Guia Completo da Bhagavad-gita com Tradução Literal: Entrevista com o Autor

(03) (entrevista - bhagavad-gita) Guia Completo1

Entrevista com H.D. Goswami

H.D. Goswami conversa com a Volta ao Supremo sobre sua edição da Bhagavad-gita, recém-lançada em português.

Volta ao Supremo: Aqueles que endossaram seu livro, Guia Completo da Bhagavad-gita com Tradução Literal, comentaram sobre o elevado grau de literalidade na tradução, e o senhor fez questão de colocar isso inclusive no título do livro. Por que essa escolha?

H.D. Goswami: Foi tanto uma escolha de gosto pessoal minha quanto uma demanda que notei entre os interessados em estudar a obra.

Volta ao Supremo: Sua erudição em sânscrito e teologia é notória, talvez em especial quando esclarece entendimentos equivocados comuns sobre Krishna na Bhagavad-gita, como a ideia de que Krishna é o símbolo de alguma coisa menor do que Ele. Poderia nos falar de sua trajetória de estudos da Gita e da língua sânscrita?

H.D. Goswami: Tudo que posso compreender de sânscrito e da Bhagavad-gita, vejo como uma benção do meu mestre, Srila Prabhupada, e do Senhor Krishna.

(03) (entrevista - bhagavad-gita) Guia Completo2

Srila Prabhupada, mestre de H.D. Goswami.

Volta ao Supremo: Como se deu a escrita deste livro, tanto a tradução da Gita em si como o extenso estudo que antecede a tradução?

H.D. Goswami: Fiz este livro em 3 ou 4 meses em Santa Monica, Califórnia, entre 2013 e 2014. Primeiro, eu queria fazer uma tradução literal com uma breve introdução. Mas, por assim dizer, Krishna continuou me batendo no ombro, dizendo que eu tinha que incluir mais e mais, e assim a “Introdução” virou a parte mais extensa do livro.

Volta ao Supremo: O senhor tem um projeto de nome Krishna West, cuja missão é, segundo o senhor mesmo, tornar o ensinamento de Krishna “fácil, relevante e agradável para as pessoas ocidentais”. Seu livro cumpre o mesmo propósito? Podemos dizer que é um livro “a cara do Krishna West”?

H.D. Goswami: Sim e sim. Mas, é claro, um leitor pode aproveitar o livro sem ter que fazer parte do Krishna West.

(03) (entrevista - bhagavad-gita) Guia Completo3

Krishna West.

Volta ao Supremo: Qual vem sendo a resposta do público falante de língua inglesa ao livro?

H.D. Goswami: A resposta vem sendo imensamente positiva, tanto entre eruditos como entre devotos de Krishna e o público geral.

Volta ao Supremo: O livro já foi inteiramente traduzido para a língua portuguesa e já está, inclusive, disponível para compra. Quais suas expectativas especificamente para o público brasileiro?

H.D. Goswami: Espero que o público de fala portuguesa goste do livro e tire proveito. Não pude estar no Brasil para o lançamento, mas quero visitar o Brasil em breve.

Volta ao Supremo: Por fim, qual seu sentimento pessoal diante do livro concluído e publicado?

H.D. Goswami: Ufa!

Se gostou deste material, também gostará destes: O Diálogo que Adiou uma Guerra: Perguntas e Respostas sobre a Bhagavad-gita, Analisando a Estrutura do Bhagavad-gita, O Bhagavad-gita Além da Especulação, O Gita Condensado, Críticas ao Bhagavad-gita Como Ele É.

.

Adquira a obra aqui:

(03) (entrevista - bhagavad-gita) Guia Completo4