ou irado? Talvez o programa da sua mente esteja infectado com vírus negativos.

Imagine um homem trabalhando em um computador que tem vírus. Ele está digitando, mas o computador não salva corretamente o documento de texto. Um técnico em informática lhe informará: “O senhor precisa instalar um antivírus”. Ele responde impulsivamente: “Não me perturbe! Estou ocupado!”. O especialista aponta: “Mas, senhor, o seu computador não está funcionando. Todo o seu trabalho será em vão sem um antivírus”. Ele replica: “Não me deixarei afetar por seu pessimismo”.

Será que poderíamos ser esse homem irrefletido e ocupado?

Os textos védicos explicam que somos seres espirituais; nosso corpo físico é como o hardware, e a mente, o software. Frequentemente, nossa mente é infectada por vírus de irritação, depressão, frustração, preocupação, ódio, inveja e ira. Quando esses pensamentos negativos assumem o controle de nossa mente, eles, em termos práticos, tornam nosso sistema disfuncional. Assim como vírus impedem que o usuário acesse o seu computador, essas emoções bloqueiam nosso acesso à nossa própria inteligência. Assim como um computador infectado por vírus dificilmente produz algum resultado útil, independente de o quanto o usuário trabalhe nele, uma mente negativamente infectada dificilmente terá um pensamento claro e um funcionamento efetivo, independente de o quanto a pessoa trabalhe.

Esses vírus mentais nos infectam quando desejamos ser tomados por desejos materiais excessivos – seja por prazeres grosseiros, como fumar e beber; seja por prazeres sutis, como gratificações do ego. Quando nos esquecemos de nossa identidade espiritual e de nossa glória como amados filhos do Senhor Supremo, começamos a pensar que tais desejos materiais desnecessários são necessários, resultando em uma variedade de emoções negativas. Todas as emoções negativas são meras permutações e combinações de seis ímpetos negativos básicos, a saber, luxúria, ira, ganância, inveja, orgulho e ilusão. Em sânscrito, chamam-se “anarthas”. An significa “não”, ao passo que artha significa “valor” ou “propósito”. Anartha, portanto, refere-se àquilo que é sem valor ou sem propósito.

17 I (artigo - Superação de Obstáculos) Dê um Tempo para Si Antes que Seu Tempo Esgote (721) (sankirtana) (ta)

Diferente de nossa postura com vírus de computadores, nós estimamos os vírus da consciência.

É importante atentarmos para a definição de anartha, pois não lidamos da mesma maneira com vírus de computador e vírus mentais. Nós rapidamente reconhecemos que vírus de computador são indesejáveis e queremos nos livrar deles o quanto antes. Todavia, é comum que tardemos em reconhecer os vírus mentais como indesejáveis – equivocamo-nos em achar que são prazerosos e, em razão disso, atemo-nos a eles por tanto tempo quanto possamos. Pior ainda, muitas pessoas até mesmo os ampliam na esperança de obter mais prazer; a popularidade de sites de conteúdo erótico e pornográfico é um triste fato. Contudo, o prazer passional que os anarthas oferecem são como deliciosos venenos, como declarado no Bhagavad-gita (18.37). Oferecem titilações momentâneas que parecem néctar, mas elas, por fim, tornam-se ansiedade, frustração e raiva, que são como venenos.

Como removemos os vírus mentais? Devido ao nosso equivocado apreço interno por esses vírus, a instalação do pacote de antivírus necessita de uma mudança interna de consciência. Precisamos descobrir a felicidade dentro de nós mesmos, em consequência do que seremos capazes de rejeitar como supérfluos todos os prazeres externos oferecidos pelos anarthas.

Portanto, instalar o programa de antivírus é reviver nossa consciência de que, como seres espirituais, almas, somos potencialmente autossatisfeitos e transcendentes às mudanças materiais. Essa percepção espiritual é um resultado natural da meditação no Divino. A verdadeira meditação vai além de posturas físicas e além de ajustes mentais. A essência da meditação é retirarmos nossa consciência do “mutável” e colocarmos a mesma no “imutável” – em outras palavras, focarmos nossa atenção em Deus em vez de a focarmos no que é material. Os textos védicos recomendam que o caminho melhor e mais fácil para meditar nos tempos atuais, chamados de Kali-yuga, é a meditação mântrica, o canto dos santos nomes de Deus, como no mantra Hare Krishna.

Assim como o Sol dissipa a escuridão, a presença luminosa de Deus, invocada pela meditação em Seus santos nomes, dissipa todas as emoções negativas e trevosas em nosso coração. Então, da próxima vez que o especialista, isto é, o guru ou seu representante, nos lembre de que precisamos de um antivírus – um tempo para nosso rejuvenescimento espiritual – não achemos que isso é pessimismo ou zelo excessivo para que não nos sentenciemos a frustrações desnecessárias respondendo: “Não tenho tempo para isso”.

Todo o conteúdo das publicações de Volta ao Supremo é de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

.

Se gostou deste material, também gostará destes: Minha Conversa com Krishna, Congregação em Conflito, A Ira Amplia os Seus Problemas, Intrusão Psíquica e Autoproteção.

.

Se gostou deste material, também gostará do conteúdo destas obras:

12 I (história - Krishna) Jagannatha - O Êxtase do Reencontro (4007) (ta) 05 I (entrevista - Sexo e Matrimônio) Desconstruções que Edificam um Casamento (2150) (sankirtana)4 23 R (artigo - Filosofia e Psicologia) Relatividade e o Caminho Para o Absoluto (1850) (bg) (ta)5 23 R (artigo - Filosofia e Psicologia) Relatividade e o Caminho Para o Absoluto (1850) (bg) (ta)6

Anúncios

Uma resposta

  1. Pingback: Artigos e Palestras | Volta ao Supremo | Página oficial

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s